Buscar

Resenha “The one-machine sequencing problem”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais 
Escola de Engenharia da UFMG
Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Disciplina: Modelagem de Sistemas de Produção 
Professor: Carlos Roberto Venâncio de Carvalho
Resenha do Artigo:
“The one-machine sequencing problem”
Jacques Carlier
Gabriela de Moura Cabral nº 2008018479
Nathália Gesualdi nº 2009...
Setembro/2010
O artigo aborda o problema do seqüenciamento da produção que é um importante problema a ser solucionado, uma vez que provê a solução de sistemas complicados tais como job shops, buscando o objetivo que é a minimização do makespan. Isto é conseguido, dentre outras formas, através do seqüenciamento do caminho crítico associado com a teoria dos grafos.
O artigo apresenta três possíveis abordagens do problema: através de algoritmos Heurísticos, do método de Branch and Bound e, por fim, através do método de Relaxação do problema.
No algoritmo Heurístico, o job estará pronto quando o melhor tempo estiver seqüenciado. No artigo, prova-se que a distância entre o ótimo do algoritmo Heurístico é menor que o tempo de processamento crítico do job que foi definido. Além disso, o artigo mostra como este algoritmo é codificado através de uma complexidade de n log n.
O método de Branch and bound é baseado no algoritmo Heurístico, no job e set críticos. Todos os nódulos da árvore são associados ao problema de “uma-máquina” e à uma ramificação de menor valor. A ramificação de maior valor será o valor da solução ótima encontrada até aquele momento.
O método de relaxação é utilizado quando um job pode ser antecipado e continuar depois do ponto em que foi interrompido quando estava sendo processado. Isso se dá através da aplicação do algoritmo Heurístico, mas o processo é interrompido quando um job j apresenta uma prioridade maior que um job i.
Nesse artigo, pudemos ver que existem algumas formas de se chegar ao objetivo, nesse caso, minimizar o makespan. Isto é obtido através de algoritmos e métodos, com o auxílio de grafos e do mapeamento do caminho crítico.

Continue navegando