Buscar

Bioquimica -Resolucao de Exercicios- Sama

Prévia do material em texto

Sama Raice Colher Jorge 
Resolução de Exercícios 
Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia com Habilitações em Ensino de Química
Universidade Púnguè
Extensão de Tete
2021
	Sama Raice Colher Jorge 
Resolução de Exercícios 
A presente resolução de Exercícios, sendo entregue no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas, no Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia, na cadeira de Bioquímica, sob orientação do docente: 
 Mestre: Otílio Mulandeza 
Universidade Púnguè
Extensão de Tete
2021
1. Resolução 
Pergunta 1: A luz dos conhecimentos adquiridos indique o objecto de estudo de Bioquímica.
R: como ciência, a bioquímica tem como objecto estudo as biomoléculas (Proteínas, Aminoácidos, Ácidos Nucléicos, Lipídios e Carbohidratos). 
Pergunta 2: Quais são os quatro compostos orgânicos fundamentais encontrados nos seres vivos?
R: são: Proteínas, Ácidos Nucléicos, Lipídios e Carbohidratos. 
· As proteínas são essenciais aos seres vivos, participando de diversas funções, como: estrutural, enzimática, transporte e defesa. 
· Os ácidos nucleicos são moléculas orgânicas relacionadas ao controle das actividades celulares, ao armazenamento e à transmissão das informações hereditárias ao longo das gerações. 
· Entre as principais funções dos lipídios, destacam-se as de reserva energética, isolante térmico, estrutural e reguladora. 
· E por sua vez os Carbohidratos desempenham dois papéis principais nos seres vivos: energético (a glicose é a principal fonte de energia para as células) e estrutural (alguns polissacarídeos compõem uma parte orgânica dos seres vivos: como a celulose, que constitui a parede das células vegetais, e a quitina, que compõe o exoesqueleto os artrópodes). 
Pergunta 3: Na composição química de uma célula existem componentes orgânicos e inorgânicos. Quais são esses componentes?
R: entende-se por Componentes inorgânicos: são moléculas simples, sem carbono na sua constituição. Ex.: água e sais minerais. Componentes Orgânicos: são moléculas que possuem carbono na sua constituição. Ex: Protídeos (aminoácidos, protídeos e proteínas); Glicídios (Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos); Lipídeos (Lipídeos, lipídios reguladores e lipídios estruturais); ácidos nucleicos (DNA e RNA).
Pergunta 4: Por que as células de intensa actividade possuem maior quantidade de água do que as células de pequena actividade metabólica?
R: Porque quanto maior a actividade metabólica que a célula exerce maior sua síntese proteica que é acelerada, consequentemente se acelera também a produção de água que se acumula formando uma grande concentração.
ÁGUA
Pergunta 1: Por que é que a molécula de água é polar?
R: a molécula de agua (H2O) é polar porque apresenta-se em forma curvada, isto é, geometria espacial angular, o que gera um dipolo eléctrico tornando a molécula polarizada. 
Pergunta 2: O que entende por ponte de hidrogénio?
R: é a força de atração entre um átomo electronegativo de uma molécula com um átomo de hidrogênio ligado de forma covalente a outro átomo electronegativo em uma molécula que se encontra nas proximidades. Por exemplo, a água é uma molécula covalente que tem ligações de hidrogênio entre os átomos de uma molécula e os oxigênios da próxima molécula, por este motivo a água forma redes de propriedade única. Desta maneira, se não houvesse ligação de hidrogênio na água não poderia ser explicado seu ponto de ebulição elevado nem sua tensão superficial.
Pergunta 3: Por que é a água um bom solvente para muitos solutos?
R: A água é capaz de dissolver um grande número de substâncias, dissolvendo mais substâncias iónicas e polares como os ácidos, álcoois e sais que qualquer outro líquido. É por isso apelidada de solvente universal, mas não dissolve substâncias apolares, como gorduras e óleos. Isto significa que onde quer que a água vá, quer no ar, na terra, ou nos seres vivos, transporta químicos valiosos, minerais e nutrientes nela dissolvidos. 
