Buscar

AVA1 - Teoria da Contabilidade - UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Priscila Santos de Lima – Matrícula: 20211301079
Olá, boa tarde a todos!
O estudo da contabilidade e sua evolução no Brasil “nasceu das necessidades prementes de gestores, comerciantes, banqueiros, agentes econômicos de maneira geral, à procura de um modelo descritivo, primeiramente, e, com sua evolução, previsional, para o mundo dos negócios”. (IUDÍCIBUS; MARTINS; CARVALHO, 2005, p.1).
Pinto (2002, p. 29) afirma, em seu trabalho acadêmico, que a contabilidade no Brasil se divide em dois momentos: antes e depois da Revolução de 1964.
O início desse período é marcado pela chegada da corte portuguesa ao Brasil e a instituição do Erário Régio pelo Rei Regente Dom João VI, no Rio de Janeiro, este órgão foi responsável pela arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal do país. Depois, pelas influências sofridas com o advento do Código Comercial, em 1850, que determinou a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração do Balanço Geral anual. 
Os primeiros profissionais contábeis desta época foram chamados de “os guarda-livros da corte” e em 1869 criaram sua primeira associação sendo reconhecidos oficialmente como a primeira profissão liberal do Brasil no ano seguinte. Em 1902 a Contabilidade deixou de ser somente uma disciplina ensinada dentro da Faculdade de Direito, passando a ter uma escola própria que veio a se chamar, Escola de Comércio Álvares Penteado, de onde saíram Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Júnior (pensadores da Contabilidade no Brasil).
Em 1946 foram criados o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que são os órgãos responsáveis pela fiscalização do exercício da profissão.
Depois da Revolução de 1964 e com a entrada de indústrias estrangeiras, o Brasil começa a sofrer maior influência do pensamento norte-americano, e não mais do europeu. A Escola Norte-Americana focava mais o lado prático, enfatizando o usuário da informação contábil; a contabilidade aplicada e gerencial; o ensino da auditoria devido a necessidade de transparência para os investidores e a busca do progresso e da qualidade do ensino através de pesquisas de campo.
A base da contabilidade brasileira se deu com o surgimento, em 1976, da Lei 6.404/76. Essa lei foi alterada pelas leis 11.638, de 2007, e 11.941, de 2009, decorrente da necessidade do processo de convergência com as normas contábeis internacionais.
Apesar do Brasil ter sofrido grande influência da Contabilidade Gerencial, na prática, grande parte dos empresários ainda não compreendeu a importância da contabilidade na gestão do negócio, visto que parte dos contadores nas organizações são terceirizados e apenas prestadores de serviços fiscais.
A função do contador não é somente recolher impostos, mas também, gerar informações úteis a tomadas de decisões e zelar pela qualidade e veracidade das informações. Portanto, atualmente, se é esperado do profissional da contabilidade conhecimento vasto e qualificado, conhecimento gerencial, e boa utilização das tecnologias disponíveis.
REFERÊNCIAS:
TEORIA DA CONTABILIDADE, unidade I e II. Material da Disciplina fornecido na plataforma virtual UVA.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/evolucao-pensamento-contabil.htm. Acesso em 17 Ago. 2021
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia. Acesso em 17 Ago. 2021
http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/natasha_adm.pdf. Acesso em 17 Ago. 2021

Outros materiais