Buscar

PROVA ESTACIO P CON RIS MÁQ EQ IN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Quando se trata de medidas preventivas de choque elétrico torna-se obrigatório consultar duas normas brasileiras: NBR 5410 da ABNT e a NR 10 da Portaria 3.214. De acordo com esta afirmativa, assinale a única alternativa falsa dentre as abordagens dos itens abaixo:  (Ref.: 202009105177)
	
	
	
	
	Na ótica do trabalhador da manutenção, como usuários, devemos destacar alguns aspectos do zelo pela conservação das máquinas e aparelhos operados ser fundamental para preservar as condições de segurança.
	
	
	Na alta tensão, além de fazê-lo com o circuito desligado deve-se providenciar um aterramento de uma das fases do circuito.
	
	
	Para medição dos circuitos utilizar apenas os instrumentos adequados, como Multímetros, Voltímetros e Amperímetros, evitando as improvisações, que costumam ser danosas.
	
	
	Já a norma regulamentadora NR-10 - Instalações e serviços com eletricidade recomenda condições mínimas para garantir a segurança das pessoas, e estabelece critérios para proteção contra os riscos de contato elétrico, incêndio e explosão, dentre outros.
	
	
	A NBR 5410, intitulada de "Instalações Elétricas de Baixa Tensão", fixa condições de segurança nas instalações com tensão até 1000 Volts em corrente alternada e de até 1500 Volts em corrente continua.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		Trocador de calor é o dispositivo usado para realizar o processo da ------------- entre dois fluidos em --------------- temperaturas. Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico. Em virtude das muitas aplicações importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor têm uma longa história, mas ainda hoje se busca aperfeiçoar o ------------ e o desempenho de trocadores, baseada na crescente preocupação pela -------------- de energia. Qual dos itens corretamente preenche e simultaneamente os espaços em branco. (Ref.: 202009105328)
	
	
	
	
	troca térmica - diferentes - projeto - conservação
	
	
	troca rápida - diferentes - projeto - demanda
	
	
	troca térmica - diferentes - calor - abundância
	
	
	Igualar temperaturas - diferentes - projeto - conservação
	
	
	absorção térmica - iguais - calor - abundância
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas. Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados e obedecida a sequencia prevista: No que tange ao acidente do trabalho e as medidas de controle para prevenir os riscos em eletricidade, qual das alternativas abaixo está errada:  (Ref.: 202009105183)
	
	
	
	
	Seccionamento: É o ato de promover a descontinuidade elétrica parcial no local, por exemplo, uma das fases envolvidas, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado.
	
	
	Impedimento de reenergização: É o estabelecimento de condições que impedem a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado, assegurando ao trabalhador o controle do seccionamento.
	
	
	Constatação: É a verificação da efetiva ausência de tensão nos condutores do circuito elétrico.
	
	
	Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos: Constatada a inexistência de tensão, os condutores deverão ser ligados à haste terra do conjunto de aterramento temporário e realizado a equipotencialização das fases.
	
	
	Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal, ou perturbação funcional, que cause perda ou redução da capacidade de trabalho (temporária ou permanente) ou morte.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		No que tange ao desenvolvimento histórico da legislação relacionada aos cuidados preventivos com segurança do trabalho, podemos afirmar as alternativas abaixo, exceto: (Ref.: 202009105324)
	
	
	
	
	No final de 1994, a Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho publicou, no Diário Oficial da União, o novo texto da NR-13, elaborado por uma comissão composta por representantes exclusivos das empresas e Governo.
	
	
	A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR-12177 - antiga NB-55- trata dos procedimentos de como fazer as inspeções, e a NB-227, dos códigos para projeto e construção de caldeiras estacionárias.
	
	
	O IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis é a entidade autorizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a elaborar normas para os diversos segmentos da cadeia de petróleo no país por intermédio de suas comissões, formadas por representantes das partes interessadas.
	
	
	No Brasil, desde 1943 a CLT, de forma incipiente, contempla a preocupação com a segurança em caldeiras. Porém, somente a partir de 1978 foi criada a norma sobre Caldeiras e Recipientes de pressão, a NR-13, que estabeleceu as medidas de segurança para os usuários destes sistemas.
	
	
	Outras entidades (INMETRO, IBP e a Abiquim), têm procurado contribuir elaborando estudos, pesquisas e discussões sobre os aspectos de segurança em caldeiras.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		Sistemas pressurizados são equipamentos ou componentes que possuem fluido sob pressão interna ou externa. Dentre os itens abaixo, qual deles caracteriza uma alternativa errada:  (Ref.: 202009105344)
	
	
	
	
	Os indicadores de pressão de caldeiras e vasos de pressão devem estar sendo visualizados e devem sofrer calibração quando aparentar falha.
	
