Buscar

Prova AV1_História da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova AV1_História da Psicologia
1.Resolver o problema mente-corpo foi uma questão controversa durante séculos. Ao longo de vários períodos, os intelectuais discutiam como a mente - ou as qualidades mentais - podia ser diferenciada do corpo e de todas as demais qualidades físicas. Na busca de solucionar esse problema, destaca-se um dos trabalhos mais importantes para o desenvolvimento da psicologia moderna, que trata do dualismo mente-corpo, concentrando a atenção na dualidade fisico-psicológica. Trata-se do Filósofo moderno chamado:
(1/1 Ponto)
Immanuel Kant
Sócrates
Jean-Martin Charcot
Auguste Comte
René Descartes
2.É inegável a existência de influências filosóficas no surgimento da Ciência Psicológica, principalmente no séc. XVII, com a doutrina do empirismo, caracterizada como a busca do conhecimento por meio da observação e da experimentação, tendo em John Locke como um dos principais defensores e que muitos historiadores afirmam ter inaugurado a era da Psicologia Moderna. Sendo assim, podemos destacar como contribuições do empirismo ao surgimento da Psicologia:
I) foco no funcionamento cognitivo, especialmente na existência das ideias inatas.
II) ênfase no conhecimento adquirido por meio da experiência. 
III)  o enfoque no conhecimento adquirido pelo intelecto.
Está correto o que se afirma em:
(1/1 Ponto)
II
I e II
III
II e III
I
3.Um dos tópicos importantes discutidos na História da Psicologia, em suas origens, se refere à possibilidade da Psicologia se constituir enquanto ciência. O filósofo alemão Immanuel Kant trouxe uma problematização nesse sentido e insistia em afirmar que a psicologia nunca poderia ser considerada ciência. De acordo com esse autor, a psicologia:
(1/1 Ponto)
Poderia se constituir enquanto ciência, já que repousava em princípios a priori, necessários para objetividade científica.
Não poderia se constituir enquanto ciência, pois a formalização matemática, essencial à construção da objetividade científica, não seria possível para a psicologia
Poderia se constituir enquanto ciência, pois suas respostas são também universalizáveis.
Não poderia se constituir enquanto ciência, pois o romantismo presente em seu tempo histórico impedia que a psicologia fosse de fato científica
Não poderia se constituir enquanto ciência pois há um elemento similar à química na sua argumentação.
5.O século XIX testemunhou a busca e tentativa para a constituição de uma psicologia científica em diferentes sistemas psicológicos. A respeito da Psicologia científica, pode-se afirmar que tem como marco histórico de sua fundação:
Marque a alternativa correta:
(1/1 Ponto)
A criação do Centro de Estudos Cognitivos por George Miller e Ulric Neisser, no início da década de 60.
A criação do Laboratório de Medidas Antropométricas por Francis Galton, em 1881.
O lançamento do livro "Science and human behavior" de Skinner, em 1953.
A fundação do Laboratório de Leipzig, por Wilhelm Wundt, em 1879.
A abertura do consultório psicanalítico de Freud, no início do século XIX.
6.A Psicologia científica sofreu uma forte influência da ciência, na Alemanha, emergindo a partir das pesquisas fisiológicas que estavam ocorrendo na segunda metade do século XIX. Um dos quatro principais cientistas da época interessava-se em pesquisar os órgãos sensoriais, especificamente as sensações cutâneas e musculares (estudo do tato), tendo estudado o limiar entre dois pontos. Este cientista era:
(1/1 Ponto)
Wundt
Franz Gall
Helmholtz
Weber
Fechner
7.A psicologia de Wundt utilizava os métodos experimentais das ciências naturais, principalmente as técnicas empregadas pelos fisiologistas. Wundt adaptou esses métodos científicos de investigação para a nova psicologia e prosseguiu na sua pesquisa do mesmo modo como os cientistas físicos se dedicavam ao objeto de estudo de sua própria área. Wundt descrevia a sua psicologia como a ciência da experiência consciente, concentrou-se no estudo dos processos psicológicos e da capacidade própria de organização da mente, dando o nome ao seu sistema de:
(1/1 Ponto)
Introspecção
Conscientização
Experiência imediata
Voluntarismo
Experimentação

Continue navegando