Buscar

Avaliação final objetiva economia

Prévia do material em texto

1 -Para a produção de qualquer bem ou serviço, é necessário o emprego dos recursos produtivos, assim,
aprendemos que as organizações necessitam da terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial. O preço pago pela utilização dos fatores de produção vai constituir a renda dos proprietários desses fatores.
Sobre a remuneração do fator de produção capacidade empresarial, assinale a alternativa CORRETA: A )Aluguel.
B )Lucro.
C )Salário.
D )Juro.
2 - No âmbito da Economia, os agentes econômicos, as famílias e as empresas interagem para a satisfação das necessidades oriundas das atividades sociais. Todavia, para ajudar nessas interações econômicas, o Estado desempenha a função de um importante agente na economia. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No século XXI, o Estado é um dos agentes econômicos de menor importância, pois detém o poder de interferir nas relações da economia, entre famílias e consumidores.
II- Após a década de 1930, o Estado recebeu um papel bem importante, visando corrigir as deficiências do mercado que vão se apresentando na dinâmica do mercado.
III- O liberalismo econômico, defendido por Adam Smith, representa uma situação na qual os agentes econômicos (empresários e consumidores) não são regulados pelo Estado.
IV- Nos países europeus, criou-se o chamado "Estado do Bem-Estar Social", no qual o Estado fornece quase todos os serviços básicos à população.
Assinale a alternativa CORRETA:
A )	As sentenças I e III estão corretas.
B )	As sentenças II, III e IV estão corretas. C )	As sentenças I e II estão corretas.
D )	As sentenças I e IV estão corretas. 3 - Em uma economia com governo, este também demanda recursos ou fatores de produção. Há alguns serviços que o governo adquire e utiliza para produzir outros bens e serviços públicos, que podem ser: alimentação, materiais escolares, saúde pública, escolas, universidades, segurança, entre outros.
Quantos vazamentos no fluxo circular da renda correspondem à parcela da renda das famílias que não se destinam diretamente ao consumo?
A ) Podemos apontar sete.
B ) Podemos apontar dois.
C ) Podemos apontar três.
D ) Podemos apontar cinco.
4 - A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica da cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa
CORRETA:
A )	As famílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
B )	No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
C )	No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
D )	Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
5 - Nas estruturas de mercado, empresas que fazem parte podem se organizar de maneira informal para fixar políticas de preços relativamente padronizadas com o objetivo de diminuir a concorrência e maximizar seus lucros. Esse tipo de prática é caracterizada como uma prática desleal e é conhecida popularmente como
cartel. Com relação à formação de cartel e no contexto das estruturas de mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Essa prática desleal é observada em estruturas de mercado monopolísticas.
(	) O cartel encontra ambiente mais fértil para se desenvolver em estruturas de mercado de concorrência perfeita.
(	) É uma prática desleal de mercado que pode ocorrer em estruturas de mercado oligopolizadas.
(	) Quanto mais oligopolizado o mercado, maior é a facilidade para empresas formarem cartel se assim desejarem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	F - V - V - F.
B )	V - V - F - V.
C )	F - F - V - V.
D )	V - F - V - F.
6 - Em casos de necessidade, por parte do governo, em reduzir o índice de inflação, as ações corretas teriam como seu ponto de partida as Políticas Fiscais e Monetárias. Partindo deste referencial, analise as sentenças a
seguir:
I- Seria necessário reduzir impostos e aumentar gastos públicos.
II- Seria necessário elevar impostos e reduzir gastos públicos.
III- Seria necessário elevar impostos e aumentar a taxa de juros.
IV- Seria necessário reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Assinale a alternativa CORRETA:
A )	As sentenças I, III e IV estão corretas. B )	As sentenças II e IV estão corretas.
C )	As sentenças II e III estão corretas. D )	As sentenças I e III estão corretas.
7 - A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e
consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A )	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
B )	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
C )	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
D )	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
