Buscar

O ENSINO DE CIENCIAS A PARTIR DE TEMAS COM RELEVANCIA SOCIAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTIFICO DOS ESTUDANTES

Prévia do material em texto

luishenriquesouza31@gmail.com	Professor Luís Henrique 
RESUMO – O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE TEMAS COM RELEVÂNCIA SOCIAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES?
Quadros, Ana Luiza de; RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, [S.I.], v. 19, n. 1, p. 1-25, ene. 2020.
Com esse tema foi desenvolvido uma sequência didática sobre a água, por se tratar de um tema que envolve questões sociais, utilizou o enfoque CTS para mostrar alguns resultados desse trabalho. 
Com essa tendência de ensino os alunos podem desenvolver um pensamento crítico, desestabilizando a forma de ensino tradicional onde os alunos apenas ouve o professor e não compartilha a sua própria opinião. Essa sequencia foi desenvolvida em uma escola de ensino básico voltada para o ensino do EJA, envolvendo a ciência e a sociedade.
Os especialistas passaram a proporcionar aos estudantes da escola, novas formas de entender os conceitos do “mundo” de forma que os estudando consigam interligar os conhecimentos a sua realidade através das tecnologias dispostas para todos. Com o tipo de pensamento apresentado nesse trabalho pretende-se também relacionar com os alunos o letramento científico, alcançando o desenvolvimento de habilidades cientificas para uma aprendizagem sólida relacionando situações cotidianas compreendendo situações cotidianas que têm sempre relação com a ciência.
Podemos notar que o ensino de ciências com o enfoque CTS e o letramento cientifico colabora para que o estudante junte os dois conhecimentos favorecendo o exercício da pratica cotidiana. O letramento científico é alcançado quando o individuo é capaz de compreender os conhecimentos da ciência e as inovações tecnológicas que estão a sua volta. 
Pra essa sequência didática foi utilizado um material que relaciona tudo que pode estar ligado à agua, estados físicos, ciclos da mesma e a utilização na atividade cotidiana e seus respectivos impactos se utilizados de forma errada.
Através do trabalho tivemos um maior aproveitamento na questão do envolvimento dos alunos em sala de aula, onde os estudantes passaram a participar das propostas didáticas através de explicações e questionamentos, formulando até mesmo questões importantes sobre a temática abordada. O grande envolvimento dos alunos foi de grande valor para o desenvolvimento da sequência didática. 
A sequência teve muito a contribuir, pois os alunos passaram até mesmo interpretar os conteúdos abordados no livro. Através desse tipo de trabalho desenvolvido os alunos do EJA passaram a interagir cada vez mais nas aulas, argumentando os assuntos abordados pelos professores, favorecendo para um maior exercício da cidadania.
Após o trabalho realizado e quase chegando final, foi aplicado um questionário onde tivemos um grande aproveitamento do conteúdo estudando, através de questionamentos aplicados a fim de aproveitamento e percebemos que as porcentagens de acertos foram bastante aceitáveis e o conteúdo bastante compreendido entre os alunos. 
No inicio do trabalho foi abordado os assuntos principais sobre a água como: consumo e qualidade, com isso algum dos alunos chegou a defender um assunto bastante importante, a conservação da água na natureza já que ela é de bastante importância para todo o mundo. 
Com o trabalho podemos perceber que ajudou a aproximação do conhecimento escolar com o conhecimento cientifico, onde muitos se ingressaram nesse conteúdo referentes à sua atividade cotidiana. As aulas promoveram uma aproximação com o cotidiano deles, melhora a sua visão sobre a ciência. 
Temos assim uma oportunidade dos estudantes perceberem a reação entre a ciência e o mundo exterior, proporcionando uma maior preparação dos estudantes, independente da idade, para o exercício da cidadania através de uma maneira crítica.
Professor Luís Henrique 	luishenriquesouza31@gmail.com

Continue navegando