Buscar

100777 SOCIOLOGIA GERAL UNIFACVEST

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Sobre as transformações no mundo do trabalho a partir da reestruturação produtiva, quando se afirma que: os trabalhadores "devem ter um grande repertório de respostas, pois a natureza das intervenções necessárias não é conhecida" e "não podem depender da hierarquia (supervisores), pois devem responder imediatamente aos acontecimentos que intervêm de modo irregular e repentino". Qual a principal característica que está sendo apontada:
a )
 Técnica
 
b )
 Conhecimento
c )
 Flexibilidade
d )
 Habilidade
e )
 Competência
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Esse tema foi estudado pelos principais teóricos da Sociologia. Para Max Weber constituem um dos traços distintivos e fundamentais das sociedades capitalistas, para Karl Marx, são organizações racionalmente organizadas para a produção das mercadorias representam a característica mais significativa do novo modo de produção, porque é no seu interior que a nova modalidade de exploração do trabalho, a extração da mais-valia.
Desta forma, pode-se defini-la como um grupo de pessoas propositadamente formado e racionalmente organizado para a produção em larga escala de bens ou para a prestação de serviços, para trocá-los por dinheiro no mercado de bens e serviços, tendo por objetivo único a obtenção de lucros.
O texto acima refere-se a qual conceito? Marque a opção correta.
a )
 Sociedade
b )
 Igreja
 
c )
 Empresa
d )
 Escola
e )
 Estado
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Sobre as implicações políticas e sociais da associação dos conceitos de empregabilidade e competência, vários são os fatores que determinam a situação dos mercados de trabalho, sobretudo os de ordem macroeconômica que resultam da adoção de políticas econômicas e sociais e de conjunturas econômicas nacionais e internacionais que favoreçam a geração de empregos e que ultrapassam a vontade e o âmbito da atuação do indivíduo.
I - Diminuição dos empregos formais
II - Aumento do trabalho autônomo
III - Aquisição de novas competências profissionais
Marque a opção correta
a )
 II e III
b )
 I.
c )
 II.
 
d )
 I, II, III.
e )
 I e II.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Leia o texto abaixo e marque a opção correta.
Tinha por objetivo melhorar os processos produtivos, produzindo em menos tempo, mantendo a qualidade. Acreditava-se que a administração tinha que ser vista como uma ciência e isso consistia em que suas ações fossem padronizadas de acordo com um estudo minucioso do tempo e movimentos usados pelos operários de acordo com suas funções. O operário deveria saber realizar apenas a sua função específica porque analisar às demais funções ou o processo era perca de tempo e consequentemente de dinheiro.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios. Acesso em: 27/02/2018.
O texto descreve qual sistema de produção e gestão?
a )
 Gestão de pessoas
b )
 Toyotismo
c )
 Fordismo
d )
 Reestruturação produtiva
 
e )
 Taylorismo
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Sobre a ideologia, de acordo com o pensamento marxista, marque a opção correta.
I - A ideologia dominante é imposta aos não proprietários dos meios de produção, produtores das condições materiais de vida, ou seja, da infraestrutura.
II - A ideologia é a representação mental das condições de vida da classe dominante, muito distintas da classe dominada.
III - A ideologia é sempre falsa consciência do mundo e, por isso, conduz à alienação, isto é, à incapacidade de compreender a realidade e de sobre ela exercer controle.
a )
 I
b )
 II, III
c )
 II
 
d )
 I, II, III
e )
 I, II
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
As ciências sociais buscam compreender a forma pela qual a sociedade se organiza e assim viabiliza e condiciona a vida dos seus membros. Seu objeto, portanto, é a vida humana enquanto vida social, é o sistema social, sua estrutura, sua cultura, suas instituições. O objetivo do estudo das ciências sociais é o de fornecer elementos que orientem a ação individual dos membros de cada sociedade, facilitando a consecução dos seus objetivos comuns ou sociais. É o de permitir que os homens e as mulheres possam, de alguma forma, controlar suas próprias vidas e a mudança social a que estão permanentemente sujeitos.
Luiz Carlos Bresser-Pereira Nota para discussão na disciplina de Metodologia Científica para Economistas, Curso de Pós-Graduação, GV-Economia. Versão nº.3, 20/2/2005. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2005/05.2.InstanciasECienciasSociais.pdf. Acesso em: 26/02/2018.
As Ciências Sociais são compostas por várias ciências que se interligam na análise do fenômeno social. Marque a opção correta.
I - Economia política estuda as ações sociais - voltadas à produção, à circulação, à distribuição e ao consumo de bens e serviços em seu contexto institucional nacional e internacional.
II - A História é a ciência que estuda o processo de produção da vida, na expectativa de apreendê-lo em suas diferentes manifestações e especificidades ao longo do tempo.
III - A Antropologia focaliza seus estudos na construção da cultura, ou seja, no mundo dos significados e dos valores sociais predominantes nas mais diferentes sociedades
a )
 apenas as afirmativas I e II são corretas;
b )
 todas as afirmativas são corretas;
c )
 apenas as afirmativas I e III são corretas;
d )
 apenas as afirmativas II e III são corretas;
 
e )
 todas as afirmativas são incorretas;
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre a análise crítica ao taylorismo/fordismo, marque a opção correta
I - Remete à questão do conflito de classes nas sociedades capitalistas e ao problema fundamental com o qual se defronta o capitalista.
II - O taylorismo e o fordismo foram as respostas encontradas pelo capital, ao longo do século XX, para enfrentar o problema sobre a divisão de classes.
III - Mesmo com o sistema taylorista e fordista, os trabalhadores sempre reagiram - e sempre reagem - às condições impostas, organizando-se politicamente em sindicatos e em movimentos sociais reivindicatórios de diferentes naturezas, muitos deles bem-sucedidos que lhes garantiram alguma melhoria nas condições de trabalho e de vida.
IV - Conciliar interesses divergentes é o desafio maior a ser confrontado pelo capital, pelo administrador, pelos governos estabelecidos e pelos próprios trabalhadores, num esforço conjunto para a promoção do desenvolvimento e redução da desigualdade social.
a )
 I, II, III, IV
b )
 I, II
c )
 I, II, IV
d )
 III, IV
 
e )
 II, III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Sobre as razões pelas quais o sindicalismo brasileiro é corporativo, marque a opção correta:
a )
 Nem todos os representados, filiados ou não, têm direito às conquistas obtidas pelo movimento sindical de sua categoria profissional ou econômica.
b )
 A diversidade sindical representada na pluralidade de categorias profissionais e econômicas.
c )
 Filiação obrigatória dos representados da intenção de neutralizar a influência do sindicato sobre a massa dos trabalhadores.
 
d )
 Estrutura sindical criada pela intensa participação popular dos trabalhadores.
e )
 Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
"Conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria."
No segmento de texto acima extraído da obra "Da divisão social do trabalho" de Durkheim trata, sobretudo,
 
a )
 das representações coletivas.
b )
 da anomia social.
c )
 da solidariedade social.
d )
 da consciência coletiva.
e )
 do fato social.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
A Revolução Industrial permitiu a construção de um novo cenário social,no qual duas novas classes sociais se constituem. Marque a opção correta:
a )
 Classe A e classe B.
b )
 Capitalistas e proletários.
c )
 Intelectuais e analfabetos.
d )
 Pobres e ricos.
 
e )
 Capitalistas e burgueses.

Continue navegando