Buscar

A evolução do marketing no contexto global

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A evolução do marketing no contexto global
 Marketing 1.0 
No contexto histórico mundial o fordismo, criado em homenagem a Henry Ford, estava em Ascenção por ser a primeira linha de produção semi automatizada de automóveis no ano de 1914 e em 1980 tornou-Se o modelo de gestão da revolução industrial. Esse sistema tinha como base uma produção em massa e tornou muitos automóveis acessíveis ao mercado consumidor por reduzir o custo de produção e baratear os produtos finais, entretanto isso resultou no perca de qualidade dos produtos. 
Apesar disso, tal modelo perduro muito no mundo após a guerra e garantiu capital nos países desenvolvidos fazendo-os alcançar outras linhas de produção como a siderúrgica O fordismo tinha 3 princípios básicos: 
• Intensificação: permite dinamizar o tempo de produção;
 • Economia: tem em vista manter a produção equilibrada com seus estoques;
 • Produtividade: visa extrair o máximo da mão de obra de cada trabalhador.
 Com isso tem-se que o Marketing nessa época era focado no produto, pois em suma o objetivo das companhias era padronizar seus produtos, otimizar seus processos para poder oferecer um preço acessível e atingir a massa. Nessa fase, os produtos eram bem básicos se comparados com o que temos hoje. Uma frase de Henry Ford resume isso muito bem: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.
O Marketing 1.0 o objetivo é apenas vender os produtos, desenvolve-los e interagir de forma massiva com o cliente, no
Marketing 2.0
No âmbito global, no fim da década de 90, Grandes corporações surgiram e com isso milhares de dólares foram investidos, além disso novas atividades econômicas e comerciais foram desenvolvidas, produtos e serviços foram criados e aprimorados, normas e leis foram necessárias, moedas foram criadas, fusões aconteceram, monopólios surgiram, dentre variados outros acontecimentos. O mercado mundial estava diante de uma rede amplamente diversificada de influências propostas pela globalização e as grandes empresas passaram liderar a globalização da economia.
Ademias, vale relembrar que devido a antiga divisão política entre os blocos soviético e norte-americano modificaram-se com o fim da Guerra Fria, pois perante a disparidade desses blocos houve um avanço tecnológico e informacional descomunal que favoreceu positivamente a diversidade e acessibilidade dos produtos oferecidos. Além disso, já eram apresentadas propagandas que acirravam as disputas empresariais. 
Partindo desse contexto, economia vivia sob permanente avaliação, conduzida por uma lógica financeira geral de lucratividade das taxas de retorno nos investimentos produtivos, das taxas de câmbio e das taxas de juros. Além do mais, os índices de valorização das ações são "parâmetros" considerados na rentabilidade financeira geral.
Tendo em vista as informações supratranscritas, conclui-se que esse período do marketing surgiu na era da informação e que com esse avanço significativo o consumidor consegue comparar preços, produtos, marcas e qualquer fator que lhes ajude a melhor satisfazer suas necessidades e desejos. Assim, cria-se o conceito de “o cliente é rei”. Todas as ações são feitas para conquistá-lo, seja através de um produto mais sofisticado, uma comunicação diferente ou melhor preço. 
Nessa fase, as empresas precisam segmentar melhor o público-alvo, pois seus produtos não podem mais ser básicos e servidos para a massa. Então, investe-se em qualidade para satisfazer um grupo mais específico. Tendo isso como base, pode-se afirmar que o Marketing 2.0 é conhecido como a era do Marketing focada no consumidor.
Marketing 3.0 
Esse marketing surge em meados de 2010 em um que também possui foco no consumidor, mas também está ligado a aspirações, valores e espírito humano. Seu objetivo é oferecer soluções para os problemas da sociedade, pois esse conceito pressupõe que os consumidores são seres humanos plenos, com mente, coração, espírito e questões que não podem ser deixadas de lado. oferecem esperança a problemas do mundo e, assim, conseguem levar a experiência do consumidor a um outro patamar. 
Nessa fase, as empresas se diferenciam por sua missão, visão, valores e como isso contribui para a sociedade. Como principal influenciador da era tem-se as mídias sociais, pois os avanços tecnológicos permitiram que usuários se conectem e interajam. Os consumidores além de receberem informação, também criam notícias, entretenimento, ideias, etc., e muitas vezes influenciam outros consumidores.
Para mais o contexto em que estão inseridos é de intensa atividade consumista, marcada pelo capitalismo exacerbado. Isso faz com que a sociedade em geral procure estar sempre ao lado dos avanços, acompanhado a globalização. Outrossim, as empresas prestam mais atenção às necessidades sociais, aos problemas comunitários relacionados a seus negócios e porr fim a autorrealização nessa era instala-se o neuromarketing :
campo do Marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor, surge como uma ferramenta capaz de ajudar na compreensão da lógica de consumo por meio de análise de impulsos e motivações dos clientes.
 Em suma são pensadas em estratégias voltadas para as pessoas. É considerá-los indivíduos complexos com sentimentos, expectativas e anseios de compra. E, para alcançar êxito nessa área, é preciso que o profissional estrategista em Marketing seja, mais do que dotado de conhecimentos técnicos, um profundo conhecedor do ser humano.
Marketing 4.0 
Também chamado de marketing moderno pelo seu criador Philip Kotler , é importante pautar que tal era só existe hoje no Brasil devido seu pensamento . Segundo Kotler “o Marketing 4.0 trata da revolução digital. 
As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. Porém, tais fundações precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital. 
A primeira consideração a se fazer é lembrar que, neste período, a internet permeia a vida das pessoas o tempo inteiro. Ou seja, opções não faltam: na web, qualquer pessoa pode consumir os conteúdos que quiser, pesquisar informações sobre produtos e marcas, saber as opiniões de outros consumidores e comprar produtos de qualquer lugar do mundo. 
Tendo isso como premissa, o Marketing 4.0 foca na atualidade e em entender seus consumidores de maneira mais específica e para isso aprofundou-se mais nos contextos e necessidades gerais do corpo social. Mesmo com todo avanço tecnológico para alancar o reconhecimento das empresas, ainda existirem as que utilizam as técnicas de marketing antigas. 
Diante disso, é cabível presumir que variadas empresas se colocam em um risco de forma desnecessária, pois diante era em que estamos o Marketing tem papel fundamental e indispensável para as empresas, pois é a partir dessa que a futuro da empresa pode ser positivo e rentável a partir da correlação de empresas e consumidores 
Segundo escritos e analises de artigos de Kotler pode-se declamar que 3 grandes esferas no marketing mudaram, estas são: 
A inclusão: marca será mais valorizada pela sua capacidade de incluir mercados emergentes no consumo; 
O Fim das hierarquias: o fluxo de influência e de inovação, que antes era vertical, tornou-se horizontal. As empresas e os consumidores estão lado a lado;
A Saída do individual e permanência do social: o consumo não é mais um ato de indivíduos. Agora, o compartilhamento de experiências pela internet se torna indispensável para os comportamentos de compra. Para as decisões dos consumidores, o “reconhecimento social” é determinante.
A partir disso o marketing 4.0 tona-se uma peça inescusável das grandes empresas por ampliar de maneira mais objetiva as opções de produtos, a parir do enrobusteci mento ainda maior da equiparação empresa-consumidor.

Continue navegando