Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Aspectos do Direito Constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Aspectos do Direito Constitucional
1 - Passados os 65 anos, em 1891, a Constituição Política do Império foi substituída pela constituição republicana, chamada de "Constituição dos Estados Unidos do Brazil". Esta Constituição teve como grande influência a Constituição dos Estados Unidos e, como pano de fundo, a proclamação da República, a abolição da escravidão e a forte ascensão da elite oligárquica latifundiária (principalmente cafeicultores) à frente do Poder. A respeito dessa Constituição, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A Constituição de 1891 consagrou o sistema de governo “presidencialista”; instituiu o federalismo e adotou como forma de governo a república. A religião católica foi mantida como oficial da Nova República.
B) Preocupou-se em enumerar direitos fundamentais sociais; manteve a república, a federação, a divisão de poderes, o presidencialismo e o regime representativo ditatorial.
C) Mostrou grande preocupação com a “segurança nacional”, concentrando o poder no âmbito estadual, restringindo os poderes do Presidente da República.
D) Foi marcada por descentralização político-administrativa, tendo como forma de governo a monarquia hereditária constitucional; a religião católica era adotada como oficial; as eleições eram indiretas e censitárias e, dentre todas as constituições da história nacional, foi a que vigorou por mais tempo;
2 - O Poder Constituinte é o poder de concepção da Constituição e esses poderes devem ser exercidos por pessoas autorizadas. Ele está relacionado à legitimidade do poder, soberania nacional e a soberania popular em um dado Estado. Sobre as espécies de poder constituinte, analise as sentenças a seguir:
I- São dois tipos de espécies de poder constituinte identificados pela doutrina: o originário e o derivado.
II- O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição.
III- O poder constituinte derivado (instituído, constituído, secundário ou de segundo grau) é o que pode modificar a Constituição Federal.
IV- São três tipos de espécies de poder constituinte identificados pela doutrina: o originário, o intermediário e o derivado.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
3 - A Constituição de 1824 aderiu à ideia de garantir direitos e garantias para os cidadãos. A respeito da natureza dessa ideia, assinale a alternativa CORRETA:
A) Neoliberal.
B) Democrata.
C) Totalitário.
D) Liberal.
4 - O controle concentrado de constitucionalidade surgiu na Constituição da Áustria de 1920, fruto da criação intelectual de Hans Kelsen (sistema austríaco). Com relação às espécies de controle concentrado, analise as sentenças a seguir:
I- Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica e Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva.
I- Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão, Ação Declaratória de Constitucionalidade e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
III- Ação Direta de Constitucionalidade Genérica, Ação Direta de Constitucionalidade Interventiva e Ação Direta de Constitucionalidade por Omissão.
IV- Ação Declaratória de Inconstitucionalidade e a Arguição de cumprimento de Preceito Fundamental.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
5 - Os direitos e garantias fundamentais, como o próprio nome já revela, são direitos garantidos, hoje, a todos os seres humanos, enquanto indivíduos de direito. Tratam-se, assim, de garantias formalizadas ao longo do tempo, inerentes aos indivíduos. E, em razão disso, costumam andar atrelados às concepções de direitos humanos. Acerca das garantias fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os direitos fundamentais surgiram como normas para restringir o Estado, exigindo um comportamento omissivo em favor da liberdade do cidadão brasileiro, diminuindo o domínio da autonomia individual diante da ação estatal.
B) Direitos sociais são direitos fundamentais do homem, verdadeiras liberdades positivas, de observância facultativa em um Estado Social de Direito.
C) Direitos individuais têm o intuito de garantir a vida digna das pessoas. Esses direitos não podem ser individuais na essência, no sentido de resguardas de grupos específicos de pessoas.
D) Os direitos fundamentais podem ser entendidos como os direitos capitais, individuais, coletivos, políticos e jurídicos que estão contidos na Carta Magna. Podemos ainda dizer que eles são alicerçados nos princípios dos direitos humanos, que avalizam a liberdade, a igualdade etc.
6 - A Constituição Política do Império do Brasil foi outorgada em 25 de março de 1824 e foi, dentre todas, a que durou mais tempo, tendo sofrido considerável influência da francesa de 1814. Foi marcada por forte centralismo administrativo e político, tendo em vista a figura do poder moderador, constitucionalizado, e também por unitarismo e absolutismo. Não obstante, foi uma Constituição que se poderia classificar de nominativa, porque não conseguiu fazer com que as práticas constitucionais adotadas na realidade correspondessem às previstas em seu texto. Sobre as principais características da Constituição Brasileira em 1824, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, este exercido pelo imperador. Os “cidadãos” elegiam os deputados e o senadores.
( ) Escravos, indígenas e pobres eram considerados cidadãos. Eleições censitárias: somente poderiam votar e serem votados os “cidadãos”.
( ) Brasil como um Estado unitário que seria governado por um imperador e a Monarquia como regime: poder adquirido por sucessão hereditária.
( ) Estado unitário: Estado em que não há divisão territorial de poder político. Religião oficial: Católica Apostólica Romana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V.
B) V - F - V - F.
C) F - F - V - V.
D) V - V - F - V.
7 - O controle de constitucionalidade apresenta-se como garantia de supremacia dos direitos e garantias fundamentais, além de colocar limites ao poder do Estado. Sobre o controle de constitucionalidade formal e material, analise as sentenças a seguir:
I- O controle de constitucionalidade material é delicadíssimo em razão do elevado teor de politicidade, pois incide sobre o conteúdo da norma.
II- O controle de constitucionalidade formal examina a constitucionalidade no seu aspecto estritamente jurídico.
III- A compatibilidade deve ser material (o conteúdo dos atos deve ser harmonioso com o conteúdo constitucional).
IV- O controle de constitucionalidade formal examina a constitucionalidade no seu aspecto estritamente baseado nos costumes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
8 - Os direitos fundamentais, em geral, estabelecem direitos, faculdades, poderes, e não deveres, obrigações, para seus titulares. Esses direitos impõem deveres ao Estado e a particulares outros, que não os próprios titulares do direito. Sobre a temática da renúncia aos direitos fundamentais, analise as sentenças a seguir:
I- O constitucionalismo moderno admite, diante de um caso concreto, a renúncia temporária e excepcional diante do direito fundamental.
II- Cada pessoa é livre para escolher, há o direito à liberdade de crença, o de não ter religião, o direito à reunião e o de não se reunir e, ainda, de se associar e não querer se associar.
III- É assegurada a faculdade de fruir a posição jurídica decorrente de uma norma constitucional que estabeleça uma liberdade fundamental.
IV- O direito à liberdade de crença religiosa (art. 5º, VIII) implica o direito de não possuir religião; odireito de reunião (art. 5º, XVI) assegura, também, o direito de não se reunir; o direito de associação (art. 5º, XVII) implica, igualmente, o direito de não se associar.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
9 - A inconstitucionalidade é um estado de conflito entre uma lei e a Constituição. Podemos dizer que Inconstitucional é, pois, a ação ou omissão que ofende, no todo ou em parte, a Constituição. Com relação à nulidade e anulabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Nulidade existe desde o nascimento da norma, trata-se de um vício congênito.
II- Anulabilidade é o reconhecimento posterior à invalidação da norma.
III- A anulabilidade nasce válida, pois se presumiu válida, mas decisão posterior reconhece sua invalidade.
IV- A nulidade nasce válida e eventual decisão que reconhece a nulidade é uma decisão executória.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.
10 - As vias de ação levam a uma forma que poderá impugnar uma lei diante do Poder Judiciário que, após instigado, fará a fiscalização da legislação. Sobre as formas de exercício do controle de constitucionalidade das leis, da via incidental e da via principal, analise as afirmativas a seguir:
I- O exercício da via incidental dá-se diante de uma controvérsia concreta submetida à apreciação do Poder Judiciário, em que uma das partes requer reconhecimento da inconstitucionalidade de uma lei.
II- A modalidade de controle de constitucionalidade incidental se fundamenta na situação de que todos os casos reais devem ser decididos de acordo com a Constituição.
III- Pela via principal, o pedido do autor da ação é a própria questão de constitucionalidade do ato normativo.
IV- A modalidade de controle de constitucionalidade incidental se fundamenta na situação de que todos os casos reais devem ser decididos de acordo com as leis ordinárias.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) As afirmativas II e IV estão corretas.
C) As afirmativas III e IV estão corretas.
D) Somente a afirmativa III está correta.

Continue navegando