Buscar

TRABALHO INTERDICIPLINAR MODULO III

Prévia do material em texto

2
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
bacharelado em administração
turma ADG44
28/11/2018
Bruna Pedrozo do nascimento
Tutora: Luzia Avance De Oliveira
TRABALHO INTERDICIPLINAR MODULO III
Saúde Pública No Município De Paranaita 
Alta Floresta/MT
2018
TRABALHO INTERDICIPLINAR MODULO III
Saúde Pública No Município De Paranaita
acadêmicos: Bruna P. Do Nascimento,Jefferson Dos S. Reis
Marcelo Da Silva, Vanessa Macedo Dos Santo
Tutora: Luzia Avance De Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
28/11/2018
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa e o entendimento na saúde pública na região de Paranaita que tem importância no meio administrativo da profissão no decorrer do seu trabalho,com o método para o desenvolvimento deste paper se utilizou atipologia,documental,a fontes de pesquisas obtidas através de documentos,entrevistas, relatórios e artigos publicados via internet.é de conhecimento a relevância da pratica administrativa em instituições públicas ou privadas. neste contexto do trabalho apresentado nos trás a oportunidade analisar e discutir a pratica e a realidade do profissional atuante com esta área de trabalho.
palavra chave: saúde, publica, profissional, realidade
1. INTRODUÇÃO
 Nós estudantes de administração é um imenso prazer mostra esse trabalho com grande honra demonstras assumo importância e compreensão para a área administrativa dentro da saúde publica,visando sempre o melhor entendimento do funcionamento desta para alcançar as resoluções para das questões presentes neste meio. 
 Sabemos ha real situação da saúde publica ,com a falta de investimentos administração disfuncional e a falta de organização resultando na escassez medicamentos mais comuns e falta de profissionais preparados áreas.
 No Brasil existem dois sistema de saúde que são particulares e os públicos. os hospitais públicos são pagos pelo governo,são pagos impostos para área da saúde e entre outros. o estado e o distrito federal apliquem cerca de 12% de todo o dinheiro que se arrecadam na área da saúde.já os municípios devem investir 15% deste mesmo.
 A economia na saúde deve ser entendida como o ramo do conhecimento que otimismo as ações de saúde e a distribuição dos recursos disponíveis,garantindo a população melhor assistência á saúde e o melhor estado.
 Quando se há ma administração pode gerar longas filas de espera para uma simples consulta medicas entre outros transtorno. porem há instituições privadas de saúde que apresentam níveis de excelência excepcionais,mas o acesso ainda se restringe a uma minoria da população. o Brasil esta passando por uma crise que afeta todas as áreas não só da saúde como também da educação e segurança.
 
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Planejamento organização é um processo que consistente num junção de ações intenções, coordenadas ,integradas, orientadas , necessárias para realizar um objetivo. Planejamento é do papel da administração que determina o que será realizado antecipando e quais metas devem ser alcançada .
O planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo [...] não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro ,mas sim em considerar as Implicações futuras em decisões que devem ser tomadas no presente (chiavenato 1955 planejamento estratégico p. 250) 
 
O planejamento na saúde pública necessários sem essa as atividades são realizadas por inércia o sistema de saúde funciona de forma desarticulada e subjetivar-se ,desordenado . se não há uma visão clara do objetivo de onde deseja-se chegar e por qual caminho optar. Dificilmente se terá ganho na qualidade e certamente os recursos serão utilizados de forma pouco eficaz. 
[...] além do problemas da falta de recursos humanos e financeiros, a formação dos profissionais, médicos, ainda é fundamental no modelo mecanicistas:focado doença e não no indivíduo[...] (Grisotti, Patrício e Silva ,2010 edital público p. 837)
 
