Buscar

QUESTOES - TRANSMISSAO ADRNERGICA E COLINERGICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES – PLATAFORMA: QConcursos.com
A dobutamina é um fármaco que frequentemente é utilizado em pacientes que têm insuficiência cardíaca, por aumentar a força de contração cardíaca, por exemplo. Seu uso pode ser indicado em casos de choque cardiogênico por atuar em receptores do tipo:
α1.
α2
β1.
β2.
A neostigmina é um fármaco que interfere no sistema nervoso parassimpático e pode ser utilizado em situações nas quais há comprometimento da ativação da junção neuromuscular como na miastenia grave. Esse fármaco é utilizado, pois:
bloqueia a ação da acetilcolina.
tem ação anticolinesterásica.
mimetiza a ação da acetilcolina.
aumenta o número de receptores para acetilcolina
Quando se possuem fármacos que agem em canais iônicos regulados por ligantes, estamos falando de receptores:
metabotrópicos.
produtores de segundos mensageiros.
reguladores de enzimas como a adenilato ciclase.
ionotrópicos.
A aminofilina é indicada para o tratamento de broncoespasmos comumente associados a asma brônquica, bronquite e enfisema. A farmacodinâmica da aminofilina, caracterizada pelo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, deve-se, prioritariamente, à
inibição da fosfodiesterase.
ativação dos adrenoreceptores.
obstrução muscarínica.
estimulação colinérgica.
A interação entre fármaco e receptor pode ser descrita em termos de afinidade e eficácia. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
Um agonista pleno possui afinidade e eficácia.
Um antagonista não possui afinidade, nem eficácia.
Um antagonista não possui afinidade pelo receptor, mas possui eficácia.
Um agonista possui afinidade, mas não possui eficácia.
Com relação ao mecanismo de ação dos antidepressivos tricíclicos, é CORRETO afirmar que:
Inibem a monoaminoxidase no Sistema nervoso central.
Aumentam o influxo de “cloreto” nos canais GABAérgicos.
Inibem a recaptação de aminas no sistema nervoso central.
Inibem a degradação da acetilcolina no sistema nervoso central.
Homem de 50 anos consulta seu médico devido ao incômodo de uma tosse seca persistente não produtiva. Ele faz uso de vários medicamentos como metformina, furosemida, captopril e sinvastatina. Rapidamente o médico detecta que a causa desse sintoma é uma reação adversa relacionada ao uso de um dos seus medicamentos. Sabendo qual é o medicamento responsável, assinale a alternativa correta sobre o seu mecanismo de ação.
Inibe o sistema renina-angiotensina-aldosterona, resultando em concentrações séricas diminuídas de angiotensina II e aldosterona.
Bloqueia a entrada de Ca2+ por restrição da abertura dos canais de cálcio do tipo L operados por voltagem.
Age por inibição competitiva, específica e reversível da hidroximetilglutaril-co-enzima A (HMG-CoA) redutase.
Inibe o transportador Na+/ K+/ 2Cl- na alça de Henle, combinando-se com seu sítio de ligação para Cl-.
Grosso modo, farmacocinética é “o que o organismo faz com o fármaco”, e isso a distingue da farmacodinâmica, que é “o que o fármaco faz com o organismo”. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
A absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e pode ser influenciada por fatores inerentes ao medicamento, por exemplo, a qualidade da formulação e o pH.
Fármacos agonistas possuem afinidade e atividade intrínseca (=1) pelo receptor; fármacos antagonistas não possuem afinidade nem atividade intrínseca pelo receptor.
A biotransformação compreende duas fases, sendo a primeira catabólica, e a segunda, anabólica. 
Enzimas e canais iônicos podem ser alvos moleculares para a ação de drogas.
Apenas I e II.
Apenas I, III e IV.
Apenas III e IV.
Apenas II e III.
O estudo da regulação do Ca2+ deu um passo muito grande no início da década de 1970 com o desenvolvimento das técnicas de fluorescência baseadas na fotoproteína sensível ao Ca2+ , a equorina, e de corantes como o Fura-2, que permitiram, pela primeira vez, que o [Ca2+]i livre fosse monitorado em células vivas, com um alto nível de resolução temporal e espacial. Sobre os canais de cálcio, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
Os canais de cálcio operados por armazenamento são canais de muito baixa condutância, localizados na membrana plasmática que se abrem para permitir a entrada de cálcio, quando as reservas no retículo endoplasmático estão reduzidas, porém não são sensíveis ao [Ca2+]i citosólico.
Os canais de cálcio operados por voltagem são altamente seletivos para o Ca2+ , não conduzindo Na+ ou K+ , os canais de Ca2+ estão sempre presentes em células excitáveis e segundo as pesquisas existem cerca de 5 tipos: L, T, N, P/Q e R.