No sangue, por exemplo, várias substâncias - como sais minerais, vitaminas, açucares, entre outras - são transportadas dissolvidas na água. Nas plantas, os sais minerais dissolvidos na água são levados das raízes às folhas, assim como o alimento da planta (açúcar) também é transportado dissolvido em água para todas as partes desse organismo. No interior dos organismos vivos, ocorrem inúmeras reações químicas indispensáveis a vida, como as que acontecem na digestão. A maioria dessas reações químicas no organismo só acontece se as substâncias químicas estiverem dissolvidas em água
Os nossos rins em conjunto com as propriedades da água como solvente fazem uma grande combinação para nos manter vivos e saudáveis. Os rins são responsáveis por filtrarem substâncias que entram o nosso corpo através da comida e bebida que consumimos. Mas os rins têm que se ver livres dessas substâncias antes que estas se acumulem. É aí que a água ajuda! Sendo um solvente tão poderoso, a sua passagem pelos rins dissolve essas substâncias e dirige-as para fora dos nossos corpos. 
Pergunta 4: Descreve duma forma resumida o papel da água no corpo.
R: No corpo humano, agua exerce variadas actividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, podemos destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reacções químicas. Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É, principalmente, por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo. A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação.
Outra importância da água é sua participação em processos fisiológicos. Na digestão, por exemplo, essa substância faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção. 
A água também garante a proteção de algumas estruturas do corpo. O liquor encontrado entre as meninges, por exemplo, previne impactos que podem desencadear graves danos ao sistema nervoso. Além disso, podemos citar o líquido presente nas articulações que evita o atrito entre os ossos, o líquido amniótico, que protege o embrião em desenvolvimento, e as lágrimas, que evitam o ressecamento das córneas e realizam sua limpeza.
A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura. Percebe-se, portanto, que a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação.
Além de todas essas funções, a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. No recém-nascido, essa quantidade pode atingir entre 74% e 80%.
Pergunta 5: O que é urina?
R: Entende-se por urina, um líquido transparente, amarelado, formado nos rins e que transporta produtos residuais do metabolismo até ao exterior do organismo.
Pergunta 6: Descreve o equilíbrio hídrico no nosso corpo?
R: A água representa entre metade e dois terços do peso médio de uma pessoa. O tecido adiposo tem uma porcentagem inferior de água do que o tecido magro, e as mulheres tendem a ter mais gordura, motivo pelo qual a porcentagem de água na mulher é menor (52% a 55%) com relação ao peso corporal médio de um homem (60%). A porcentagem de água corporal também é menor nos idosos e nas pessoas obesas. A porcentagem de peso corporal correspondente à água é maior (70%) no nascimento e no início da infância.Um homem de 70 quilogramas tem 42 litros de água no corpo: 28 litros dentro das células, 10,5 litros no espaço ao redor das células e 3,5 litros, ou aproximadamente 8% da quantidade total de água, no sangue.
A água ingerida deve estar em equilíbrio com a água que se perde. Para poder manter o equilíbrio hídrico e para se proteger contra a desidratação, o surgimento de pedras no rim e outros problemas clínicos, os adultos saudáveis devem beber, pelo menos, aproximadamente dois litros de líquido por dia. Beber muitos líquidos é melhor do que beber pouco, porque a excreção do excesso de água é muito mais fácil para o corpo do que conservá-la. No entanto, quando os rins funcionam normalmente, o corpo pode aceitar grandes variações na ingestão de líquido.
Quando os rins funcionam normalmente, o corpo consegue lidar com uma ampla variação na ingestão de líquidos. O principal modo como o corpo obtém água é através de absorção pelo sistema digestivo. Além disso, um pequeno volume de água é produzido quando o corpo processa (metaboliza) determinados nutrientes. O principal modo como o corpo perde água é através de excreção na urina, pelos rins. Dependendo da necessidade do organismo, os rins podem excretar entre meio litro a mais de dez litros de urina por dia. Além disso, pouco menos de um litro de água por dia é perdido por meio da evaporação da água pela pele e pelos pulmões. A sudorese excessiva - que pode ser causada por exercício vigoroso, clima quente ou temperatura corporal elevada - pode aumentar significativamente o volume de água perdido pela evaporação. Normalmente, perde-se um pequeno volume de água pelo aparelho digestivo. No entanto, vômitos prolongados ou diarreia intensa podem provocar a perda de cerca de quatro litros ou mais por dia.
