Buscar

CASO N1 - SEGURANÇA DE REDES DE COMPUTADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEGURANÇA DE REDES DE COMPUTADORES
Para a Empresa Tuttibuoni Massas Artesanais, estabelecer uma rede segura e estável, precisa adotar algumas medidas de segurança, regra de separar a rede de servidores com a rede para clientes, para não haver nenhum tipo de acesso indevido, assim isolando as redes internas e externas. 
Assim dificultando acessos para não haver ataques a rede, é de grande importância que tenha um sistema de autenticação para verificar quem está usando, para não revelar informações sigilosas da empresa.
Outro grande desafio é a seguranças nas redes sem fio, como bluetooth e Wifi-Fi, para garantir a segurança neste tipo de rede é necessários configurações de rota, firewall e configuração por senhas e técnicas de criptografias. 
A Tuttibuoni Massa Artesanais, pode melhorar a segurança ao coletar os dados por dispositivos mobiles, podendo implementar segurança de criptografia assimétrica, são duas chaves diferentes para criptografar e descriptografar, que são conhecidas como chave pública e chave privada.
Este tipo de modelo de criptografia é mais seguro para transferência e coletas de dados.
Para uma boa implantação das medidas de seguranças de rede e a empresa garantir uma melhoria contínua, tem que implantar uma política de segurança, tendo uma avaliação de riscos, gerenciamento de segurança e monitoramento de rede.
Assim podendo fazer as análises de ameaças da rede, classificando cada área, estruturando a equipe de segurança e auditoria. 
Com toda a estruturação a empresa Tuttibuoni Massas Artesanais tem como dever implantar a política de segurança, para que os usuários e gerentes estejam cientes de suas obrigações, pois o uso das tecnologias e acessos as informações da empresa estão sobre suas responsabilidades.
 A política deve especificar seus processos, para que possam ser alcançados e oferecer um ponto de referência no qual pode se adquirir, configurar e auditar.
REFERÊNCIAS 
AUDY, J. L. N.; BRODBECK, A. F. Sistemas de informação. São Paulo: Grupo A, 2011.
ALENCAR, M. S. Informação, codificação e segurança de redes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
GOODRICH, M. T.; TAMASSINA, R. Introdução à segurança de computadores. São Paulo: Grupo A, 2012.
STALLINGS, W. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. 4. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. São Paulo: Pearson Hall, 2011.
WRIGTHSON, T. Segurança de redes sem fio: guia do iniciante. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Continue navegando