O receptor de trifosfato de inositol (IP3R) é ativado pelo IP3. O IP3R é um canal iônico regulado por ligante. Esse é o principal mecanismo pelo qual a ativação dos receptores acoplados à proteína G leva a um aumento do [Ca2+]i.
O receptor de rianodina localizado no retículo endoplasmático medeia a liberação de Ca2+ , evocada por Ca2+ no músculo, a cafeína em altas concentrações ativa esse receptor.
Apenas I, II e III são corretas.
Apenas II, III e IV são corretas.
Apenas I e II são corretas.
Apenas III e IV são corretas.
Todas são corretas.
Nos anos 1970, a farmacologia entrou em uma nova fase, quando os receptores, que até então tinham sido entidades teóricas, começaram a emergir como realidades bioquímicas como consequência do desenvolvimento de técnicas de marcação. Existem 4 tipos de receptores: Tipo 1 (canais iônicos controlados por ligantes), Tipo 2 (receptores acoplados a proteínas G), Tipo 3 (receptores relacionados e ligados a quinases) e Tipo 4 (receptores nucleares). Com base nessa classificação, marque a alternativa que contém respectivamente exemplos de receptores do Tipo 1, 2, 3 e 4.
Receptores adrenérgicos, receptor GABAA, receptores para hormônios esteróides e receptor para insulina.
Receptores nicotínicos da acetilcolina, receptores muscarínicos da acetilcolina, receptor para o fator natriurético atrial e receptores para hormônio da tireóide.
Receptor GABAA, receptor para o fator natriurético atrial, receptores para hormônio da tireóide e receptores adrenérgicos.
Receptores muscarínicos da acetilcolina, receptores nicotínicos da acetilcolina, receptor para o fator natriurético atrial e receptores para hormônio da tireóide.
Receptores adrenérgicos, receptor GABAA, receptor para insulina e receptores para hormônios esteróides.
Com base na interação fármaco-receptor sabemos que a ocupação de um receptor por uma molécula de um fármaco pode ou não resultar na ativação desse receptor. Com base nessas interações, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
O Antagonismo competitivo reversível é aquele, no qual, na presença do antagonista, a curva do log da concentração x efeito do agonista é deslocada para esquerda, sem alteração na inclinação ou no efeito máximo, sendo a extensão do deslocamento uma medida da razão de dose.
O Antagonista competitivo de não equilíbrio, ocorre quando o antagonista se dissocia dos receptores, tendo como resultado a não alteração da ocupação do antagonista quando o agonista é aplicado.
O aumento da concentração do agonista supera o efeito do antagonista reversível, de modo que a resposta não se altera enquanto o efeito de um antagonista não competitivo é insuperável, e a ocupação total pelo agonista não pode ser atingida.
O antagonismo competitivo irreversível ocorre com fármacos que possuem grupos reativos que formam ligações covalentes com o receptor.
Além do sítio de ligação ao agonista, no qual os antagonistas competitivos se ligam, as proteínas receptores possuem muitos outros sítios de ligação através dos quais fármacos podem influenciar a função do receptor de várias maneiras, aumentando ou diminuindo a afinidade dos agonistas pelo sítio de ligação do agonista ou modificando a eficácia.
Apenas I, II e V são corretas.
Apenas II, III, IV e V são corretas.
Apenas III, IV e V são corretas.
Apenas I e IV são corretas.
Todas são corretas.
Sobre interações entre medicamentos, podemos citar, exceto:
Redução do efeito do anticoncepcional quando consumido com um antibiótico.
A vitamina K inibe a resposta dos anticoagulantes orais.
O antiácido diminui a absorção dos antiinflamatórios.
O efeito da tetraciclina pode ser anulado pela ingestão do leite.
O efeito dos anticoagulantes pode ser potencializado se forem utilizados junto com alguns antiinflamatórios.
A superdose de succinilcolina pode produzir depressão respiratória prolongada ou apneia e colapso cardiovascular.
Certo
Errado
O bloqueio causado pela succinilcolina pode ser intensificado por inibidores da acetilcolinesterase.
Certo
Errado
A succinilcolina reage com o receptor colinérgico nas subunidades alfa, causando abertura do canal e despolarização na união neuromuscular.
Certo
Errado
O captopril, droga muito usada na hipertensão, é um vasodilatador que age
bloqueando a captura de norepinefrina.
bloqueando a liberação de norepinefrina.
inibindo a enzima conversora de angiotensina.
liberando ácido nítrico.
liberando endotelina.
Existem 2 tipos de receptores adrenérgicos (α e β), cada um deles com alguns subtipos. A ativação dos receptores
α1 aumenta a frequência e a força da contração cardíaca.
α2 promove a lipólise e a glicogenólise hepática.
β1 promove a vasoconstrição e o relaxamento da musculatura lisa gastrointestinal.
β2 promove a broncodilatação e o relaxamento da musculatura lisa visceral.
β3 inibe a liberação de norepinefrina e acetilcolina e promove a contração do músculo liso vascular.
