Buscar

Prova Sistema Respiratório e Circulatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Anatomia Respiratória e Circulatória
1-Descreva o trajeto anatômico da grande circulação.
O trajeto anatômico da grande circulação ou também denominada circulação sistêmica, tem início no ventrículo esquerdo e distribui-se por todo o organismo através da maior artéria do corpo humano, a artéria aorta. Dessa maneira, retorna ao coração por intermédio da veia cava superior e veia cava inferior que irá desembocar no átrio direito. É uma circulação coração-tecido-coração.
2- Descreva o trajeto anatômico da pequena circulação.
O trajeto anatômico da pequena circulação ou também denominada como circulação pulmonar, tem início no ventrículo direto e sai pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e dessa forma cada uma segue para um pulmão. Após a ramificação há uma redução no calibre e a artéria apresenta-se com pequeno calibre até que os capilares envolvam os alvéolos pulmonares. Por fim, logo depois de sofrer hematose o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo. É uma circulação coração-pulmão-coração.
3- Descreva a anatomia da árvore brônquica. 
A anatomia da árvore brônquica é observada na bifurcação da traqueia em brônquios primários principais que no interior dos pulmões, ramificam-se em brônquios secundários para cada lóbulo pulmonar (organizados em três no pulmão direito e dois no esquerdo), e estes brônquios, por sua vez, ramificam-se em brônquios terciários, também denominados segmentares. Os brônquios continuam se ramificando, reduzindo seu diâmetro e como consequência tornando-se mais simples. Além disso, com sucessivas ramificações é originado os bronquíolos (terminais), que por sua vez abrem os ductos pulmonares onde localiza-se os alvéolos pulmonares (local que ocorrerá a hematose). Dessa forma a visualização é associada a galhos de árvore, origem do nome árvore brônquica.
4- Descreva o trajeto anatômico pelo qual percorre o ar atmosférico no organismo humano.
A corrente de ar ao ser inspirada pelas cavidades nasais é direcionada a faringe, segue pela laringe e chega à traqueia. Dessa forma percorrerá os brônquios, bronquíolos (terminais) até o encontro com os alvéolos pulmonares nos pulmões, local onde ocorrerá a hematose, ou seja, troca gasosa.
5- Para que o organismo humano esteja em homeostase é fundamental que o sistema circulatório esteja em pleno funcionamento, cite e explique todas as funções deste sistema.
Transporte de O2 e Co2;
Transporte de células de defesa.
Transporte de calor: o sangue é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo.
Coagulação sanguínea: possui fatores de coagulação (plaquetas e megacariócito).
Transporte de nutrientes absorvidos pela alimentação;
6- O coração funciona como uma bomba contrátil propulsão do sistema circulatório, e possui características anatômicas especializadas a esta função. Descreva os componentes da morfologia interna deste órgão.
Os componentes da morfologia interna do coração são:
Septos: Subdividem as paredes do coração em quatro câmaras.
Septo Átrioventricular: septo horizontal que divide o coração em duas porções, sendo porção superior e porção inferior;
Septo Interatrial: septo localizado na porção superior dividindo-a assim em duas câmeras, sendo Átrio Direito e Átrio Esquerdo;
Septo Interventricular: septo localizado na porção inferior dividindo-a em duas câmeras, sendo Ventrículo Direito e Ventrículo Esquerdo.
Óstios Átrioventriculares: orifícios que permitem a comunicação entre átrios e ventrículos desde que se encontre na mesma porção. Dessa forma o átrio esquerdo se comunicará apenas com o ventrículo esquerdo, assim como átrio direito se comunicará apenas com o ventrículo direito;
Válvulas Átrioventriculares: irão impedir o refluxo sanguíneo durante a sístole ventricular. Dessa forma recebem a denominação Valva tricúspides (porção direita); Valva Mitral/Bicúspide (porção esquerda); 
Válvulas Semilunares: irão impedir o refluxo sanguíneo durante a diástole ventricular. Dessa forma, recebem a denominação Valva Aórtica e Valva Tronco Pulmonar;
Cordas Tendíneas: estruturas que prendem as válvulas atrioventriculares aos músculos papilares; Músculos Papilares: projeções do miocárdio nas paredes internas do ventrículo;
Endocárdio: camada interna; Miocárdio: músculo do coração e camada média Pericárdio: camada externa;
Vasos da Base: Veia Cava Superior e Inferior: desembocam no átrio direito; Veias Pulmonares: desembocam no átrio esquerdo Tronco Pulmonar: sai do ventrículo direito; Artérias Pulmonares Direita e Esquerda: bifurcações do tronco pulmonar; Aorta: sai do ventrículo esquerdo, dirige-se para cima e depois para trás e para esquerda formando o arco aórtico;
Drenagem do Coração: realizada pelo seio coronário que recebe as seguintes veias: Veia Cardíaca esquerda, Veia Cardíaca magna, Veia Cardíaca Média e Veia Cardíaca Pequena.
Complexo Estimulante do Coração: Nó Sinoatrial: marcapasso do coração; Nó atrioventricular: situado na porção inferior do septo interatrial; Feixe atrioventricular/Feixe de His: situado na porção superior do septo interventricular; Ramo direito e Ramo esquerdo: ramos emitidos pelo feixe de His.
7- Descreva as funções do Sistema Respiratório.
O sistema respiratório possui como funções:
Canal de entrada oxigenativa e canal de saída de Co2;
Regulação do equilíbrio ácido base;
Umidificação e aquecimento da corrente de ar;
Filtração;
Defesa imunológica contra corpos estranhos que tentem penetrar a corrente de ar;
Remoção do excesso de Co2.
8- O sistema respiratório tem estruturas anatômicas altamente adaptadas as suas funções: Descreva as divisões do SR.
Porção de condução: são órgãos tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória. Compreende as estruturas: Cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos terminais.
Porção de respiração: porção que ocorre a troca gasosa. Sendo os bronquíolos respiratórios (terminais), sacos alveolares, ductos alveolares, alvéolos e pulmões as estruturas que fazem parte.

Continue navegando