Buscar

DIREITOS SOCIAIS E DE NACIONALIDADE - QUESTÕES COMENTADAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITOS SOCIAIS
1 - Os direitos sociais são assegurados constitucionalmente, de modo que sua concretização depende da existência de recursos financeiros. Responda se a afirmação é verdadeira ou falsa, justificando a resposta?
R: Ficou decidido pela Suprema Corte Alemã que, somente se pode exigir do Estado a prestação em benefício do interessado, desde que observados os limites de razoabilidade, ou seja, o Estado poderia alegar que não tem mais recursos. Os direitos sociais que exigem uma prestação de fazer estariam sujeitos à reserva do possível no sentido daquilo que o indivíduo, de maneira racional, pode esperar da sociedade, ou seja, justificaria a limitação do Estado em razão de suas  condições socioeconômicas e estruturais.
Por outro lado, de acordo com o artigo 7º, IV, da Constituição Federal, o mínimo existencial seria o conjunto de bens e utilidades básicas imprescindíveis para uma vida com dignidade, tais como a saúde, a moradia e a educação fundamental. Violar-se-ia, portanto, o mínimo existencial quando da omissão na concretização de direitos fundamentais inerentes à dignidade da pessoa humana,  onde não há espaço de discricionariedade para o gestor público.
2 – Na condição de direitos fundamentais, os direitos sociais são autoaplicáveis e suscetíveis de defesa mediante ajuizamento de mandado de injunção sempre que a omissão do poder público inviabilize seu exercício. Responda se a afirmação é verdadeira ou falsa, justificando a resposta?
R: A afirmação é verdadeira, conforme o artigo 5º, parágrafo 1º da CF
3 – Leia cada uma das frases abaixo e responda V ou F, indicando o dispositivo constitucional correspondente e no caso de resposta F (falsa) indique a correção necessária.
 Dentre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais referidos na Constituição, estão: 
a) o salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. 
Verdadeira. Art 7º, IV
b) a participação nos lucros, ou resultados, com sua integração à remuneração para todos os efeitos.
Falsa. Art 7º, IX. Não integra a remuneração
c) o direito de eleição pelos trabalhadores, de um representante destes, com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com o empregador, nas empresas de mais de duzentos empregados. 
Verdadeira. Art. 11. Fere o art. 8º
d) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais a distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual e entre os respectivos profissionais. 
Falsa. Art 7º, XXII. Não há distinção
e) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso. 
Verdadeira. Artigo 7º, XXXIV
Questões de Direito de Nacionalidade – Art. 12 da CF
Certo ou Errado – justificando a resposta:
1.Antonio Guarani nasceu no Paraguai, filho de paraguaios, e ainda quando pequeno veio residir no Brasil. Ao atingir a maioridade, casou-se com uma brasileira nata. Em razão do casamento, Antonio Guarani adquiriu a nacionalidade brasileira por naturalização automática.
Falsa. Art. 12, II
2. Consideram-se brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
Falsa. Art 12, I, C. Natos, não naturalizados
3. Embora os estrangeiros não gozem de direitos políticos, a Constituição Federal de 1988 (CF) previu para estes a possibilidade de acesso a cargos, empregos e funções públicas.
Verdadeira
4. O cargo de Ministro de Estado das Relações Exteriores (chefe dos diplomatas) somente pode ser ocupado por brasileiro nato.
Falsa
5.  O cancelamento da naturalização, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional, por ato do Ministro de Estado das Relações Exteriores dirigido ao Presidente da República, pode acarretar a perda da nacionalidade brasileira.
Falsa. Decisão deve ser judicial
6. A aquisição de outra nacionalidade pode acarretar a perda da nacionalidade brasileira.
Verdadeira. Art. 12, parágrafo 4º. Apenas se o outro País aceitar a dupla nacionalidade
7. Brasileiros naturalizados podem ser eleitos e exercer o cargo de senador da República.
Verdadeira. Caso fosse presidente do Senado não poderia
8. Em virtude de Maria ser brasileira naturalizada, ela não poderá, em nenhuma hipótese, ser extraditada do Brasil, ainda que seja comprovado seu envolvimento com tráfico ilícito de entorpecentes para países da Europa.
Falsa. Art 5º, LI
9. Caso Maria fosse regularmente à Europa, ela não seria naturalizada brasileira, visto que a residência ininterrupta de mais de quinze anos em solo brasileiro consiste em requisito para a naturalização.
Verdadeira

Continue navegando