Buscar

O SISTEMA SOLAR

Prévia do material em texto

O SISTEMA SOLAR
 Sistema Solar é o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. 
 A estrela central, maior componente do sistema, respondendo por mais de 99,85% da massa total, gera sua energia da fusão de hidrogênio em hélio. 
 O Sistema Solar contém 9 planetas contando com plutão, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
 O maior planeta é o Júpiter e depois Saturno. Temos cinco planetas anões.
 
CURIOSIDADES
· O sistema solar possui mais de 200 luas.
· O Sistema Solar não acaba em Plutão.
· O planeta mais quente não é o mais próximo do Sol.
	Mercúrio é completamente rochoso, destituído de satélites e atmosfera rarefeito. Ele é o menor planeta do Sistema Solar, como também o mais próximo do Sol. Sendo assim, suas temperaturas chegam a 400oC.
Já a face do planeta não iluminada pelo Sol pode atingir temperaturas de aproximadamente -170 C
O movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto o de translação é de 87 dias.
	MARTE é o quarto planeta a partir do Sol, Marte possui dois satélites naturais ‘’Fobos e Deimos’’, sendo o segundo menor planeta do Sistema Solar, também é chamado de ‘’Planeta Vermelho’’, em razão das partículas de óxido de ferro presentes em sua atmosfera, é rochoso, frio e seco.
 O movimento de rotação de Marte dura 24 horas e 37 minutos, enquanto o movimento de translação do planeta é de 687 dias.
	VÊNUS é também conhecido como “Estrela D’ Alva” e não possui satélite. Ele é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra, sendo o mais quente do Sistema Solar, com temperaturas que podem atingir 480oC.
Além disso, Vênus demora 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo e 225 dias em volta do Sol. Em características físicas, ele lembra muito a Terra.
	SATURNO é segundo maior planeta do Sistema Solar, Saturno é conhecido pelos seus anéis, formados por rocha, gelo e poeira. Sexto planeta a partir do Sol, possui 62 luas.
Composto basicamente de hidrogênio, possui temperatura média de -140oC, sendo que seu movimento de rotação dura 10 horas e 14 minutos e o de translação cerca de 30 anos terrestres.
	TERRA é terceiro planeta do Sistema Solar a partir do Sol, a Terra é rochosa, com atmosfera gasosa e temperatura média de 15 C. Possui um satélite natural, a lua, e a quantidade de água existente no planeta, aliada a quantidade de oxigênio, permitem o desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do sistema solar com vida humana.
O movimento de rotação terrestre dura aproximadamente 24 horas, enquanto o movimento de translação do planeta dura 365 dias, excesso nos anos bissextos, os quais apresentam 366 dias.
	JÚPITER é o planeta gasoso, composto por hidrogênio. É o maior planeta do Sistema Solar, 1300 vezes maior que o tamanho da Terra. Quinto planeta a partir do Sol, Júpiter possui o maior número de satélites, 67, e apresenta temperaturas de até -150 C.
Seu movimento de rotação dura 9 horas e 55 minutos, considerado o movimento de rotação mais rápido de todos os planetas do Sistema Solar, enquanto o movimento de translação do planeta corresponde a cerca de 12 anos terrestres.
	URANO é o terceiro maior planeta do Sistema Solar e sétimo planeta a partir do sol, ele é gasoso que apresenta médias de temperatura de -185 C. Além disso, Urano também possui 27 satélites.
O movimento de rotação do planeta dura 17 horas aproximadamente, enquanto o movimento de translação dura cerca de 165 anos terrestres.
	NETUNO é o mais distante do Sol e o quarto maior em tamanho, Netuno possui 14 satélites naturais e apresenta temperaturas médias de aproximadamente -200oC.
Trata-se de um planeta gasoso, formado principalmente por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água. O movimento de rotação do planeta dura cerca de 16 horas, enquanto sua translação equivale a 164 anos terrestres.
	
PLUTÃO foi considerado o nono planeta a orbitar o Sol até 2006, quando passou a ser classificado como planeta anão pela União Astronômica Internacional. Plutão é o nome do Deus romano do submundo. Além de Plutão, outros planetas anões que merecem destaque são: Éris, Ceres, Haumea e makemake.
Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do Sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro. Assim, ele foi ‘’rebaixado’’ a classificação de planeta anão.
	
 
O QUE SÃO ASTROS?
Na astronomia, astro é o nome dado aos corpos celestes que orbitam no espaço. No entanto, no que diz respeito à astrologia, os astros possuem o mesmo significado que os planetas. São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
 O QUE SÃO COMETAS?
Cometas são corpos celestes de massa pequena 
e órbitas irregulares. São praticamente bolas de neve,
 rocha e poeira congeladas.
INFORMAÇÕES SOBRE O SOL:
- Temperatura na superfície: 5.778K
- Idade: 4,603 X 10^9 anos
- Raio: 696.340 km
- Massa: 1,989 X 10^30 kg
- Tipo espectral: G2V
- Luas: 3122 Florence, 130 Electra, 90482 Orco.
As quatro fases principais da Lua são: nova, crescente, cheia e minguante. O ciclo completo de todas elas dura 29,5 dias, ou seja, esse é o tempo que demora para a mesma fase acontecer novamente.
Como a Lua não tem luz própria, o que vemos é a luz do Sol refletida pela superfície lunar. Desta forma, a fase, que é o aspecto como vemos a Lua, depende da sua posição em relação ao Sol e a Terra.
Um outro fato interessante é que sempre vemos da Terra a mesma face da Lua. Isso acontece em decorrência do movimento de rotação da Lua apresentar o mesmo período do seu movimento de translação ao redor do nosso planeta.
A Idade: 4,53 X 10^9 anos.
Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do sistema solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra. A Lua pesa quase sete vezes menos que a Terra.
O QUE É UM ECLIPSE?
Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.
 
 
O SOL
O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós, e é responsável por manter todo o sistema solar em sua interação gravitacional: oito planetas e os demais corpos celestes que o compõem, como planetas anões, asteroides e cometas. O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra.

Continue navegando