Buscar

Pensamento computacional - teste de conhecimento2

Prévia do material em texto

1.
		O que é um algoritmo?
	
	
	
	O processador do computador, que processa instruções escritas em alguma linguagem para, através de uma sequência de instruções bastantes simples, gerar uma aplicação útil.
	
	
	O ser humano, que escreve códigos em alguma linguagem para, através de uma sequência de instruções complexas, gerar uma aplicação útil.
	
	
	Um algoritmo é sequência finita de instruções complexas e executáveis a serem seguidas para a solução de um determinado problema, especialmente por computadores.
	
	
	É outra denominação para código de computador.
	
	
	Um algoritmo é sequência finita de instruções simples e executáveis a serem seguidas para a solução de um determinado problema, especialmente por computadores.
	
Explicação:
Um algoritmo é sequência finita de instruções simples e executáveis a serem seguidas para a solução de um determinado problema, especialmente por computadores.
		2.
		As instruções de código de máquina são executadas pela:
	
	
	
	ROM (Read Only Memory)
	
	
	RAM (Random Access Memory)
	
	
	SSD (solid-state drive)
	
	
	Compilador
	
	
	CPU (Central Processing Unit)
	
Explicação:
Conforme explicado no módulo 1 do tema 2, a CPU (Central Processing Unit), também chamada de processador, é uma espécie de cérebro. É ela quem realmente executa o que chamamos de ¿instruções de código de máquina¿.
		3.
		Programas como Java, JavaScripts e Python são exemplos de linguagens?
	
	
	
	Baixo Nível
	
	
	Dinâmicas
	
	
	Padrões
	
	
	Estruturadas
	
	
	Compiladas
	
Explicação:
A linguagem dinâmica se diferencia por se pautar no tempo de execução, cruzando os dados com os protocolos por meio de bibliotecas, criando ¿meta-objetos¿, quer dizer, bibliotecas complexas de combinação e execução, como Java e Phynton
		4.
		Sempre que você baixa um programa ou vê um computador ligado, está presenciando algum software sendo executado. Sobre o software assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente o fornecedor é capaz de realizar ajustes e correções nos softwares de códigos abertos.
	
	
	O software é definido como o conjunto de funções executadas na programação de um computador.
	
	
	Nem todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, console de videogame pode ser considerado um software.
	
	
	Sempre que um software é criado é impossível ser melhorado ou transformáado em algo mais eficiente. 
	
	
	Sempre dominaremos perfeitamente todos os softwares que desejamos; afinal, sempre que aprendemos sobre um, nenhuma nova mudanças o alterará.
	
Explicação:
Software é o conjunto de funções executadas na programação de um computador. Todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, console de videogame, etc é um software, seja ele um editor de textos, um navegador, um editor de áudio ou vídeo, um jogo, um app de streaming e por aí vai. Um software pode se apresentar de várias formas, desde um app no celular a um conjunto de cartões perfurados, usados em computadores eletromecânicos. Nos softwares de código aberto você mesmo pode realizar as modificações, ou talvez prefira contratar alguém para fazer uma alteração e produzir sua própria versão personalizada. Já nos softwares de código fechado somente o fornecedor é capaz de realizar ajustes e correções.
		5.
		Observe o esquema a seguir que representa, sinteticamente, os passos para a execução de um software pelo computador.
Escolha a alternativa que melhor descreva os passos 1, 2 e 3 para o correto funcionamento do programa.exe:
 
	
	
	
	1: CPU executa as instruções dadas pela RAM. 2: CPU copia as instruções para a RAM. 3: A RAM armazena as instruções.
	
	
	1: Copiar as instruções para a CPU. 2: Ordenar que a RAM execute as instruções. 3: CPU roda sequencialmente as instruções.
	
	
	1: Cópia e armazenamento de instruções na RAM. 2: Comando para a CPU executar as instruções. 3: CPU executa sequencialmente as instruções.
	
	
	1: CPU armazena as instruções. 2: Ordenar que a CPU execute as instruções. 3: Comando para a RAM executar sequencialmente as instruções armazenadas.
	
	
	1: Comando para a CPU executar as instruções. 2: CPU executa sequencialmente as instruções. 3: A RAM armazena as instruções.
	
Explicação:
A sequência correta de eventos é mostrada na alternativa D: 1: Cópia e armazenamento de instruções na RAM. 2: Comando para a CPU executar as instruções. 3: CPU executa sequencialmente as instruções.
		6.
		"Um conjunto de tipos de programas administrativos e de supervisão que organizam todo o sistema". Estamos falando do conceito de:
	
	
	
	Linguagem binária
	
	
	Software
	
	
	Sistema Operacional
	
	
	Linguagem de Máquina
	
	
	Hardware
	
Explicação:
Conforme Tema 2, módulo 2 podemos conceiturar sistema operacional como um conjunto de tipos de programas administrativos e de supervisão que organizam todo o sistema. O sistema operacional está para os computadores como o governo está para uma nação.
	
		7.
		Avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	A BIOS ou Sistema Básico de Entrada e Saída é responsável pela verificação completa dos componentes do hardware conectados ao computador. Controla o computador desde o momento em que é ligado até o sistema operacional principal assumir o controle das operações.
	
	
	Um software pode ser definido como um conjunto de funções executadas na programação de um computador, sendo o sistema operacional principal software do computador, pois possibilita que todos os demais programas operem.
	
	
	Um firmware é responsável por iniciar o processo de boot, para carregamento do sistema operacional.
 
	
	
	A principal diferença entre softwares de código aberto e fechado, é que no primeiro deles o desenvolvedor permite que qualquer usuário tenha a liberdade de promover ajustes, correções e melhorias.
	
	
	A memória RAM, do inglês Random Access Memory, é responsável pelo processamento das informações armazenadas na CPU de um computador.
	
Explicação:
A alternativa C é incorreta, pois a memória RAM não é responsável pelo processamento em um computador e sim, pelo armazenamento de instruções e informações que estão sendo processadas/utilizadas.
		8.
		Em sistemas computacionais contemporâneos, é extremamente raro escrever códigos de máquina manualmente. Isso ocorre porque eles são compostos por um número enorme de instruções muito simples; assim, fica difícil para os humanos fazerem esse processo. Em vez disso, um programador escreve o código em uma linguagem de computador de alto nível, com recursos mais úteis e poderosos do que as operações simples encontradas no código da máquina. Java, JavaScripts e Python são exemplos de:
	
	
	
	Sistema operacional.
	
	
	Linguagem compilada.
	
	
	Firmwares.
	
	
	Linguagens dinâmicas ou interpretadas.
	
	
	Hardware.
	
Explicação:
A linguagem dinâmica se diferencia por se pautar no tempo de execução, cruzando os dados com os protocolos por meio de bibliotecas, criando ¿meta-objetos¿, quer dizer, bibliotecas complexas de combinação e execução. Java, JavaScripts e Python são linguagens de programação dinâmicas/interpretadas.

Continue navegando