Buscar

Exercícios unidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
Os investimentos em participações societárias se referem à aplicação de recursos que geram expectativas de recebimentos futuros. Em relação aos investimentos em participações societárias, escolha a alternativa CORRETA.
C. 
Para que a avaliação de investimentos ocorra pelo método de avaliação patrimonial, é necessário que a empresa esteja enquadrada nas determinações da lei.
A empresa poderá realizar a avaliação de investimentos pelo método de avaliação patrimonial se estiver enquadrada nas determinações da lei.
2. 
De acordo com as participações societárias, aponte a alternativa CORRETA.
C. 
As participações societárias são classificadas em coligadas, controladas e outras participações.
As participações societárias têm classificações, que são as controladas, coligadas e outras participações.
3. 
Os investimentos aplicados em ações ou quotas podem ter outros objetivos. Analise as afirmativas e marque a CORRETA.
D. 
As aplicações de incentivos fiscais têm como resultados as participações compulsórias.
As participações compulsórias são resultantes das aplicações dos incentivos fiscais.
4. 
Em relação ao que foi apresentado a respeito do investimento em coligadas e controladas e dos critérios de avaliação das participações societárias, aponte a alternativa CORRETA.
A. 
O método de equivalência patrimonial tem fundamentação na riqueza empresarial e é demonstrado no patrimônio líquido da organização avaliada.
O método de equivalência patrimonial é fundamentado na riqueza da empresa e pode ser identificado no patrimônio líquido da empresa avaliada.
5. 
Sobre os diferentes tipos de controle, analise as opções e marque a CORRETA.
C. 
Se a organização investidora ter em seu nome registrado 50% ou mais do capital votante da empresa investida, terá o controle direto da empresa.
O controle direto ocorre quando uma empresa investidora tem 50% ou mais do capital votante da empresa registrado em seu nome.
1. 
Em relação ao MEP, observe as afirmações e marque a CORRETA.
A. 
O MEP representa o método de contabilização, em que o investimento é primeiramente reconhecido pelo custo e, então, ajustado através do reconhecimento da participação pertencente ao investidor.
Através do MEP, é apresentado o critério de contabilização, em que o investimento é reconhecido mediante o custo e, após, ajustado por intermédio do reconhecimento da participação destinada ao investidor.
2. 
De acordo com os motivos que têm relação com a variação patrimonial da empresa investida, resultando no aumento ou na redução do resultado, avalie as opções e aponte a CORRETA.
C. 
Tanto o aumento quanto a redução podem ocorrer mediante ajustes referentes a avaliações patrimoniais.
O aumento ou a redução podem ser consequência de ajustes de avaliações patrimoniais.
3. 
Em relação ao MEP e às etapas necessárias para a realização da contabilização, considere a opção CORRETA.
E. 
Para obter o cálculo de atualização, é preciso subtrair o valor de atualização do investimento inicial, do valor de investimento constante no balanço da investidora.
Para atingir o cálculo correto referente à atualização, é preciso diminuir o valor de atualização do investimento original, do valor de investimento identificado no balanço da investidora.
4. 
Em relação aos resultados não realizados e ao tratamento adequado para esse processo, assinale a alternativa CORRETA.
B. 
Dentro de um grupo de empresas, podemos considerar as controladas ou empresas com participação em holding e coligadas.
O grupo de empresas engloba coligadas, controladas ou empresas com participação em holding.
5. 
A partir do conteúdo referente à alteração dos métodos de avaliação dos investimentos e da análise de investimentos no exterior, de coligadas e controladas, avalie a alternativa CORRETA.
E. 
O ajuste dos investimentos precisa ser realizado através do valor do patrimônio líquido da empresa investidora localizada no Brasil, sendo necessário reconhecer a participação nos resultados das empresas situadas no exterior, de acordo com a apuração e o regime de competência.
O ajuste dos investimentos deve ocorrer através do valor do patrimônio líquido da investidora situada no Brasil, sendo preciso reconhecer a participação nos resultados das organizações localizadas fora do Brasil, de acordo com a apuração e o regime de competência.
1. 
Uma organização que realizar um investimento em uma entidade coligada ou controlada usando o método de equivalência patrimonial. Precisará, na ocorrência da aquisição da participação, distribuir o custo referente à aquisição. De que forma esse custo deve ser distribuído? Analise as alternativas e escolha a correta.
