Buscar

Aula 6 Sistemas tempo real e palmer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Esp. Manoel Pedro
Sistemas de Tempo Real
Sistemas Palmer
Sistemas Operacionais
Sistemas de Tempo Real
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
2
Sistema de Tempo Real é um sistema usado quando requisitos de tempo rígidos são exigidos para a operação de um processador ou para o fluxo de dados, muito usado em dispositivos de controle.
 Sensores trazem dados para o computador. O computador deve analisar os dados e possivelmente ajustar os controles para modificar as entradas dos sensor.
Sistemas de Tempo Real
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
3
 Sistemas que controlam experimentos científicos, sistemas médicos de processamento de imagem, sistema de controle industrial, são sistemas de tempo , alguns sistemas de combustível automotivos e sistemas bélicos também são exemplos de sistemas em tempo real.
 Um sistema de tempo real possui restrições de tempo fixas e bem definidas. O processamento tem que ser realizado dentro das restrições definidas, ou o sistema ira falhar.
Sistemas de Tempo Real
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
4
 Sistemas de tempo real são divididos em dois tipos;
 Sistemas de tempo real rígido: Garante que tarefas críticas sejam contempladas em tempo. Esta mera requer que todos os retardos no sistema sejam confinados, desde a recuperação de dados armazenados até o tempo que o sistema operacional leva para concluir qual qualquer solicitação a ele dirigida.
Memória secundária da qualquer espécie é usualmente limitada ou inexistente, sendo os dados, em vez disso, armazenados em memória volátil ou em memória ROM. A memória ROM é localizada em dispositivos de armazenamento não-voláteis. 
Sistemas de Tempo Real
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
5
 A maioria das características avançadas de um sistema operacional estão ausentes também, já que tendem a separar os usuários do hardware, e esta separação resulta em incerteza quando ao montante de tempo que a uma operação irá consumir.
 Um sistema de tempo real rígido conflitam com a operação de um sistema compartilhado, e os dois não podem ser misturados. 
Sistemas de Tempo Real
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
6
Sistemas de Tempo Real Flexível: É um sistema no qual uma tarefa de tempo real crítica tem prioridade sobre outras tarefas e retém esta prioridade até que se complete.
 O sistema de tempo real flexível bom com o rígido, precisa, que os retardos do Kenel do sistema operacional precisam ser confinados: uma tarefa de tempo real não pode ser mantida indefinidamente em espera até que o kernel posso processá-la.
Sistemas de Tempo Real
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
7
Sistemas de Tempo Real Flexível tem utilidade mais limitada do que os sistemas de tempo real rígidos. Dada a sua falta de suporte a deadline, é arriscado usá-lo para controle industrial e robótica.
 São uteis entretanto, em muitas áreas, incluindo multimídia, realidade virtual e projetos científicos avançados – como exploração submarina e exploradores planetários.
 Por causa da expansão de usos para a funcionalidade de tempo real flexível, ela está se inserindo na maioria dos sistemas operacionais atuais, incluindo as versões mais importantes do UNIX 
Sistemas Palmer
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
8
 OS Sistemas Palmer incluem os assistentes digitais pessoais (PDAs – personal digital assitents) ou telefones celulares com conectividade de rede com a internet.
Os desenvolvedores de sistemas Palmer enfrentam muitos desafios principalmente pelas limitações encontradas pelos Hardwares, devidos serem dispositivos portais de fácil transporte eles são limitados . Por exemplo a memória que varia entre 512Kb a 8Mb.
Sistemas Palmer
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
9
 Como decorrência o gerenciamento de memória deve ser muito eficiente, isso significa retorna toda a memória alocada de volta ao gerenciador de memória assim que não estiver mais sendo usada.
Outro problema é a velocidade dos processadores, os processadores para a maioria dos dispositivos Palmer muitas vezes operam em uma fração da velocidade do processador de um PC. 
Processadores mais rápidos requerem mais energia. A inclusão de um processador mais rápido em um dispositivo Palmer exigiria uma bateria maior reposta (recarregada) com mais freqüência.
Sistemas Palmer
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
10
 O ultimo desafio que os desenvolvedores para Palmer enfrentam é o tamanho da tela de exibição.
Normalmente os dispositivos tem no Maximo 3 polegadas, tarefas familiares como ler e-mail ou navegar em paginas da web, devem ser condensadas em vídeos menores.
Alguns PDAs podem usar tecnologia de dispositivos sem Fio como Bluetooth, permitindo acesso a internet, como os celulares, mais grande parte deles não prover dessa tecnologia, tendo que para enviar arquivos a eles é necessário baixa primeiro para um PC.
Sistemas Palmer
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
11
 Em geral, as limitações na funcionalidade dos PDAs são compensadas por sua conveniência e portabilidade. 
Seu uso continua a se expandir à medida que as conexões de rede tornam-se mais disponíveis e outras opções, como câmeras e reprodutores de MP3, expandem sua utilização.
Material do Prof. Esp. Manoel Pedro
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.”
Albert Einstein
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais