Buscar

11) Capítulo 9 - Vegetação

Prévia do material em texto

Capítulo 9 – Vegetação
I) Vegetação:
 - Vegetação é a síntese da paisagem natural, ou seja, ela recebe influência de todos os fatores da geografia física, portanto ela é o resultado da interação de todos esses elementos. Por exemplo: a Floresta Amazônica, está perto da linha do equador, o clima é equatorial, tem muito rio... Mesmo ela sendo essa síntese, ela é a primeira a ser destruída, ou seja, a primeira a sofrer os impactos das atividades humanas (desmatamento). 
II) Classificação:
 - As vegetações são classificadas de acordo com a quantidade de água, de folhas e pela densidade.
 1) Água:
Hidrófila*: Muita água, ex: Floresta Amazônica 
Tropófila: Media água (verão úmido, inverno seco), ex: Cerrado
Xerófila: Pouca água, ex: Caatinga
 2) Folhas:
Latifoliada: Muita folha (comum em florestas quentes), ex: Floresta Amazônica (folha transpira, aumenta a umidade)
Aciculifoliado: Pouca folha, (além disso são folhas menores e pontiagudas, as quais são comum em florestas frias), ex: Taiga 
Caducifólia: Folhas que caem (no outono, e renascem na primavera), ex: Caatinga
 3) Densidade 
Arbórea: Árvore grande, ex: Floresta Amazônica*
Arbustiva: Árvores menores (moita), ex: Caatinga
Herbácea: Rasteira/ Gramíneas, ex: Pampa Gaúcho
*Se a vegetação é arbórea e a floresta é quente a densidade é maior do que se ela fosse fria
III) Vegetação no Mundo:
 - Tundra: É uma vegetação que tem clima polar, formada por liquens, musgos e plantas rasteira (herbácea). Esse tipo de vegetação se desenvolve sobre uma pequena camada de um solo que não se congela, o que impede o desenvolvimento de raízes profundas, portanto não tem uma base para sustentação e então permanecem de baixo porte. Encontrada no extremo norte do Canadá, da Rússia Curiosidades: Em certa época do ano, ocorre o degelo, nesse período têm-se uma “explosão de vida” na região. Nos últimos anos, foi descoberto no subsolo jazidas de minérios e de petróleo.
*Hemisfério Sul (continente da Antártida), não temos a Tundra, mesmo existindo liquens e musgos. 
 - Taiga ou Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal: É uma vegetação que tem clima frio, formada por coníferas (aciculifoliadas), as quais são capazes de suportar baixas temperaturas (ex: pinheiros). Encontrada no Canadá (bandeira), é fundamental para eles por causa da produção de papel. Além disso no Canadá e na Rússia tem duas estações bem definidas (inverno muito frio e verão com temperaturas abaixo de 20o). 
 - Floresta temperada: É uma vegetação que tem clima temperado, estações bem definidas e chuvas bem distribuídas. Composta por árvores de grande porte e tem uma vegetação arbórea e caducifólias. Encontrada no Estados Unidos, Europa e no Japão. 
 - Floresta Tropical: É uma vegetação que tem clima tropical, altos índices de chuva (forte umidade) e um calor constante, por isso encontra-se uma enorme biodiversidade. Essa vegetação é hidrófila, latifoliadas e arbórea. Pelo fato das árvores serem altas, fica difícil a passagem de raios solares (insolação diminui). Encontrada no Brasil (floresta amazônica e mata atlântica). 
Curiosidade: O solo “superior”, camada chamada húmus é rico em material orgânico. A umidade e calor proporcionam a ação de bactérias, fungos... Que decompões esse material, deixando o solo rico de material orgânico. 
Nas regiões onde o solo é descoberto, pelos altos índices pluviométricos inicia-se um processo de lixiviação (as águas da chuva lavam o solo, carregando nutrientes também), por isso a fertilidade do solo diminui. 
 - Savanas ou cerrado: É uma vegetação que tem clima tropical típico, ao se afastar da linha do equador a distribuição de chuva se altera (mas no verão tem mais chuva que no inverno), nas latitudes mais baixas têm-se uma maior amplitude térmica. Essa vegetação é arbórea-arbustiva e herbácea. Pela vegetação ter caules grossos, raízes profundas e galhos retorcidos é possível enfrentar o período de seca, além disso são bem espaçadas. Encontrada na África e no Brasil. 
* Savana na África e Cerrado no Brasil.
 - Pradarias e Estepes: São vegetações de clima subtropical e semiárido. As duas tem vegetações rasteiras (herbácea). Porém a estepe é em regiões de clima mais seco e as pradarias presente em climas mais úmidos. A estepe é encontrada em áreas próximas ao deserto, ex: Europa . A pradaria pode ser encontrada no sul do Brasil (Pampa Gaúcho). 
 - Vegetação Mediterrânea: É uma vegetação de clima mediterrâneo, inverno úmido e verão seco. A vegetação é arbustiva (moita). Dentro da vegetação mediterrânea tem os maquis (solo arenoso) e os garrigues (solo calcário). Encontrada na Austrália e no Chile.
 - Vegetação de Montanha: É uma vegetação de clima frio de montanha, depende da altitude (quanto mais alto mais frio -> irradiação). Sua vegetação é Encontrada nos Alpes, Himalaia e nos Andes.
 
