Buscar

Economia - Avaliação III - Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Nessa política monetária, ocorre a redução da oferta de moeda e o aumento da taxa de juros, reduzindo os investimentos.
A qual política monetária o exposto se refere?
A- Restritiva.
B- Expansionista.
C- Comercial.
D- Cambial.
2) O comércio internacional corresponde ao conjunto de trocas de mercadorias e de serviços realizados entre agentes econômicos de diferentes países, num certo período de tempo.
Considerando o preço da moeda nacional, assinale a alternativa CORRETA:
A- Taxa de troca.
B- Taxa de câmbio.
C- Taxa da moeda.
D- Taxa internacional.
3) A elasticidade preço da oferta procura entender a sensibilidade entre as variáveis preço e quantidade ofertada de um determinado bem ou serviço. Dito de outra maneira, mostra o nível de sensibilidade entre as variações das quantidades ofertadas e das variações dos preços praticados no momento da oferta desses bens e/ou serviços. Trata-se de uma análise complexa em razão de que há vários fatores que influenciam a elasticidade preço da oferta. Com relação a esses fatores, analise as sentenças a seguir: 
I- Um fator importante que influencia elasticidade preço da oferta é o fator tempo, que pode influenciar no aumento da capacidade de produção da empresa.  
II- Um fator importante que influencia a elasticidade preço da oferta é o nível de tecnologia utilizado pelas empresas na produção e oferta de bens e serviços.
III- Um fator importante que influencia na elasticidade preço da oferta é a importância do produto no orçamento familiar dos consumidores. 
IV- Um fator importante que influencia na elasticidade preço da oferta é a existência ou não de produtos substitutos para o produto que o consumidor está disposto a adquirir. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A- As sentenças I e IV estão corretas.
B- As sentenças III e IV estão corretas.
C- As sentenças II, III e IV estão corretas.
D- As sentenças I e II estão corretas.
4) São problemas econômicos fundamentais, com os quais a teoria econômica se depara.
A que o exposto se refere?
A- O crescimento econômico e a distribuição de bens e serviços no mercado.
B- A alocação de recursos escassos, com a finalidade de produção, e a distribuição de bens e serviços para os indivíduos.
C- O crescimento econômico e a distribuição de renda para os indivíduos.
D- A alocação de recursos produtivos, com a finalidade de produção, e a distribuição de renda para os indivíduos.
5) Através dessa conta, é possível verificar como a renda é distribuída entre consumo e poupança.
A que o exposto se refere?
A- Conta corrente do governo.
B- Conta de capital.
C- Conta de apropriação.
D- Conta de produção.
6) A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica de cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A- Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
B- As famílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
C- No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
D- No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
7) Troca de bens, serviços e capitais tem a ver com um agente econômico.
Sobre esse agente, assinale a alternativa CORRETA:
A- Empresas.
B- Governo.
C- Famílias.
D- Resto do Mundo.
8) A empresa (fictícia) Cerva Boa atua no mercado brasileiro há cerca de dois anos comercializando cerveja do tipo pilsen. Utiliza como estratégia de marketing campanhas publicitárias vinculadas em rádio e televisão, além de outdoors nas principais cidades e em todas as capitais brasileiras. Embora seu faturamento tenha sido suficiente para as despesas operacionais, houve um decréscimo de 3,5% em seu faturamento quando comparado ao primeiro ano de funcionamento. Cabe ressaltar que seu principal concorrente, a empresa Ambev, líder no mercado de bebidas no Brasil, atingiu um lucro líquido de R$12.362 bilhões em 2014, representando um aumento de 8,4% com relação ao período anterior. Considerando a situação descrita no enunciado e a temática das estruturas de mercado, analise as sentenças a seguir:
I- Embora existam muitas barreiras à entrada no mercado de bebidas no Brasil, o fato do número de consumidores ser elevado configura uma situação de concorrência perfeita.
II- Uma das formas da empresa Cerva Boa competir com grandes empresas do ramo de bebidas é realizando um alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o aprimoramento do produto e dos processos de produção.
III- O setor de bebidas é tipicamente estruturado como um monopólio, cujas barreiras para entrada de novas empresas é natural, ou seja, são definidas pelo próprio mercado.
IV- A empresa Cerva Boa encontra-se numa situação financeira difícil, uma vez que o mercado no qual está inserido é formado, predominantemente, por grandes oligopólios.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2017.
A- As sentenças II e IV estão corretas.
B- As sentenças I, II e III estão corretas.
C- As sentenças III e IV estão corretas.
D- As sentenças I e II estão corretas.
