Buscar

AVI TRIBUTOS EM ESPECIE SEGUNDA MANHA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito
	Disciplina: Tributos em Espécie
	
	Período:
	Turma: MANHÃ
	
	Professor:	Luiz	Gonzaga	Medeiros Bezerra da Cunha
	Data da Aplicação:
	
	Avaliação: AV1
	Nota:
	Visto do Professor (a):
	Nome: 
GABARITO
	QUESTÃO
	1.
	2.
	3.
	4.
	5.
	RESPOSTA
	 A
	 B
	 D
	 D
	 A
1. De acordo com o Código Tributário Nacional, é CORRETO afirmar que:
a) A anistia abrange exclusivamente as infrações cometidas anteriormente à vigência da lei que a concede, não se aplicando aos atos qualificados em lei como crimes ou contravenções e aos que, mesmo sem essa qualificação, sejam praticados com dolo, fraude ou simulação pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefício daquele.
b) A isenção nunca decorrerá de lei que especifique as condições e requisitos exigidos para a sua concessão, os tributos a que se aplica e, sendo caso, o prazo de sua duração.
c) A exclusão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela consequente.
d) Contestado o crédito tributário, o juiz remeterá as partes ao processo competente, mandando reservar bens suficientes à suspensão total do crédito.
2. Em tema de exclusão do Crédito tributário, é correto afirmar:
a) A anistia abrange as infrações cometidas antes ou depois da vigência da lei que a concede, aplicando- se aos atos qualificados em lei como crimes ou contravenções.
b) A isenção, ainda quando prevista em contrato, é sempre decorrente de lei que especifique as condições e requisitos exigidos para a sua concessão, os tributos a que se aplica e, sendo caso, o prazo de sua duração.
c) A anistia somente pode ser concedida em caráter geral e ilimitadamente às infrações da legislação relativa a determinado tributo, porém com prazo certo e determinado.
d) A isenção não pode, em qualquer caso, ser restrita a determinada região do território da entidade tributante, sob pena de violação do princípio da igualdade tributária.
e) A exclusão do crédito tributário dispensa ilimitadamente o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela consequente.
3. O lançamento que ocorre quanto aos tributos, cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa chama-se:
a) Direito;
b) Por declaração
c) Discricionário;
d) Por homologação
4. O crédito tributário é regularmente constituído:
a) Pelo fato gerador;
b) Pela inscrição da dívida ativa;
c) Pela decisão administrativa em processo fiscal
d) Pelo lançamento
5. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa:
a) Quando deve ser apreciado fato não conhecido por ocasião do lançamento anterior;
b) Quando houver divergência na interpretação da lei, por parte de autoridade administrativa subordinada;
c) Em virtude de modificação introduzida de ofício ou em consequência de decisão administrativa ou judicial nos critérios jurídicos adotados;
d) Quando a lei estabelecer novos critérios de apuração ou fiscalização.
6. Estabeleça a diferença entre a prescrição e a decadência. Explique se é possível a cobrança do crédito tributário nessas duas hipóteses. (valor: 1,5 pontos).
A prescrição e a decadência são situações distintas de extinção do direito à exigibilidade do crédito tributário. A decadência, prevista no artigo 173 do CTN, representa a perda do direito da Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, constituir, através do lançamento, o crédito tributário, em razão do decurso do prazo de 5 anos, contado: do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado; da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vicio formal, o lançamento anteriormente efetuado. A prescrição extingue o direito, pertencente ao credor, da ação de cobrança do crédito tributário, também pelo decurso do prazo de 5 anos, contado da data da sua constituição definitiva (artigo 174 do CTN).
7. Explique a natureza jurídica do lançamento tributário e identifique as suas seis finalidades. (valor: 1,5 pontos).
O Lançamento tributário é o ato jurídico administrativo, da categoria dos simples, constitutivos e vinculados, mediante o qual se insere na ordem jurídica brasileira uma norma individual e concreta, que tem como antecedente o fato jurídico tributário e, como consequente, a formalização do vínculo obrigacional, pela individualização dos sujeitos ativo e passivo, a determinação do objeto da prestação, formado pela base de cálculo e correspondente alíquota, bem como pelo estabelecimento nos termos espaço-temporais em que o crédito há de ser exigido (termos esses últimos muitas vezes esquecidos pela doutrina).

Outros materiais