Um dos modelos tidos como ideais para o planejamento da saúde se baseia na organização por critérios de eficiência microeconômicas na aplicação de recursos, na integração a partir da complementaridade de várias densidades tecnologias, objetivadas pela provisão de cuidado contínuo, integral de qualidade, responsável pela saúde humanizada, construída através organização gestão e o financiamento intergovernamentais com cooperação, voltada para as necessidades populacionais de cada região singular. 
[...] tem por objetivo a otimização das ações de saúde, ou seja, o estudo das condições ótimas de distribuição dos recursos disponíveis para assegurar à população a melhor assistência à saúde e o melhor estado da saúde possível [...] (Del Nero,C.R. O que é Economia da Saúde 1995 p.19)
Pois na VIII conferência nacional da saúde serviu como base para a o artigo 196 da constituição de 1988. A saúde é direito de todos do estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação. 
[...] um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e Coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde e prevenção de agravos o diagnóstico, o tratamento, a rereabilitação e a manutenção da saúde.É desenvolvidas por meio de exercício de praticas gerências e sanitária democráticas e participativas sobe forma de trabalho em equipe , dirigidas a população de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerado a dinamicidade existente no território em que vive essa população[...] (Gestão pública em saúde - Célia Regina Rodrigues Gil ;Isaias Cantoa Luiz ;Maria Cristina Rodrigues Gil 1°edição, 2016 pag.13 
Está área requer investimentos e também é necessita de garantias que estes valores aplicados cheguem aqueles que enfrentam filas de esperas, por isso é grande requerimento de aumento da fiscalização dos recursos visando uma solução no impasse em certo âmbitos financeiros entre prefeitura, estado e união para um clareamento das responsabilidades administrativas e financeira de todos.
3. MATERIAIS E METODOS
Na averiguação a fim de obtermos respostas para as indagações apresentada foi elaborado um questionário com pergunta deste meio, onde fizemos a pesquisa no hospital municipal de Paranaíta localizado no município de Paranaíta/MT no endereço avenida Eliza Miyazima na data 30/10/2018. Que tem como objetivo tratar da população que precisa de atendimento nesta pesquisa foram entrevistados. 15 Pessoas que estavam para serem consultados se tratando de uma pesquisa não aleatória. 
O objetivo da atual pesquisa é tomar consciência da opinião dos entrevistados a respeito do tema deste trabalho de graduação: SAÚDE PÚBLICA DE PARANAÍTA. Investigando e analisá-los à luz do referencial teórico e assimilação do enunciado anteriormente. Através das questões propostas foram obtidas as seguinte respostas e organizou-se e a análise que segue.
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO
fonte:PROPRIA
Quando perguntado às pessoas que foram ao hospital público de Paranaíta recentemente se foram bem atendidos 40% das pessoas para quem foi questionado, disseram que não foi bem atendidos e um dos principais motivos foi a demora na hora do atendimento pois para isso primeiro ocorrer a triagem sendo um dos grandes desafios da saúde pública como um todo.
E os outros 60% responderam que são bem atendidos pois se sente à vontade e familiaridade com o sistemas e o bom momento na saúde do município. Também tendo um funcionamento da equipe eficiente e uma boa gestão.
E se havia todos os medicamentos necessário 80% disse que não havia porém destes que não tinham não eram medicamentos rotineiros. E os 20% responderam que há todos os medicamentos.
E quando questionado se a saúde pública de Paranaíta está sendo investido o suficiente 13,33 responderam que sim é o suficiente pois se tem uma boa saúde. E os 86,67 disse que não pois apesar de ter muita qualidade também pode ser melhorada em vários quesitos.Pesquisa com gestão 
 Qual é o seu ponto de vista sobre a saúde pública ? 
A saúde pública é fundamental para a população. Vai muito além de atendimento clínicos, cirurgias, distribuição de medicamentos. No cotidiano de toda a população é permeado por ações da saúde pública, um exemplo são ações da vigilância sanitárias que regula desde medicamentos até produtos de limpeza.
 Qual é a percentagem de recursos arrecadado para a saúde pública? 
O percentual mínimo de arrecadação que deve ser investido em saúde e determinado pela legislação é de 15%.
Qual é o tempo de espera para uma cirurgia simples? E como você acha que pode melhorar nessa situação? 
O tempo de espera para a realização de uma cirurgia pode variar muito, a depender do porte da cirurgia, disponibilidade de profissionais habilitados, demanda da população.
Há casos de infecção hospitalar ? Qual seria esse índices? 
Quanto aos casos de infecção hospitalar sabe-se que é um evento possível, a ANVISA disponibiliza em sua página o levantamento dos índices no seguinte endereço :
https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/
Qual seria o modelo ideal para a saúde pública? 
Não há um modelo ideal, isso seria utópico. A construção de um modelo de saúde necessita esforços na detenção da necessidades da saúde de saúde pública, perfil epidemiológico e disponibilidade financeira. 
 Pode-se observar como é amplo o ramo da saúde pública e sua consistência no cotidiano da população sendo um dos pilares do estado e de que forma se é estrutura com base nas necessidades da população aliada com os recursos desmobilizados para aplicação efetiva da saúde a todos que dela precisam. 
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Em virtude dos fatos mencionado percebe-se que a saúde pública tem uma grande importância tanto para o meio social quanto para a administrativo que está amplamente entranhada neste meio com a aplicação do planejamento organizacional, utilização de recursos financeiros e percebemos que é de ampla relevância na área da saúde uma boa planificação e a condução de um todo.
Reconhecemos os meio e fundamentos estratégicos na programação, gestão podem atuar como agentes sociais de logística e no desenvolvimento de ações que atendam as necessidades e expectativas de população e dos trabalhadores. 
Administração é adepta de técnicas de gestão para dirigir uma instituição tendo com o objetivo de inclusão da erudição em vários setores .quando se diz em administração na saúde, atribui-se na esfera a responsabilidade de otimizar rotinas e melhorar a experiência dos pacientes. Sendo assim é voltada à aperfeiçoamento dos resultados o que exige do profissional a capacidade de estruturar pessoas e criar um planejamento.Utilizando de ferramentas que existem para a potencialização na administração da saúde otimizando os processos e aderindo um sistema que integram as diferentes áreas e informações agilizando assim a rotina.
Podemos contemplar que a saúde pública no município de Paranaíta se sobressai em comparação com outros município do Brasil mesmo tendo ponto onde podem ser melhorados para não se ter a dependência de municípios maiores em casos mais graves através de ambições e investimento.
 Referência bibliográfica 
_______Ministério do desenvolvimento social disponível em:<http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/servicos-de-convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos>.acessado em 12 de setembro
_______FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030: Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/ Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2012.Disponível em <http://books.scielo.org/id/z9374/pdf/noronha-9788581100180.pdf>.acessado em 23 out.2018
_______. O SUS e o Setor Privado Assistencial: adaptações e contradições. Futuros do
Brasil. Ideias para ação. CEE Fiocruz 2017. Acessível em: <http://www.cee.fiocruz.
br/sites/default/files/Artigo_ligiabahia_osuseosetorprivado_REVISADO1.pdf>.
______AUGUSTINHO PALUDO:administração publica;edição 3.pg. 110
NONAKA,lkujiro:TAKEUCHI,Hirotaka.criação de conhecimento na empresa.rio de janeiro:campus\Elsevier,1997
______Tratamento de saúde coletiva / Gastão,Wagner de Sousa Campos … 2°ed.rev.aum.-São Paulo: hacitec. acessado em: 12 de set. de 2018
SCHEFFER, M.; BAHIA, L. A saúde nos programas de governo dos candidatos a presidente da República do Brasil nas eleições de 2014:notas preliminares para o debate. Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História – UFJF, 2014. Disponível em:<http://www.ufjf.br/facesdeclio/files/2014/09/3.ArtigoD1MarioeL%C3%ADgia.pdf>. Acesso em: 25 outubro 2018.
SANTOS, L.; CAMPOS, G. W. S. SUS Brasil: a região de saúde como caminho. Saúde
Soc., v.24, n.2, pg.438-46, 2015. 
OCKE-REIS, C. O. Os desafios da ANS frente à concentração dos planos de saúde. Ciênc.Saúde Coletiva [online], v.12, n.4, p.1041-50, 2007.
Saúde Pública de Paranaita/MT
 sim	você foi bem atendido no hospital publico?	sempre há todos os medicamentos que necessita no hospital publico? 	você acha que é investimento suficiente na area da saúde publica?	60.0	80.0	86.67	 Não 	você foi bem atendido no hospital publico?	sempre há todos os medicamentos que necessita no hospital publico? 	você acha que é investimento suficiente na area da saúde publica?	40.0	20.0	13.33	Colunas1	você foi bem atendido no hospital publico?	sempre há todos os medicamentos que necessita no hospital publico? 	você acha que é investimento suficiente na area da saúde publica?

Continue navegando