9) O comportamento dos consumidores pode ser explicado através de vários fatores e características, entre eles a utilidade marginal decrescente. Trata-se de entender o comportamento racional do consumidor, através da relação entre os níveis de preços dos produtos e/ou serviços disponibilizados no mercado e sua satisfação. Com relação à utilidade marginal decrescente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Defende que a satisfação do consumidor vai diminuindo conforme adquire ou consome mais quantidades de um determinado produto. 
(    ) Defende que quanto mais altos forem os preços dos produtos, menor poderá ser o interesse dos empresários em consumir esses produtos. 
(    ) Defende que quanto maiores forem as quantidades consumidas de um produto, menores serão os graus ou níveis de utilidade marginal.  
(    ) Defende que não há relação entre quantidade de produtos consumidos e satisfação que esses produtos oferecem ao consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A_ F - F - V - V.
B_ V - V - F - F.
C_ V - F - V - F.
D_ F - V - F - V.
10) Tudo o que nós consumimos nos é oferecido por um prestador de serviços. Aí entra o que se conhece em economia como os agentes econômicos, que são todas as pessoas, as empresas, o governo, sendo que todos estes agentes transacionam entre si dentro de um mesmo mercado.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A- O Governo, ou Estado, desempenha um papel fundamental.
B- O Governo, ou Estado, desempenha um papel central.
C- O Governo, ou Estado, desempenha um papel essencial.
D- O Governo, ou Estado, desempenha um papel principal.
11) (ENADE, 2012) A equação não fecha. Aposta-se, atualmente, que o mercado interno salvará a economia brasileira: que o aumento dos salários acima da produtividade, além de reduzir a desigualdade, criará demanda para a indústria e compensará a taxa de câmbio sobre apreciada. Em outras palavras, a mesma receita que deu bons resultados no passado poderia ser repetida agora. No entanto, desta vez, temo que a equação não feche. Ainda será possível elevar salários reais sem alta da inflação, porque o preço global das commodities tende a baixar, mas é exatamente isso que tira espaço à política econômica do governo. Durante o governo anterior, a taxa de crescimento do PIB dobrou, enquanto a diminuição da desigualdade econômica, que já vinha ocorrendo, se acelerou. Mas issofoi alcançado sem que se enfrentasse o problema fundamental: a taxa de câmbio sobre apreciada. Em vez disso, aproveitou-se a contínua apreciação do real para manter a inflação baixa, ao mesmo tempo em que os salários aumentavam. Nesse quadro, a desindustrialização iniciada em 1990 prosseguiu, mas o setor sobreviveu porque contou com o mercado interno duplamente aquecido: pelo aumento do mínimo e pelo aumento dos salários reais decorrente da baixa do dólar. O país, que deveria apresentar elevado superavit graças ao aumento do preço das commodities, voltou ao déficit em conta corrente. A médio prazo, uma política de crescimento voltada para o mercado interno é tão inviável quanto a alternativa de uma economia voltada para as exportações. Mercado interno e exportações precisam crescer concomitantemente. 
Sobre o que se refere o trade-off apresentado no texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, L. C. B. A equação não fecha. Folha de S. Paulo, 19/12/2012. Disponível em: bresserpereira.org.br. Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado).
A- Inflação e salários reais.
B- Preço de commodities e crescimento econômico.
C- Déficit em conta corrente e crescimento econômico.
D- Aumento do salário-mínimo e apreciação cambial.
12) (ENADE, 2015) No início de 2015, uma empresa de notória presença no mercado em razão de seus produtos inovadores voltados para a indústria, lançou um novo produto, buscando alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar o resultado positivo obtido nos últimos anos, apresentado no gráfico anexo [Lucro (R$ milhões) dos primeiros semestres 2011-2015]. Esse novo produto é a alternativa que a empresa encontrou para minimizar os impactos de um contexto macroeconômico desfavorável.
Empresas concorrentes já estão sendo os reflexos desse novo contexto macroeconômico, pois apresentaram, em média, queda de 50% no resultado do primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014.
Com base nessas informações, verifica-se que a empresa:
A- Apresenta a mesma queda que as concorrentes, já que o novo contexto macroeconômico atingiu a todos.
B- Apresentou resultado melhor que o das concorrentes, apesar da queda de lucro, resultado para o qual pode ter contribuído o lançamento do novo produto.
C- Errou ao lançar o novo produto, pois a queda no seu resultado foi maior que a apresentada pelas concorrentes.
D- Seguiu sua tradição de inovação, mas fez isso em momento inapropriado, como demonstra a queda no seu faturamento, maior que a apresentada pelos seus concorrentes.

Continue navegando