Buscar

Trabalho avaliativo AV3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cristóvão Nogueira Araújo
Questão 01 – 2,5 pontos: Defensor Público MT 2016 (adaptada) - Em relação à ordem da vocação hereditária na sucessão legítima, assinale a assertiva INCORRETA.
a) No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão com os descendentes do autor da herança. 
b) No regime de separação obrigatória de bens, o cônjuge sobrevivente não tem direito à sucessão em concorrência com os descendentes do autor da herança. 
c) Ao cônjuge sobrevivente, casado sob o regime da comunhão universal de bens, é assegurado o direito à herança do de cujus em concorrência com os descendentes do falecido. 
d) Na falta de descendentes, são chamados à sucessão os ascendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente. 
JUSTIFICATIVA:
Letra C. Pois quem herda não é meeiro e vice-versa. Portanto, o cônjuge casado sob o regime da comunhão universal de bens não tem direito à herança, pois está na exceção do artigo 1.829, inciso I, do Código Civil. 
Questão 02 – 2,5 pontos: (Promotor de Justiça SP – adaptada). É correto reconhecer que na falta de ascendentes e descendentes, a sucessão será deferida totalmente ao cônjuge sobrevivente, se ao tempo da morte do outro a sociedade conjugal não estava dissolvida. Diante de tal assertiva, assinale a afirmação CORRETA:
a) Na hipótese de o casamento ter sido celebrado sob o regime da comunhão parcial e não possuindo o falecido bens particulares, o cônjuge sobrevivente participa da herança, sem direito à meação.
b) No regime da separação obrigatória, o cônjuge sobrevivente figurará como meeiro e poderá, assim, ser herdeiro concorrente, por não haver impedimento legal nesse sentido.
c) Se o cônjuge sobrevivente vier a concorrer com os pais do falecido, tocar-lhe-á a metade da herança. 
d) Quando em concurso com descendentes, o cônjuge sobrevivente participará da herança do outro se o regime de bens for o da separação convencional, ou da parcial de bens quanto aos bens particulares do falecido. 
JUSTIFICATIVA:
Letra D. Pois quem herda não é meeiro e vice-versa. Portanto, o cônjuge casado sob os regimes citados acima tem direito à herança, pois é o que diz o artigo 1.829, inciso I, do Código Civil. 
Questão 03 – 2,5 pontos: Márcia era casada sob o regime da comunhão parcial de bens com Bento. Contudo, Bento faleceu em 2019 e deixou um imóvel por ele adquirido antes do casamento, usado como moradia do casal. Não há descendentes, mas dois ascendentes em primeiro grau vivos. Nesse caso, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Márcia tem direito real de habitação, cabendo a cada herdeiro fração ideal de 1/3 do imóvel.
b) Por se tratar de bem incomunicável, Márcia não participa da sucessão, mas tem direito real de habitação, cabendo a cada ascendente metade do imóvel.
c) Márcia terá direito à metade do imóvel além do direito real de habitação e a outra metade será dividida entre os ascendentes.
d) Márcia terá direito a 1/3 do imóvel sem prejuízo da sua meação e cada ascendente também terá direito a 1/3 do imóvel.
JUSTIFICATIVA:
Letra A. Em relação à primeira parte da assertiva, é o que diz o artigo 1.831, do Código Civil, onde o cônjuge sobrevivente tem direito real de habitação, em qualquer que seja o regime de bens. Na segunda parte, como Márcia irá concorrer com dois ascendentes de primeiro grau, ela ficará com 1/3 do imóvel, conforme diz o artigo 1.837, do Código Civil.
Questão 04 – 2,5 pontos: (MP/ MG – XLII concurso para Promotor de Justiça - adaptada). Quanto ao direito das sucessões, assinale a assertiva INCORRETA.
a) No regime do Código Civil de 2002, o cônjuge é herdeiro necessário.
b) Toda sucessão universal decorre da sucessão legítima e não da sucessão testamentária.
c) Morrendo pessoa solteira e sem companheiro, sem deixar descendentes, é herdeiro único seu pai, se a mãe já era morta, ainda que estejam vivos os avós maternos.
d) Concorrendo à herança do falecido, irmãos bilaterais com irmãos unilaterais, cada um destes herdará metade do que cada um daqueles herdar.
JUSTIFICATIVA:
Letra B. A sucessão pode ocorrer tanto pela lei (legítima), ou por testamento (testamentária). A palavra universal é só uma classificação, que pode decorrer de quaisquer que seja a forma da sucessão. Artigo 1.786, do Código Civil.
Questão 05 – 2,5 pontos –  (Magistratura DF 2012) – Maria, que não tem filhos e é casada com João, falece e deixa pai, mãe e avós da linha materna vivos, sendo os avós da linha paterna pré-mortos. Sobre o direito sucessório do cônjuge sobrevivente, assinale a assertiva CORRETA:
