Buscar

Atividade sobre ossos do crânio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nathalia Saraiva Lira
Atividade sobre ossos do crânio
1- Os ossos que contribuem para a parede anterior são: o osso frontal, a maxila e o osso zigomático. Na parede medial tem o osso lacrimal e logo atrás dele, tem o osso etmoide, além deles essa região é composta pelas asas maior e menor do osso esfenoide e uma parte da maxila. Por fim, na parede posterior o osso esfenoide predomina, mas uma pequena parte do osso palatino pode ser vista entre a maxila, o osso etmoide e o osso esfenoide.
2- O crânio possui como ossos ímpares: occipital, interparietal, esfenoide, etmoide, vômer, mandíbula e hióide. E como ossos pares: pterigoide, temporal, parietal, frontal, nasal, lacrimal, maxilar, palatino e zigomático.
3- O assoalho é formado pelo processo palatino da maxila e pela lâmina horizontal do osso palatino.
4- Existe a ossificação intramembranosa e a ossificação endocondral. A ossificação intramembranosa é caracterizada pela formação de tecido ósseo diretamente a partir do mesênquima, sendo responsável pela formação dos ossos chatos ou laminados do crânio, como os ossos occipital e parietal, além de contribuir para o crescimento em espessura dos ossos longos. Por outro lado, a ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos, como as falanges e o úmero, tendo a cartilagem hialina como molde precursor do processo.
5- O esqueleto é divido em duas porções: esqueleto axial (ossos da cabeça, esterno, coluna vertebral e costelas) e o esqueleto apendicular (membros torácicos e pélvicos). As duas porções são unidas através da cintura escapular e da cintura pélvica.

Continue navegando