Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ANALISE E DESEMPENHO EM REDES

Pré-visualização | Página 1 de 1

ANALISE E DESEMPENHO EM REDES
Existem muitos fatores numa rede de computadores, que podem afetar em muito o desempenho, gerando lentidões, falhas, etc. Cada fator destes afeta diretamente as características da rede de dados e por extensão o desempenho da mesma!
Nas alternativas abaixo assinale aquela em que todos os itens estão relacionados ao desempenho de uma rede de computadores.
1. Tempo de Resposta, Utilização da Rede, Vazão, Relação Custo/Desempenho.
Correto
2. Confiabilidade, Disponibilidade, Simulações analíticas, Promoções exclusivas.
3. Utilização da Rede, Tempo de Resposta, Disponibilidade, Quantidades de caixas nas filas rápidas.
4. Processo de atendimento, Vazão, Eficiência, Política de atendimento.
Pensando nas técnicas mais usuais para análise e desempenho em redes de computadores, medição, modelagem analítica e simulação; assinale a alternativa correta.
1. Medição: Consiste na realização de medidas utilizando um sistema real ou protótipo.
Correto
2. Em modelagem analítica não se trabalha com medições aproximadas e dependendo da forma como é construído o modelo, os dados são praticamente reais.
3. Simulação do comportamento de um sistema real, em geral, utiliza-se em eventos contínuos.
4. Na modelagem analítica, faz-se o uso de modelos de observação. Esta técnica sempre gera modelos reais sendo na maioria dos casos a técnica mais eficiente.
As redes de computadores são sistemas de comunicação que permitem a interconexão de computadores para o compartilhamento de recursos, a qual utiliza regras para concretizar a comunicação, os protocolos de redes. Protocolo é um conjunto de regras e convenções que permitem a troca confiável de informação entre dois ou mais dispositivos de comunicação de dados.
 
Entre as alternativas abaixo escolher a verdadeira sobre as funções de um protocolo de rede.
1. Estabelecer as regras de controle de carga e definir como será a correção dos erros.
2. Especificar um nome de método remoto, incluir qualquer número de parâmetros e receber uma resposta do servidor.
3. Estabelecer o código de sinalização da informação, e regras de controle de armazenamento.
4. Estabelecer os processos de recuperação de erros: perda de informação por erros, congestionamento ou interrupção da comunicação. Correto
Os sistemas web são caracterizados por páginas web complexas, geradas dinamicamente, os ambientes web requerem requisitos de qualidade de serviço (QoS) com alto desempenho e alta disponibilidade, contando com suporte a aplicações de missão crítica.
 
Podemos classificar os websites em serviços que se enquadram em categorias, escolha a alternativa que representa corretamente algumas dessas categorias.
1. Fluxo de tráfego, Ambientes de estudo, Comunidades online.
2. Ambientes de colaboração, Portais, Fluxo de informações.
3. Informativa, Interativa, Transacional. Correto
4. Comunidades online, Portais, Inocorrências.
Gerência de desempenho é fundamental para garantir a boa qualidade dos serviços de uma rede de computadores, trabalha com medição do desempenho de software e hardware da rede. Nas alternativas abaixo escolha a que descreve corretamente as vantagens em se utilizar os conceitos de gerência de desempenho.
1. Auxilia na determinação de onde recursos devem ser alocados.
2. Habilita a medição e documentação de informações de contabilização.
3. Monitoração da utilização dos dispositivos de rede e bem como seus recursos como links, linhas, etc. Correto
4. Permite entender o comportamento de usuários.
Gerência de segurança possui muitas atribuições entre elas a de controle de acesso às informações na rede, existe algumas formas de autenticação, para comprovar realmente a procedência da informação e do acesso. Assinale a alternativa que melhor apresenta os tipos de autenticação.
1. Autenticação de serviços, Autenticação de empresas, Autenticação de senha, Cofre de dados.
2. Autenticação de escritório, Autenticação de usuário, Autenticação de senha, Cofre de senhas assimétricas.
3. Autenticação de Host, Autenticação de usuário, Autenticação de chave, Cofre de senhas.Correto
4. Autenticação de Host, Autenticação de empresas, Autenticação de chave, Cofre de dados.
O modelo funcional adotado para a gerência do ambiente de redes, está dividido em cinco áreas do conhecimento, conhecidas como gerências. Estas cinco áreas são: gerência de falhas, gerência de configuração, gerência de desempenho, gerência de contabilidade e gerência de segurança. Assinale a afirmativa correta sobre os aspectos dessas gerências.
1. Gerência de desempenho tem por função controlar a utilização dos recursos da rede de modo a estabelecer métricas, verificar quotas, determinar custos e taxar os usuários.
2. Gerência de segurança é responsável controle pelo de acesso às informações na rede, controle de acesso aos pontos onde tais informações se localizam, criar políticas de acesso etc. Correto
3. Gerência de contabilidade é fundamental para garantir a boa qualidade dos serviços de uma rede, trabalha com medição do desempenho de software e hardware da rede, objetivando assegurar que a qualidade da rede.
4. Gerência de falhas consiste no processo de identificação, localização e configuração dos dispositivos de rede, sua função principal é controlar e monitorar as condições do ambiente de rede.
Em um serviço de web, o Administrador precisa fazer uma manutenção no banco de dados, deixando o sistema off-line por 8 horas. Qual a disponibilidade do sistema, considerando como TUT (Total de Unidade de Tempo) um período fechado de 7512 horas por ano, ou seja, 313 dias x 24 horas, pois não se considera os domingos do ano?  Podemos afirmar que a disponibilidade desse sistema é:
1. 99,99%; Tolerante a falhas. Incorreto
2. 99,95%; Controlado. Incorreto
3. 99,09%; Controlado. Incorreto
4. 99,89%; Bem controlado. Correto
Numa rede de supermercados, o administrador de redes precisa atualizar os equipamentos do core, deixando o sistema offline por 24 horas. Qual a disponibilidade do sistema, considerando como TUT (Total de Unidade de Tempo) um período fechado de 8640 horas por ano, ou seja, 360 dias x 24 horas?  Podemos afirmar que a disponibilidade desse sistema é:
1. 99,72%; Controlado. Correto
2. 99,85%; Bem Controlado. Incorreto
3. 99,09%; Controlado. Incorreto
4. 99,99%; Tolerante a falhas. Incorreto
Durante a execução de um serviço na web, algumas falhas podem acontecer. Essas falhas afetam os serviços comprometendo sua disponibilidade, A duração de uma falha pode afetar muito na disponibilidade do serviço. Relativo a duração das falhas escolha a alternativa correta.
1. Falhas funcionais: quando sistema não apresenta alguma funcionalidade conforme a sua especificação.
Incorreto
2. Falhas recuperáveis: é quando o sistema fica inacessível por uma falha localizada. Correto
Falhas de desempenho: quando o sistema apresenta aparentemente todas as funcionalidades previstas, mas não de forma adequada. Incorreto
Falhas parciais: é quando alguns dos serviços fornecidos pelo sistema se tornam indisponível e outros estão em funcionamento. Incorreto