Buscar

Atividade de Topografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE TOPOGRAFIA
1º QUAIS INFORMAÇÕES EU ENCONTRO EM UMA MAPA TOPOGRÁFICO?
* Área de representação;
* Escala;
* Curva de nível;
* Sistema UTM;
* Mapas adjacentes;
* Revisões;
* Longitude e latidude;
* Declinação magnética;
* Legenda.
A principal informação de um mapa topográfico é a que se refere ao relevo de um território (por exemplo, as montanhas, os vales e as planícies de um lugar). Conhecer o relevo é importante em dois sentidos: por identificar os agentes geológicos modelados ao longo do tempo e, por outro lado, por ser um fator que influencia as atividades humanas (o transporte, as infraestruturas e a agricultura). Desta maneira, o relevo deve ser bem representado dentro de um mapa topográfico. 
Para que a representação de um território esteja correta, o mapa topográfico acrescenta descrições do relevo em um plano. São descritas as diferenças de altitude através das conhecidas curvas de nível. Suas dimensões também são refletidas (a altitude de um ponto em relação ao nível do mar), assim como especifica a informação sobre os rios, estradas e demais desníveis.
Principais elementos
O elemento fundamental de um mapa topográfico é constituído pelas coordenadas geográficas, ou seja, todo ponto de um mapa é localizado através de sua latitude e longitude. Um aspecto muito importante é a legenda, que é uma explicação de todos os símbolos descritivos da representação cartográfica: núcleos da população segundo o número de habitantes, os diferentes usos do solo, as massas de água, etc. Normalmente, as curvas de nível aparecem em cor marrom e cada acidente geográfico aparece com uma cor e símbolo específico.
Devem-se levar em conta que são usados dois tipos de escala: a numérica e a gráfica. Por exemplo, uma escala numérica de 1:10000 expressa que um centímetro no mapa corresponde a 10000 centímetros ou 100 metros na realidade. A escala gráfica é uma linha reta dividida em segmentos que indica a real longitude de um segmento desenhado no mapa.
Por último, todo mapa topográfico é representado através das chamadas curvas de nível, estas que são as linhas que unem os pontos de mesma altitude. Em outras palavras, seria cortar o relevo em planos horizontais e as interseções que se formam são projetadas sobre determinado plano.
2º SE EU PRECISAR FAZER UM LEVANTAMENTO DE ÁREAS RURAIS, DEVO USAR UM TEODOLITO? SERIA ESTE APARELHO PRECISO?
Não, pois segundo pesquisa em proprio material de estudo e outras diversas plataformas de referencia no assunto, o mais preciso é a ESTAÇÃO TOTAL, pois a mesma apresenta precisão na coleta de dados e mesma podem ser feitas de maneira mais pratica com uso de softwares para representar a área avaliada.

Continue navegando