Buscar

ATIVIDADE FORMATIVA IV RESENHA FILME CUERDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS
ATIVIDADE FORMATIVA IV
ORIENTAÇÃO: Elaborar uma resenha crítica, de no máximo três parágrafos, descrevendo suas observações sobre o curta metragem “Cuerdas”, e qual impacto do filme para sua vida pessoal e profissional.
NOME DO ALUNO: ELISANGELA SILVEIRA FREITAS 
RESENHA SOBRE O FILME CUERDAS
Filme: Cuerdas (Cordas). Curta-metragem/Drama 2013 ‧ 11 min
Direção: Pedro Solís García. L - Livre para todos os públicos. 
Cuerdas é uma curta-metragem de animação da Espanha que foi escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013. Recebeu o Prêmio Goya de melhor curta-metragem de animação em 2014. A curta-metragem conta a história de uma menina que se tornou amiga de um menino Nicolás que tem paralisia cerebral.	
 Cordas (Cuerdas) apresenta uma reflexão sobre a relação de proximidade e carinho que surge entre duas crianças no ambiente escolar. A animação conta de forma emocionante a história de como Nicolás portador de paralisia cerebral é recebido e acolhido por Maria, que de maneira habilidosa e afetuosa insere o amigo em seu cotidiano e em suas brincadeiras escolares.
Nicolás aluno com paralisa cerebral, ao ingressar em sua nova turma na escola é recebido com frieza e distanciamento por alguns colegas, que agem com estranhamento diante de sua condição. É uma obra que de forma sensível traz a discussão acerca da relação exclusão e inclusão. Maria, de forma nobre, nos traz um olhar especial sobre as diferenças vistas, como a especificidade de cada ser humano.
O diferencial desse filme, está na sensibilidade de uma menina que não aguardou comandos ou a inferência por parte dos educadores e tão pouco, incomodou-se com os comentários dos outros colegas. Uma escola distante de um cenário ideal. Poderia ser outro contexto, desde que a escola utilizasse os parâmetros básicos da inclusão, trabalhasse as diferenças e singularidades dentro da coletividade. Para tanto, é necessário que como educadores, saibamos que a interação, o bem- estar, o acolhimento, são tão importantes para crescimento quanto as habilidades que tendem a ser desenvolvidas. “Não creia em manuais mágicos na educação. Creia na sensibilidade." (CURY, 2001, p. 23). Por isso, o olhar afetuoso necessita estar presente em todos os momentos, em todas as nossas diferenças diárias, e numa sala de aula, é norteador para efetivar a inclusão.

Outros materiais