Buscar

Atividade complementar filme O menino que descobriu o vento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Paulista
Polo São Miguel do oeste
Curso EAD de pedagogia
	Discente: Ismael Lucas Metzdorf	
Atividade complementar
O filme, “O Menino que Descobriu o Vento”, lançado no ano de 2019 e dirigido por Chiwetel Ejiofor, conta a história real do engenheiro William Kamkwamba, interpretado por Maxwell Simba. William vinha de uma família muito pobre, as vezes não tendo nem condições de alimento. A situação ficava ainda mais grave devido à seca, que incapacitava a colheita, principal renda da família. Nesse sentido, após uma terrível seca, o pai de William não tinha mais como pagar seus estudos. Mesmo assim, ele continuou a frequentar a escola, a estudar na biblioteca, onde lia livros de ciência, o que lhe ajudou a compreender que a ciência poderia ajudá-lo a criar algo que pudesse diminuir os efeitos da seca e da fome na vila. 
Assim, ele começou a desenvolver os primeiros experimentos com energia eólica. Inicialmente, uma turbina de vento, despois um moinho que abastecia algumas lâmpadas e carregava celulares. Em seguida, um moinho que era capaz de captar o vento mais forte e possibilitava manter as lâmpadas da comunidade acessas. Mas o moinho para atingir os objetivos do menino, necessitava de partes de um dos poucos bens da família, a roda de uma velha bicicleta e uma pá de ventilador. Com o apoio do pai e da vila, o garoto conseguiu construir o moinho, que realizava o bombeamento de água para a irrigação da plantação.
Este filme nos mostra como a educação pode ser transformadora em todos os sentidos, como ela é importante na vida das pessoas. Todos conhecemos aquela frase, “todas as profissões passam por um professor”, mas não paramos para pesar e refletir o nosso papel nisso. Com apoio, incentivo, aplicações cotidianas e exemplos, como o deste menino, podemos ter um papel ainda maior na formação das crianças. Desde a educação infantil que a criança começa a aprender sobre si e sobre seus gostos, sendo assim, o incentivo e a motivação deste cedo, fundamentais. Ademais, devemos levar em conta toda a condição social e economia da família. A situação de vida das pessoas as vezes as motivam a estudar, como no caso do filme, outras vezes, a situação em que se encontram dificulta o estudo, o desenvolvimento tanto pessoal como acadêmico e profissional de uma criança. 
Como futuro pedagogo, acredito que devemos incentivar o prazer em estudar, a buscar conhecimento. Pois quando pequenos, as crianças são muito curiosas, querem desvendar o mundo e todas as coisas. Infelizmente, conforme crescem, vão perdendo um pouco dessa curiosidade. Como professor, estimular a busca pelo conhecimento, não só estudo, mas pela vida, é uma missão. Conhecer é poder, e querer aprender é algo que deve ser estimulado desde cedo. Seja através de brincadeiras, histórias, teatros, desenhos, experimentos, ou qualquer outro método de ensino. É um grande desafio para o professor, ensinar e tentar manter o interesse do aluno, mas com esforço e dedicação tudo é possível.

Continue navegando