Buscar

Desafio Importância e função dos solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Uma determinada propriedade rural, que apresenta sua maior fonte de renda no plantio de tomates, vem enfrentando dificuldades. Após anos de plantio desta cultura, a produção vem caindo ano após ano.
Visando resolver esta situação, o dono da propriedade procurou você, especialista da área ambiental, para saber o que ele deve fazer para voltar a garantir uma boa produção.
Clique no vídeo abaixo e veja, segundo relatos do proprietário, o comparativo do tomateiro crescendo quando estava nos primeiros anos de plantação e crescendo atualmente, depois de anos de plantação nas mesmas terras.
Seu trabalho será ajudar o produtor rural a sanar as seguintes dúvidas:
a) O que exatamente está ocorrendo nos solos?
b) O que exatamente representa as folhas dos tomateiros estarem com uma cor diferente?
c) Qual medida você indicaria para buscar sanar este problema?
Sua resposta
a) A falta ou insuficiência de nutrientes debilita e atrasa o desenvolvimento das plantas, que passam a apresentar sintomas de deficiência nutricional. b) Nitrogênio: A exigência do elemento é maior nos primeiros estádios de crescimento. Em sua falta ou insuficiência, o crescimento da planta é retardado e as folhas mais velhas tornam-se verde-amareladas. Se a falta do nutriente for prolongada, toda a planta apresentará esses sintomas. Em casos mais severos, ocorre redução do tamanho dos folíolos, e as nervuras principais apresentam uma coloração púrpura, contrastando com um verde-pálido das folhas. Os botões florais amarelecem e caem. As condições que predispõem à deficiência são: insuficiência de fertilizante nitrogenado, baixo nível de matéria orgânica no solo, elevado nível de matéria orgânica não decomposta no solo, deficiência de molibdênio (Mo), compactação do solo, intensa lixiviação e seca prolongada. c) A correção faz-se pela aplicação de nitrogênio, preferencialmente na forma nítrica, em cobertura ou foliar. 
Enviado em: 15/11/2021 20:13
Padrão de resposta esperado
a) Após anos exercendo a mesma cultura, no caso, o plantio de tomates, o solo empobrece gradativamente em nutrientes, diminuindo a produção, pois as plantas não recebem mais os nutrientes (ou não apresentam a quantidade mínima) para garantir um enraizamento e o crescimento saudável.
b) A coloração verde-amarelada das folhas é um indicativo da deficiência nutricional. Entre estes nutrientes, é provável que esteja havendo falta de nitrogênio, de fósforo e de potássio. Em relação ao fósforo, a exigência do elemento é maior nos primeiros estágios de crescimento. Em sua falta ou insuficiência, o crescimento da planta é retardado e as folhas mais velhas se tornam verde-amareladas. Se a falta do nutriente for prolongada, toda a planta apresentará esses sintomas. Já em relação ao fósforo, a taxa de crescimento das plantas é reduzida desde os primeiros estágios de desenvolvimento. As folhas mais velhas adquirem coloração arroxeada, em razão do acúmulo do pigmento antocianina. O potássio é o nutriente mais extraído pelo tomateiro e a sua deficiência torna lento o crescimento das plantas, sendo assim, as folhas novas afilam e as velhas apresentam amarelecimento das bordas, tornando-se amarronzadas e necrosadas. O amarelecimento, em geral, progride das bordas para o centro das folhas.
c) É fundamental realizar uma análise do solo para saber exatamente quais os teores de nutrientes, para que possa ser aplicada alguma técnica que vise repor este no solo. Para evitar que tais elementos químicos essenciais se esgotem no solo, tornando-o impróprio à agricultura, é necessário que os nutrientes sejam repostos por meio de diversas técnicas de cultivo, entre elas, pode-se citar a rotação de culturas. A rotação de culturas é uma técnica agroecológica em que as espécies cultivadas são alternadas a cada ano numa mesma área. 
O cultivo de uma única variedade (monocultura) na mesma área explora do solo apenas os nutrientes essenciais àquela espécie, desequilibrando suas reservas minerais ao longo do tempo e reduzindo muito a sua capacidade produtiva.

Continue navegando