Normalmente, a pessoa consegue beber uma quantidade suficiente de líquido para compensar a perda excessiva de água. Contudo, a pessoa que tiver vômitos ou diarreia graves pode se sentir tão mal que não consegue beber uma quantidade suficiente de líquidos para compensar a perda de água, o que pode dar origem à desidratação. Além disso, confusão, limitação da mobilidade ou redução do nível de consciência podem impedir que a pessoa sinta sede ou consiga beber uma quantidade suficiente de líquido.
Os sais minerais (eletrólitos), tais como sódio e potássio, estão dissolvidos na água do corpo. O equilíbrio hídrico e o equilíbrio eletrolítico estão proximamente relacionados. O corpo trabalha para manter constantes o volume total de água e os níveis de eletrólitos na corrente sanguínea. Por exemplo, quando a concentração de sódio fica muito alta, a pessoa sente sede e consome mais líquido. Além disso, a vasopressina (também denominada hormônio antidiurético), um hormônio secretado pela hipófise (uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro) em resposta à desidratação, faz com que os rins excretem menos água. O efeito combinado é um aumento do volume de água no sangue. Em consequência, o sódio é diluído e o equilíbrio do sódio e da água são restabelecidos. Quando o nível de sódio diminui muito, os rins excretam mais água, o que diminui o volume de água no sangue e novamente restabelece o equilíbrio.
Pergunta 7: Diferencie a ionização da dissociação.
R: Um processo denominado dissociação é aquele no qual ocorre uma ruptura de uma ligação química de natureza iônica (doação e recebimento de elétrons), existente entre o cátion e o ânion de uma base, considerando o exemplo da dissociação do hidróxido de sódio abaixo (NaOH): NaOH(s)  +  H2O  → Na+(aq)  +  OH-(aq), verifica-se que ocorre uma separação de íons já existentes na molécula original da base. Já um processo denominado ionização é aquele no qual ocorre uma formação de íons a partir de uma ligação química de natureza covalente (compartilhamento de elétrons), considerando o exemplo do ácido clorídrico abaixo (HCl): HCl(g)  +  H2O  →  H+(aq)  +  Cl-(aq), verifica-se que ocorre a formação de íons em solução, uma vez que esses íons não existem na molécula original do ácido.
Pergunta 8: O que é o fluido extracelular examinado no laboratório clínico?
R: O líquido extracelular (LEC), ocasionalmente chamado de meio extracelular, material extracelular ou espaço extracelular é todo líquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular.
Pergunta 9: Como o sangue mantém um pH relactivamente constante?
R: O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).
Assim, existem as seguintes espécies nessa solução-tampão:
· H2CO3: presente em grande quantidade, pois, sendo um ácido fraco, sofre pouca ionização; H+: proveniente da ionização do H2CO3;
· HCO3-: também presente em alta quantidade, proveniente da ionização do H2CO3 e da dissociação do sal (NaHCO3);
· Na+: proveniente da ionização do NaHCO3;
· Se a essa solução for adicionada uma pequena concentração de ácido, irá ocorrer sua ionização, gerando cátions H+, que irão reagir com os ânions HCO3- presentes no meio, originando ácido carbônico não ionizado. Não ocorre a variação do pH.
Já se uma base for adicionada, serão gerados ânions OH-. Esses íons se combinam com os cátions H+, provenientes da ionização do H2CO3. Assim, os ânions OH- são neutralizados, mantendo o pH do meio. Além dessa solução-tampão citada, há também outros dois presentes no sangue, que são: H2PO4/HPO42- e algumas proteínas. Se não houvesse essas soluções-tampão no sangue, a faixa de pH poderia sofrer sérios desvios. Se o pH do sangue subir, sendo superior a 7,8, denomina-se alcalose. Já se o pH cair demais, abaixo de 6,8, será um estado de acidose. Ambas são condições perigosas, que podem levar à morte.
Pergunta 10: Qual o catião mais abundante e o anião mais abundante do plasma sanguíneo? Do líquido intracelular? Do liquido intersticial?
R: De acordo com a tabela abaixo, percebe-se que o catião e anião mais abundantes do plasma sanguíneo são respectivamente: Sódio (Na+) com 142 mEq/l e Cloro (Cl-) com 105 mEq/l. Do liquido extracellular é: Sodio (Na+) com 147 mEq/l e Cloro (Cl-) com 114 mEq/l. Do liquido intracellular: Potassio (K+) com 150 mEq/l e Fosfato (PO43-) com 100 mEq/l. 
Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/resumo-sobre-eletrolitos/

Continue navegando