	
	O alívio de pressão deve agir permanentemente para garantir a faixa adequada da pressão de trabalho.
	
	
	Uma das medidas de manutenção obrigatória é o controle permanente do nível da água em ebulição numa caldeira.
	
	
	Todo vaso de pressão ou caldeira deve possuir instrumento que indique a pressão de operação em conformidade com a NR-13.
	
	
	As mangueiras e tubulações utilizadas para a pressurização do sistema submetido a teste hidrostático devem ser fixadas em base resistente.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Uma Subestação funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais onde está a maior parte das máquinas e equipamentos. Nesta premissa, assinale a alternativa errada: (Ref.: 202009105199)
	
	
	
	
	A instalação de transformadores menores, abaixadores, reduz ainda mais a tensão da energia que vai diretamente para as residências, comércios e outros locais de consumo.
	
	
	Os condutores de alimentação elétrica das máquinas e equipamentos devem oferecer resistência mecânica compatível com a sua utilização.
	
	
	Os quadros de energia das máquinas e equipamentos devem possuir porta de acesso, mas deve ser mantida normalmente aberta para ventilação.
	
	
	Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição primária ainda não está adequada para o consumo residencial imediato.
	
	
	Os condutores de alimentação elétrica das máquinas e equipamentos devem ser constituídos de materiais que não propaguem o fogo, ou seja, autoextinguíveis, e não emitirem substâncias tóxicas em caso de aquecimento.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) é obrigatório em estabelecimentos com mais de:  (Ref.: 202009087957)
	
	
	
	
	20 trabalhadores.
	
	
	a partir de 21 trabalhadores.
	
	
	mais de 100 trabalhadores
	
	
	entre 21 e 400 trabalhadores.
	
	
	18 trabalhadores
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		Quanto aos dispositivos de parada de emergência previstos na NR-12, uma das alternativas abaixo é não conforme: (Ref.: 202009105290)
	
	
	
	
	Os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.
	
	
	Quando forem utilizadosdispositivos de acionamento do tipo comando bimanual, visando a manter as mãos do operador fora da zona de perigo, esses devem possuir atuação síncrona, ou seja, um sinal de saída deve ser gerado somente -quando os dois dispositivos de atuação do comando - botões - forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 5 s( cinco segundos);
	
	
	Os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas.
	
	
	Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;
	
	
	Quando forem utilizados dispositivos de acionamento do tipo comando bimanual os mesmos devem possuir dispositivos de comando que exijam uma atuação intencional a fim de minimizar a probabilidade de comando acidental.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos e das áreas de circulação devem ter características conforme a NR-12. Uma das afirmativas abaixo está em não conformidade: (Ref.: 202009105261)
	
	
	
	
	Os pisos devem ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.
	
	
	Os pisos podem ter ferramentas de uso eventual mantidas fora das áreas de circulação.
	
	
	Os espaços em torno de máquinas devem ser projetados, dimensionados e mantidos de forma que os trabalhadores e os transportadores de materiais, mecanizados e manuais, movimentem-se com segurança.
	
	
	Os pisos devem ser mantidos limpos.
	
	
	Os pisos devem ter características de modo a prevenir riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias e materiais que os tornem escorregadios;
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		Conforme o item 13.6.3.7, nas Tubulações que interligam Caldeiras e Vasos de Pressão deve ser realizada inspeção extraordinária nas situações abaixo: Qual das alternativas não se enquadra em conformidade no referido item?  (Ref.: 202009105355)
	
	
	
	
	A inspeção periódica e extraordinária de tubulações devem ser executadas sob a responsabilidade técnica de PH.
	
	
	A inspeção por ser extraordinária poderá repetir os registros anteriores quanto aos fluidos de serviço da tubulação e respectivas temperatura e pressão de operação em qualquer condição de alteração;
	
	
	Antes da tubulação ser recolocada em funcionamento, quando permanecer inativa por mais de 24 (vinte e quatro) meses.
	
	
	Sempre que a tubulação for danificada por acidente ou outra ocorrência que comprometa a segurança dos trabalhadores;
	
	
	Sempre que a tubulação for danificada por acidente ou outra ocorrência que comprometa a segurança dos trabalhadores;

Outros materiais