 - Deserto: É a ausência de vegetação pois não umidade e a amplitude térmica é alta (já que não tem água, nem vegetação -> os reguladores climáticos). Os solos dessa região são ou arenosos ou rochosos, eles também podem ter uma alta salinidade devido a forte evaporação. A vegetação é xerófila, por isso encontra-se cactos (raízes profundas, caules grossos...).
IIII) Vegetação no Brasil:
 - Floresta Amazônica ou Floresta equatorial: Está na região norte, caracterizada por se heterogênea, megadiversa, densa, hidrófila, perene, com árvores altas e latifoliada. Ela tem três níveis/ matas: igapó (permanentemente inundada), várzea (inundada nas cheias) e terra firme (nunca inundada).
Curiosidades: É uma floresta autossustentável, seu solo não é fértil e tem uma grande biodiversidade. 
 - Mata Atlântica ou Floresta tropical: Está na região litorânea, com clima tropical úmido (mTa). Caracterizada por heterogênea, hidrófila, latifoliada, perene, grande biodiversidade e menos densa que a Floresta Amazônica. Mais de 90% devastada.
 - Mata das Araucárias ou dos Pinhais ou Floresta subtropical: Está no sul do Brasil, com clima subtropical. Caracterizada por ser aciculifoliada e por ter muita araucária. Bem mais da metade (90% mais ou menos) já foi devastada, para moveis e papeis. 
 - Mata dos Cocais ou Floresta de transição: Está entre a Amazônia e a Caatinga (MA e PI), por isso conhecida como meio norte. Caracterizada pela presença de babaçu e carnaúba (utilizada na indústria de cosméticos e alimentícia). 
- Mata Ciliar: É a que acompanha os rios, se ela é retirada aumenta a erosão, o assoreamento e agrava as enchentes.
 - Cerrados: Está no centro-oeste, clima tropical típico (verão quente e úmido, inverno ameno e seco). Caracterizado por árvore espalhadas com cascas grossas e galhos retorcidos. Plantação de soja nessas regiões.
 
 - Caatinga: Está presente no sertão, com clima semiárido (temperaturas elevadas e chuvas escassas). É uma vegetação arbustiva (algumas espécies nem tem folhas, tem espinhos), cascas grossas e raízes profundas para armazenar água (cactos). Também foi devastada pela pecuária, algodão... (desmatamento) 
 - Pradarias: Está presente no Pampa Gaúcho, com clima subtropical. Vegetação rasteira, herbácea, ótima para os gados.
- Pantanal: Está no centro da américa do sul (principalmente no mato grosso do sul), é uma planície inundável, um ecossistema frágil (baseado nas cheias e vazantes dos rios), por isso é protegido pela ONU.
-Mangue: Está presente no litoral, suas águas não são nem doce nem salgadas (salobras), raízes aéreas. Muito importante para reprodução marinha (por isso alguns chamam de berçário da vida marinha). 
Foi muito destruído (pelo fato de estar no litoral e lá foi o 1º local de exploração), viraram: Portos, aterros, favela, lixão...
IV) Biodiversidade:
V) Domínios Morfoclimáticos:

Continue navegando