Um dos fenômenos mais característicos na Farmacologia é a observação de que a magnitude do efeito aumenta em razão da dose administrada. O efeito é conhecido como relação dose-efeito ou dose resposta ou ainda relação concentração-efeito. Na correlação dos conceitos abaixo assinale a alternativa correta.
Eficácia.
Potência.
Afinidade.
Atividade intrínseca.
( ) Capacidade da droga de se ligar ao receptor.
( ) Indica o efeito biológico produzido por uma substância devido a sua ligação ao receptor e é dada pelo efeito máximo a uma determinada substância.
( ) Descreve a força de ligação entre uma substância e o receptor, indica a concentração necessária para produzir determinado efeito.
( ) Capacidade da substância após se ligar ao receptor provocar efeito farmacológico.
I, IV, II, III.
III, II, I, IV.
III, I, II, IV.
II, III, IV, I.
Considerando as bases fisiológicas da farmacologia e os sistemas efetores-receptores, assinale a opção que apresenta um exemplo de mensageiro secundário.
trifosfato de adenosina (ATP)
difosfato de adenosina (ADP)
adenosina monofosfato cíclico (AMPc)
adrenalina
noradrenalina
No que concerne às proteínas G, assinale a opção correta.
Essas proteínas estão associadas exclusivamente às respostas muscarínicas
As proteínas G são constituídas unicamente por duas subunidades, α e β, que apresentam atividades enzimáticas complementares.
A forma ativa dessas proteínas é chamada α-GTP, que se difunde na membrana e pode associar-se a enzimas ou canais iônicos.
Essas proteínas são receptores de membrana do tipo homoméricos.
As proteínas G convertem adenosina monofosfato cíclico (AMPc) em guanosina trifosfato (GTP), amplificando a resposta em função da associação de um agonista.
Acerca dos eventos farmacológicos que ocorrem após a interação de neurotransmissores com receptores e das drogas que atuam nesse processo, assinale a opção correta.
Além de outros processos de inativação, os neurotransmissores catecolamínicos são metabolizados pela enzima monoamina oxidase (MAO).
O processo de recaptação das catecolaminas é de transporte passivo, mediado pela despolarização da membrana e saída de cálcio.
No sistema colinérgico, a acetilcolina é rapidamente metabolizada pela enzima catecol-O-metiltransferase (COMT).
As anfetaminas bloqueiam a recaptação de acetilcolina, aumentando assim a atividade colinérgica.
A reserpina estimula a recaptação e estocagem da noradrenalina, provocando, assim, efeitos de hipotensão arterial.
A formação dos segundos mensageiros diacilglicerol (DAG) e inositol 1,4,5-trifosfato (IP3) a partir da degradação do fosfatidil inositol 4,5-bifosfato (PIP2) está relacionada à ativação da
fosfolipase C.
catalase.
adenilciclase.
guanililciclase.
fosfolipase A2.
A estimulação de receptores β2-adrenérgicos pela administração de terbutalina causa broncodilatação e vasodilatação. Com relação a esse tipo de receptor, o fármaco terbutalina atua como:
inibidor β-adrenérgico.
agonista.
agonista inverso.
antagonista farmacocinético.
antagonista farmacodinâmico alotópico.
O conceito de amplificação de sinal é muito empregado em estudos de transdução de sinal, uma vez que a ativação de um único receptor pode desencadear a produção/liberação de várias moléculas do mensageiro intracelular. A partir desse conceito, julgue o item que se segue.
O AMP cíclico é produzido quando a enzima guanilato ciclase é ativada.
Certo
Errado
A interação droga-receptor, dependendo da característica do ligante, pode ou não desencadear uma resposta intracelular. Com base nos conceitos de interação droga-receptor, julgue o item subsequente.
Drogas que possuem a capacidade de se ligar a um receptor sem causar sua ativação, mas que impedem a ação do agonista são denominadas antagonistas do receptor.
Certo
Errado
A ativação dos receptores pré-sinápticos noradrenérgicos (alfa 2) no neurônio inibe a liberação de noradrenalina na fenda sináptica.
Certo
Errado
Os receptores das moléculas fisiológicas reguladoras podem ser classificados em famílias funcionais, cujos representantes compartilham estruturas moleculares semelhantes e mecanismos bioquímicos comuns. Uma destas famílias funcionais é composta por receptores controlados por ligantes encontrados em canais iônicos. São exemplos desses receptores:
muscarínicos.
β2-adrenérgicos.
nicotínicos.
H1.
D2.
GABARITO!
	1
	C
	11
	C
	21
	A
	2
	B
	12
	D
	22
	A
	3
	D
	13
	A
	23
	B
	4
	A
	14
	A
	24
	B
	5
	A
	15
	A
	25
	A
	6
	C
	16
	C
	26
	A
	7
	A
	17
	D
	27
	C
	8
	C
	18
	C
	
	
	9
	E
	19
	C
	
	
	10
	B
	20
	C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando