Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO comunicação alternativa faveni

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA-faveni
· A deficiência é uma característica presente na condição humana. De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde, estima-se que um bilhão de pessoas em todo o mundo vive com algum tipo de deficiência. De acordo com a informação, marque a alternativa INCORRETA:
Resposta Marcada :
Deficiência Múltipla “é uma condição homogênea que identifica um grupo de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social”.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Sobre educação inclusiva.   Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
() As atuais políticas educacionais impedem o princípio da “inclusão”, segundo o qual o aluno deve ser inserido no meio social, independentemente de suas limitações, pautado pela igualdade, que só pode ser assegurada em uma sociedade democrática que reconheça e respeite às diversidades, fornecendo o suporte necessário para que todos tenham acesso à vida em comunidade;
() A Deficiência intelectual é uma menor capacidade de compreender, aprender e aplicar informações e tarefas novas ou complexas. Pessoas com deficiência intelectual têm um funcionamento mental abaixo da média esperada para a idade, o que provoca um atraso na aprendizagem e no desenvolvimento desses indivíduos;
()  Diante da identificação de pessoas que apresentam grandes dificuldades de se expressarem por meio da fala, surgem outros meios que podem auxiliar esses indivíduos no processo de comunicação. Um desses processos é conhecido como Comunicação Aumentativa e Alternativa.
() A comunicação entre as pessoas se dá por meio da fala ou da expressão não verbal, mas também acontece através de objetos que possuem vários significados, chamados de meios não verbais.
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada :
F, V, V, F
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social:
Resposta Marcada :
Tecnologia assitiva
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· É um sistema simbólico composto por aproximadamente 8 mil caracteres, retratando uma grande variedade de vocabulário, facilmente reconhecível, assim sendo muito utilizado por crianças ou indivíduos que apresentam dificuldades em compreender representações mais abstratas.
Resposta Marcada :
Picture Communication Symbols (PCS);
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A comunicação é um processo complexo de troca de informação, utilizado pelas pessoas como um meio de influenciar o comportamento umas das outras, resultando na transmissão de mensagens, pensamentos, ideias, desejos e sentimentos. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) A linguagem é considerada uma das razões da singularidade cognitiva humana, sendo apontada como a representação do pensamento, expresso por meio da fala.
( ) Comunicação Alternativa ou Suplementar objetiva compensar, temporária ou permanentemente, as dificuldades de pessoas com distúrbios severos de locomoção, isto é, severos prejuízos de andar e locomover.
() uma das principais características da Comunicação Alternativa certamente é a flexibilidade para utilizar diversos recursos, tais como símbolos (objetos reais, desenhos, figuras, fotos, entre outros) capazes de representar outros objetos, ações, interesses ou conceitos.
( ) Comunicação Alternativa se referem a todos os equipamentos utilizados para transmitir mensagens e, suas propriedades funcionais aplicam-se tanto aos que não apresentam tecnologia como aos que contam com baixa tecnologia e aos que têm suporte da alta tecnologia.
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada :
V, FVV
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A comunicação é ___________quando o sujeito utiliza outro meio de interação para complementar ou compensar ___________que a fala apresenta, porém, sem substituí-la completamente. Logo a comunicação é _________quando se utiliza outro meio para se comunicar, no lugar da fala, devido à _________de articular ou produzir sons adequadamente.
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada :
aumentativa– deficiências – laternativa – impossibilidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Os aspectos genéticos, psicossociais e condições ambientais podem alterar quantitativa e qualitativamente o processo de comunicação, levando a atrasos no desenvolvimento. Esse atraso pode ser evidenciado tanto na linguagem oral quanto na escrita. No caso de crianças em idade escolar, problemas de comunicação presentes nos primeiros anos da Educação básica resultam em impactos diretos em seu aproveitamento, progressão escolar e processo inclusivo. Podemos concluir que a afirmativa está:
Resposta Marcada :
Verdadeira
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O termo “sistema de signos” pode ser usado para descrever conjuntos destes signos que são. EXCETO:
Resposta Marcada :
Os signos orográficos são os que apresentam uma semelhança figurativa com aquilo que representam; é de fácil assimilação e mais concreta.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O transtorno do espectro autista é uma desordem do neurodesenvolvimento com início precoce e curso crônico, não degenerativo. Sobre o mesmo:
I – De etiologia ainda desconhecida, o TEA abrange prejuízos na interação social, alterações importantes na comunicação verbal e não verbal e padrões limitados ou estereotipados de comportamentos e interesses, dentre outros sinais e sintomas;
II – Caracterizado por conformidades do indivíduo e sua interação social, pelo bom no uso da linguagem e por padrões estereotipados de comportamentos, o transtorno do espectro autista é uma síndrome de início precoce, caracterizada por alterações marcantes no desenvolvimento da linguagem e da interação social.;
III – A gravidade do transtorno do espectro autista é determinada pelos prejuízos na comunicação social e nos padrões restritos e repetitivos do comportamento e podem variar com o contexto ou oscilar com o tempo.
IV – A fala com dificuldade ou a ausência total dela é uma das características que se notam mais tarde e compromete a vida social da pessoa com autismo, dificultando o processo educacional dela e sua inserção no mercado de trabalho.
A sequência CORRETA:
Respostas Marcadas : estão erradas, analisem as outras duas possibilidades
I, III e IV
II, III e IV
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Quando se trata de pessoas com TEA, o método de comunicação alternativa deve respeitar algumas fases durante seu aprendizado. EXCETO:
Resposta Marcada :
A introdução de novos símbolos deve acontecer no contexto de uma atividade;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1