Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

HUB
O hub é uma máquina bem mais antiga, e que atualmente é considerada “burra”. Ele conecta todos os computadores em uma rede local – também conhecida como LAN, ou Local Area Network – com fios, geralmente usando o padrão ethernet.
Ele pode ter várias portas (entradas para os cabos), com aparelhos que trazem de 8 à 32 portas. É possível conectar um hub ao outro para aumentar a quantidade de nós (computadores) que compõe a rede, mas não é possível usá-los para conectar a LAN à internet.
O hub permite a transmissão de informações entre os computadores, mas tem um problema: Ele transmite a informação para todos os computadores, só parando ao encontrar o destinatário final, e não permite que outras informações sejam passadas por ele durante este tempo. Isso causa um tráfego e uma demora enormes que são insustentáveis nos tempos atuais, sem contar no problema de segurança que existe com a exposição de dados.
SWITCH
A versão “atualizada” do hub. Ele apresenta a mesma função: Conectar vários computadores à uma rede local usando fios. Exceto que, desta vez, ele sabe quem deve ser o destinatário, evitando expor uma informação para os outros computadores. Além disto, não é necessário aguardar que o destinatário receba os dados para enviar novos. Isto só ocorre caso os computadores desejem se comunicar com o mesmo nó.
O switch decodifica uma parte do pacote, e, com os endereços dos destinatários, localizados em uma tabela da sua memória, localiza a quem deve encaminhar os dados. Desta forma, uma rede montada usando o switch permite mais segurança e velocidade, além de poder ser bem maior do que uma sendo feita utilizando-se do hub. Entretanto...
Técnicas de sniffer podem ser utilizadas para enganar o switch, permitindo que outro nó também pegue os dados. Por causa disto, o aparelho deve ser protegido de alguma forma.
Um switch também pode ser gerenciável ou não gerenciável. O segundo é bastante indicado para redes pequenas ou que não possuem grande fluxo de dados, porque é basicamente conectar os computadores e usar a rede. O gerenciável, entretanto, precisa de configuração. Se é possível ajustar vários parâmetros para melhorar a segurança da rede, como também analisar o fluxo de dados, priorizar certas coisas e monitorar a rede de forma local ou remota. 
ROTEADOR
A função de um roteador é receber e enviar pacotes de dados dentro de uma rede para outras. Ele é bem mais avançado do que o switch, visto que, além de enviar os pacotes, ele também calcula qual é a melhor rota para chegar ao seu destino.
Em uma empresa, um roteador pode ser usado para facilmente conectar todas as redes da mesma, e, também, permitir acesso à internet. Ele também pode ser conectado a um hub ou a um switch.
Um roteador wi-fi cria uma rede local (LAN) e a conecta à internet. Por isso que dispositivos wireless ganham acesso à internet quando se conectam ao roteador. Para redes maiores, ou para situações que necessitem de uma internet melhor – por exemplo, transmissões de vídeos em resolução 4k – roteadores mais potentes são mais recomendados.
MODEM
Por sua vez, o modem vem de modulador e demodulador. Ele modula o sinal digital para uma onda analógica e o demodulador para o seu formato original, criando uma conexão/comunicação entre um ponto e outro. É bem famoso por ser usado pelas operadoras de internet para realizar a conexão.
Para um roteador de Wi-Fi ter conexão à internet, ele precisa ser conectado à um modem. Por isso também existe o modem roteador, que é a união das duas tecnologias em um único aparelho.
–––
https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/entenda-diferenca-entre-hub-switch-roteador-e-modem.html
https://www.infowester.com/hubswitchrouter.php
https://canaltech.com.br/produtos/afinal-qual-a-diferenca-entre-roteador-hub-e-switch-66249/
https://www.fourserv.com.br/blog/hub-switch-roteador-e-modem-saiba-a-diferenca-entre-os-principais-dispositivos-de-uma-rede-de-computadores/#

Mais conteúdos dessa disciplina