Buscar

Estudo dirigido psicologia ambiental-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
1- Qual as duas principais linhas de investigação da psicologia ambiental?
Essas linhas são a Psicologia Arquitetural, área pela qual interessam-se os primeiros psicólogos ambientais, identificando aspectos das cidades, das moradias e de centros de saúde que influenciam o comportamento das pessoas e Psicologia Verde, que investiga a contribuição de espaços naturais para o bem-estar das pessoas, além da preocupação com o desenvolvimento sustentável.
2- Conceitue o que é psicologia ambiental.
A psicologia ambiental investiga o relacionamento recíproco entre o comportamento e o ambiente físico, tanto o construído quando do natural e estuda as interrelações entre a pessoa e seu ambiente físico e social, e como essas relações influenciam o bem-estar do indivíduo
3- Quais áreas de atuação que fazem interdisciplinaridade com a psicologia ambiental?
Educação, Economia, Antropologia, Geografia, Engenharia, Arquitetura, Gerontologia, Sociologia, Paisagismo, Planejamento Urbano e Ergonomia.
4- Quais dimensões podem afetar a relação ambiente-indivíduo?
O ambiente apresenta características multidimensionais e molares, isto é, possui dimensões físicas e sociais, numa perspectiva em que o ambiente influencia o nosso comportamento ao mesmo tempo em que nosso comportamento também é influenciado pelo ambiente. Assim, o foco de análise do ambiente está nas interrelações entre pessoas e seus meios sociais e físicos. Há ainda uma dimensão afetiva do ambiente que nos traz o sentimento de pertencimento a um lugar. A interrelação entre pessoa-ambiente é afetada pelas normas, valores, crenças, modelos relacionados a uma determinada dimensão temporal, e a sucessão de eventos que ocorrem ao longo da vida de uma pessoa, pois uma característica forte do ambiente físico é estar inserido nos sistemas social, econômico, político e cultural nos quais se encontra e é inseparavelmente relacionado a ele. Portanto, esse ambiente incorpora dimensões intercultural e temporal.
5- Como a pandemia da COVID-19 impactou o uso de espaços públicos e interferiu no comportamento das pessoas?
O isolamento e distanciamento sociais exigidos no enfrentamento da pandemia vivido pelo mundo em 2020, evidenciou a necessidade de distanciamento seguro entre as pessoas para evitar a transmissão do vírus, necessidade de evitar circular e aglomerar em espaços públicos, esses exemplos evidenciam a importância do ambiente físico para nossa saúde física e mental. O isolamento social das pessoas em suas residências e a restrição nos contatos presenciais trouxeram muitas reflexões sobre os efeitos deste isolamento sobre a saúde mental, elevando níveis de ansiedade e a depressão para muitas pessoas. A pandemia também trouxe o trabalho para dentro de casa para muitas pessoas e profissões, o conhecido trabalho remoto, expondo a privacidade do lar, também interferindo na maneira como nos relacionamos com o mundo. Essas situações evidenciam essa relação que as pessoas estabelecem com o seu ambiente, influenciando o ambiente e sendo também afetados por eles, além de evidenciar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos, reconhecendo as dimensões físicas e sociais dos ambientes em que vivemos.
6- Defina: espaço pessoal, territorialidade, densidade e privacidade
Espaço pessoal: área com limites invisíveis cercando o corpo de uma pessoa no qual intrusos não são permitidos.
Territorialidade: conjunto de comportamentos ou atitudes por parte de um indivíduo ou grupo, baseado em controle percebido, tentado ou real sobre um espaço físico definível, objeto ou ideia, que pode implicar em ocupação habitual, defesa, personalização ou demarcação.
Densidade/apinhamento: número de indivíduos por unidade de espaço, portanto uma medida objetiva. Apinhamento refere-se a um estado psicológico que inclui estresse e a motivação de sair de uma situação percebida subjetivamente como densa.
Privacidade: controle seletivo do acesso a si mesmo ou a seu grupo
7- Como a área da psicologia ambiental que estuda os ambientes naturais se posiciona quanto a sustentabilidade do planeta?
O estilo de consumo apoiado numa sociedade capitalista trouxe uma série de desafios, principalmente influenciar as pessoas a adotarem comportamentos sustentáveis. Nós precisamos nos desenvolver enquanto comunidade, mas sem esgotar nossos recursos não renováveis, isso implica na redução de consumo, numa vida sustentável e com qualidade de vida. A Psicologia Ambiental procura estabelecer contribuições para os problemas humano-ambientais, pois é papel da ciência psicológica a promoção da qualidade ambiental. O desenvolvimento humano estabelece algumas consequências sociais, econômicas e ambientais, como a necessidade de promoção de desenvolvimento sustentável do nosso planeta, a partir da ideia de que muito de nossa produção econômica está baseado na exploração de recursos não renováveis; de planejamento familiar, uma vez que há preocupação com a superpopulação no mundo e adoção de estratégias de desenvolvimento preocupando a qualidade de vida. 
8- Como a psicologia ambiental compreende que o meio ambiente impacta o comportamento humano?
Já sabemos que há um relacionamento recíproco entre homem e meio ambiente e que o que acontece com um afeta o outro e vice-versa. Nesse sentido é possível compreender que existe uma inter-relação entre o comportamento humano e o meio em que vive, ou seja, tanto o ambiente influencia o comportamento, quanto é influenciado por ele. A psicologia ambiental estuda o homem em seu contexto físico e social, como cada sujeito percebe, compreende e avalia o ambiente, e como esse ambiente influencia no comportamento dos mesmos. Sabe-se que alguns ambientes propiciam algumas atitudes enquanto outros inibem, todo comportamento humano ocorre em interação com o ambiente.

Outros materiais