A. 
Em uma conta do grupo de investimentos, referente à divergência entre o valor de custo e o valor justo referente aos ativos apontados.
O custo deve ser distribuído em conta do grupo de investimentos, onde deverá ser lançada a diferença entre os valores referentes ao custo e valor justo dos ativos apresentados, na qual o valor que caracteriza o ágio por possibilidade de recebimento de lucros futuros é representado mediante a disparidade para mais, encontrada pela divergência entre o valor patrimonial no investimento somado ao ágio sobre ativos registrados e seu custo de aquisição. É necessário lançar o valor referente à participação da empresa investidora no patrimônio líquido da controlada ou coligada. O custo deverá ser desdobrado em conta de resultado, o valor que representa a disparidade para menos existente entre o valor registrado no investimento e o registrado no custo de aquisição. O ajuste do ágio ocorre de acordo com sua fundamentação econômica, ou seja, em bens ativos da controlada ou coligada.
2. 
Os investimentos podem ocorrer mediante a compra de ações. Analise as alternativas a seguir e escolha a correta em relação aos investimentos.
B. 
O investimento realizado no período atual será resgatado em um período futuro, estipulado anteriormente.
Os investimentos representam aplicações de recursos que estão disponíveis e que podem ser financeiros ou não. Mediante a aplicação do investimento realizado no período atual, o investidor irá receber o valor atualizado em período futuro. Os investimentos estão dispostos nas contas do ativo da empresa e um investidor somente realiza uma aplicação se o retorno for positivo. O investimento temporário, como o próprio nome remete, é quando a empresa não tem interesse em mantê-lo dentro das suas atividades.
3. 
Quanto ao ágio e deságio em relação à aquisição de investimentos, marque a alternativa correta.
C. 
O ágio e deságio representam a diferença entre o valor patrimonial de investimento e o valor de custo de aquisição.
No processo de aquisição do investimento, o valor pago é diferente do valor estimado pela equivalência patrimonial. O ágio e deságio refletem a divergência entre o valor patrimonial de investimento e o valor de custo na aquisição. O deságio representa uma receita identificada na DRE e é considerado como perda em relação à empresa investida e um ganho ao investidor. O método de contabilização do ágio e deságio deve ser considerado fundamental ao adquirir um investimento. O valor justo equivale ao valor de um ativo na negociação ou um passivo liquidado entre partes interessadas.
4. 
Referente ao ágio e ao deságio, escolha a alternativa correta em relação à tributação.
E. 
O controle realizado no LALUR, referente ao registro da amortização, tem como objetivo identificar o ganho ou a perda de capital referente à liquidação do investimento ou sua alienação.
Os critérios apresentados para ágio e deságio são regulados por diversas normas e demonstram ajustes na apuração do lucro real. As contrapartidas do ágio e deságio não são consideradas para fins de definição do lucro real. A empresa investidora que prever a amortização pelo período de apuração necessita usar a parte A do LALUR, em que será realizada a adição referente ao valor de amortização do ágio. A amortização, após registrada, precisa ser controlada pela investidora. O controle é feito na parte B do LALUR. Posterior ao registro da amortização,ela necessita ser controlada no LALUR, a fim de identificar ganho ou perda de capital referente à liquidação do investimento ou à alienação.
5. 
No que se trata a situação tributária no resultado do ágio e deságio e contabilização de investimentos?
B. 
O tratamento tributário não ocorrerá para fins de indicação de base de cálculo da CSLL, pois não existe previsão legal que defina esses ajustes.
Na aquisição de ações, o investimento pode ser contabilizado pelo método de custo ou pelo MEP. Uma organização que esteja obrigada a realizar a avaliação de seus investimentos em coligadas e controladas e que faça uso dos métodos de equivalência patrimonial precisa realizar a divisão dos valores referentes ao total de custo de aquisição. O tratamento tributário não acontecerá para fins de apontamento da base de cálculo da CSLL, observando que não existe previsão legal que determine tais ajustes. O deságio não influencia a receita e não é tributável. Na possibilidade de a empresa investidora corresponder a uma companhia de capital aberto, é determinante que o ágio e deságio tenham motivo econômico.

Continue navegando