8 - A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
A ) Procura elástica. B ) Oferta inelástica. C ) Oferta elástica.
D ) Procura inelástica. 
9 -Mercado em que são realizadas as operações financeiras. Afinal, todas as transações da economia são feitas
por intermédio do uso de moeda. A que o exposto se refere?
A ) Mercado de títulos.
B ) Mercado monetário.
C ) Mercado de bens.
D ) Mercado de divisas.
10 - Sistema econômico nada mais é do que a forma como cada sociedade organiza a sua produção. Sistemas podem ser economia de mercado ou capitalista, economias planificadas ou socialistas, ou ainda economias mistas.
Sobre a economia de mercado ou capitalista, assinale a alternativa CORRETA: 
A ) Os meios de produção são coletivos e o Estado comanda toda a atividade econômica.
B ) Uma parcela dos meios de produção são pertencentes ao Estado por meio das chamadas firmas públicas, e outra parcela pertence ao setor privado, as firmas privadas.
C ) É um sistema marcado pela propriedade privada dos meios de produção e comandado pelas forças de mercado.
D ) É uma sociedade em que não existe a propriedade privada dos meios de produção.
11 - (ENADE, 2012) Considere uma economia simples formada apenas por proprietários de terras,
capitalistas e trabalhadores, que só produzissem cereais. A partir dessa premissa, leia a seguinte passagem dos Princípios, de David Ricardo: "O produto da terra - tudo que é retirado de sua superfície pelo emprego conjunto do trabalho, das máquinas e do capital - édividido entre três classes da comunidade, a saber: o proprietário da terra, o dono do capital necessário para o seu cultivo e os trabalhadores que entram com o trabalho para o cultivo da terra. O principal problema da Economia Política é determinar as leis que regem essa distribuição. A renda da terra é a parte do produto da terra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderes originais e indestrutíveis do solo".
Adicionalmente, sabe-se que a teoria da renda da terra, de Ricardo, baseava-se em duas hipóteses: a primeira era a de que a terra era diferente, em sua fertilidade, e que todas as terras poderiam ser ordenadas a partir da terra mais fértil para a menos fértil; a segunda era a de que a concorrência sempre igualava a taxa de lucro dos fazendeiros capitalistas que arrendassem terra dos proprietários.
Com base nas premissas e nas hipóteses da teoria ricardiana da renda da terra, analise as sentenças a seguir:
I- A renda da terra surge devido a três fatores: limitação física da quantidade de terra, diferentes qualidades (produtividades) da terra e aumento da população, o que faz com que se tenha de cultivar áreas cada vez maiores.
II- Em uma economia na qual não há diferencial de produtividade entre as terras economicamente utilizadas, não haverá geração de renda fundiária no sentido ricardiano.
III- A renda da terra mais produtiva decresce à medida que terras menos férteis vão sendo cultivadas, uma vez que a taxa de lucro geral da economia diminui em função da menor produtividade das terras marginalmente ocupadas.
IV- À medida que uma economia cresce e terras menos férteis vão sendo cultivadas, ocorrerá diminuição da taxa de lucro e aumento da massa de salários.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTES: RICARDO, D. (1817). Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Nova Cultural, 1996. Coleção Os economistas, p.19-49 (adaptado).
HUNT, E. K. História do pensamento econômico. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1987, p. 111 (adaptado).
A )	III e IV, apenas.
B )	I, apenas.
C )	I, II e IV, apenas.
D )	I e III, apenas.
12 - (ENADE, 2012) Como são as trocas que estão na origem da divisão do trabalho, a extensão desta será sempre limitada pela extensão daquelas ou, por outras palavras, pela extensão do mercado. Quando este é muito restrito, ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está interessado. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez, depende da extensão dos mercados.
II- Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, cuja redução contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais.
III- É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua para determinado tipo de atividade.
IV- O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e aprimorar as condições de sua própria sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: SMITH, A. (1776). Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Livro I, Capítulo III. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 17 (adaptado).
A )	I, II e III, apenas.
B )	I e IV, apenas.
C )	III e IV, apenas.
D )	II e IV, apenas.
1/5

Continue navegando