a) Será deferida a sucessão por inteiro ao cônjuge sobrevivente
b) Caberá ao cônjuge sobrevivente metade da herança.
c) Caberá ao cônjuge sobrevivente um terço da herança.
d) Caberá ao cônjuge sobrevivente um terço da herança, aos pais 1/3 e aos avós também 1/3.
JUSTIFICATIVA:
Letra C. João irá concorrer com os pais de Maria. Portanto, ficará com um 1/3 da herança, conforme artigo 1.837, do Código Civil.
Questão 06 – 2,5 pontos: (Magistratura TJMG - 2014) Quanto ao direito de representação na sucessão legítima, é INCORRETO afirmar que:
a) Os representantes só podem herdar, como tais, o que herdaria o representado, se vivo fosse.
b) Na linha transversal, somente se dá o direito de representação em favor dos filhos de irmãos do falecido, quando com irmãos deste concorrerem.
c) O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente. 
d) O renunciante à herança de uma pessoa não poderá representá-la na sucessão de outra.
JUSTIFICATIVA:
Letra D. Pois o renunciante à herança de uma pessoa poderá, sim, representá-la na sucessão de outra. É o que diz o artigo 1.856, do Código Civil.
Questão 07 – 2,5 pontos: (FCC 2008 Juiz de Direito - adaptada) Vítimas de um acidente automobilístico faleceram os irmãos JOSÉ e Pedro, que eram solteiros, não mantinham união estável e não possuíam ascendentes nem descendentes. JOSÉ faleceu no local e Pedro, horas depois, em um hospital. Ambos eram irmãos de Maria e Joana e haviam tido outro irmão - Antônio -  anteriormente falecido (pré-morto) e que deixara dois filhos, que são vivos. Neste caso, é correto afirmar que os bens de JOSÉ serão herdados:
a) Por Pedro, Maria e Joana e os bens de Pedro somente por Maria e Joana.
b) Assim como os de Pedro, por Maria e Joana por cabeça e pelos filhos de Antônio, por estirpe.
c) Por Pedro, Maria e Joana, por cabeça e pelos filhos de Antônio por estirpe e os bens de Pedro serão herdados por Maria e Joana, por cabeça e pelos filhos de Antônio, por estirpe.
d) Por Pedro, Maria e Joana e pelos filhos de Antônio por cabeça e os bens de Pedro serão herdados por Maria, Joana e pelos filhos de Antônio, também por cabeça.
JUSTIFICATIVA:
Letra C. Os bens de José serão herdados pelos seus irmãos Pedro, Maria e Joana por direito próprio e pelos seus sobrinhos por direito de representação, pois Antônio é pré-morto. Os bens de Pedro serão herdados pelas suas irmãs Maria e Joana por direito próprio e pelos seus sobrinhos por direito de representação, pois Antônio é pré-morto. Isso, porque o artigo 1.840, do Código Civil dá o direito de representação aos filhos de irmãos.
Questão 08 – 2,5 pontos (OAB BR – abril/2016 - adaptada) Os pais de Raimundo já haviam falecido e, como ele não tinha filhos, seu sobrinho Otávio era seu único parente vivo. Seu melhor amigo era Alfredo. Em um determinado dia, Raimundo resolveu fazer sozinho uma trilha perigosa pela Floresta dos Urucuns e, ao se perder na mata, acidentou-se gravemente. Ao perceber que podia morrer, redigiu em um papel, datado e assinado por ele, declarando a circunstância excepcional em que se encontrava e que gostaria de deixar toda a sua fortuna para Alfredo. Em razão do acidente, Raimundo veio a falecer, sendo encontrado pelas equipes de resgate quatro dias depois do óbito. Ao seu lado, estava o papel com sua última declaração escrita em vida, que foi recolhido pela equipe de resgate e entregue à Polícia. Ao saber do ocorrido, Otávio consulta seu advogado para saber se a declaração escrita por Raimundo tinhavalidade. Com base na hipótese narrada, assinale a afirmativa CORRETA.
	a)
	O testamento deixado por Raimundo não tem validade em virtude da ausência das formalidades legais para o ato de última vontade, em especial a presença de testemunhas.
	b)
	O testamento deixado por Raimundo tem validade, mas suas disposições terão que ser reduzidas em 50%, pelo fato de Otávio ser herdeiro de Raimundo.
	c)
	O testamento deixado por Raimundo poderá ser confirmado, a critério do juiz, uma vez que a lei admite o testamento particular simplificado, sem a presença de testemunhas, quando o testador estiver em circunstâncias excepcionais.
	d)
	O testamento deixado por Raimundo não tem validade devido à ausência de discernimento do testador ao elaborá-lo.
JUSTIFICATIVA:
Letra C. Pois é exatamente o que diz o artigo 1.879, do Código Civil.
GABARITO
	
Questão 01
	
Questão 02
	
Questão 03
	
Questão 04
	
Questão 05
	
Questão 06
	
Questão 07
	
Questão 08
	C
	D
	A
	B
	C
	D
	C
	C

Continue navegando