Buscar

GESTÃO DE TRANSPORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO
Estudo de caso: situação problema.
A empresa Injeta Plast é uma empresa situada em Diadema, São Paulo. Ela injeta peças em plástico para abastecer uma montadora de automóveis na Região do ABC, sua planta em Diadema tem 50 injetoras com capacidade de operar 24 horas por dia e dispõe de uma frota de quatro caminhões de médio porte, responsáveis por realizar as entregas do material na montadora.
Atualmente, a Injeta Plast formalizou um excelente contrato anual junto ao seu parceiro para o fornecimento de 6.400 unidades por dia de forro de porta para a montagem de 1.400 veículos diários. Essa quantidade já está levando em conta o estoque de segurança com capacidade de abastecer a linha de montagem por cinco horas, ou seja, a montagem de 300 veículos.
Você é o gerente de Logística da Injeta Plast e tem o desafio de elaborar toda a estratégia para o cumprimento desse contrato, sabendo que este trata do atendimento das necessidades de um excelente parceiro e que a sua renovação será automática, dependendo apenas da eficiência e da eficácia de sua empresa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Planejamento Estratégico
A produção de todas as 50 máquinas injetoras mais seu estoque de segurança fornece 6.400 unidades de forros o que serão usados na fabricação de 1.400 veículos diários, ou seja, o estoque de segurança tem a disponibilidade de armazenar apenas 1.372 unidades que são responsáveis pela produção de 300 veículos, com isso a capacidade das máquinas de produção diária está em torno de 5.028 peças. Sabendo que o plano de produção deve ter como objetivo diário a extrusão de 6400 peças para atendimento do cliente, a primeira atitude está em oferecer uma tranquilidade na linha de produção, afim de que não haver riscos de falta de insumos ao cliente. Seria interessante o investimento em maquinário para elevar a produção média através do número de pedidos em 20% a mais do exigido. Em uma linha que fornece 5.028 unidades com 50 injetoras é necessário o acréscimo de 27 máquinas para obter a capacidade de produção de 7.680 unidades, num total de 77 máquinas em linha de produção, mantendo assim o funcionamento por 24 horas das maquinas com paradas para a manutenção necessária das mesmas sem prejuízo a produção.
Em observância ao estoque de segurança, é verificado a necessidade de ampliação da sua capacidade. Se um produto em questão tem um tempo de entrega alto e que ainda varia muito, fazer um estoque de segurança pode ser fundamental para garantir a reputação da Injeta Plast frente aos clientes. 
Esse estoque será classificado como ESTOQUE POR ESTADO DA PRODUÇÃO, por fornecer insumos para ser utilizado na produção de outro bem ou serviço, no caso 
veículos
 
2.2. Estoque
O estoque escolhido para a ocasião seria o Estoque Empurrado (Push
System), pois a principal preocupação seria manter o menor estoque possível
devido à grande rapidez de saída do material, além do custo que o estoque maior poderia causar, mantendo apenas um estoque de segurança para evitar danos logísticos causados por imprevistos de qualquer espécie.
2.3. Estratégia de Transporte
Com o investimento em mais 27 maquinas injetoras, seria interessante o investimento em mais 03 (três) caminhões de médio porte, somado aos 4 (quatro) existentes, totalizando 07 (sete) caminhões para realizar o trajeto diário entre a Injeta Plast até a montadora de veículos no Grande ABC. 
Foi observado também a necessidade de manter 02 (dois) caminhões parados, 01 (um) objetivando a manutenção preventiva, e o outro em condições de pronto emprego, para suprir possíveis problemas com os veículos escalados em rota, com intuito de manter o bom funcionamento serão escalados 05 (cinco) caminhões diários para execução do serviço de entregas, mantendo assim, o rodízio e controle do setor de frotas e evitando problemas de atrasos por falta de manutenção não programada, o que ocasionariam um custo maior para a empresa e expondo sua imagem de forma negativa perante ao cliente. O trajeto entre a Injet Plast até a montadora é de aproximadamente 24 quilômetros, o percurso de ida gira em torno de 1 hora, somados ao tempo de entrega e itinerário de volta, podemos determinar o percurso operacional no total de 3 horas, somados ida e volta e o tempo de entrega, assim funcionária o bom andamento do serviço e satisfação do cliente com a entrega diária dos 6.400 (seis mil e quatrocentos) forros, para isso serão realizadas 05 (cinco) viagens diárias, cada caminhão terá capacidade de transporte de 1.280,00 (mil e duzentos e oitenta) forros, acondicionados em caixas, o que facilitariam o transporte e o processo de carga e descarga, economizando tempo nesta etapa do processo.
3. CONCLUSÃO
Trade off, um termo em inglês que significa uma relação entre perder e ganhar, neste caso, a manutenção preventiva dos equipamentos é uma perda de tempo e de dinheiro, porém no final significará ganho, pois quando comparado aos prejuízos que podem acontecer, um problema não previsto, por exemplo: a quebra de caminhão na estrada, uma máquina parada por falta de peças. Isso seriam prejuízos que iriam além do financeiro e poderiam prejudicar de forma drástica a imagem da empresa. 
Os processos apresentados irão gerar custos iniciais à empresa, porém o retorno financeiro ao final, oferecerá à Injeta Plast lucros satisfatórios além da possibilidade de fidelização do cliente e ampliação do seu mercado local, pois na região do Grande ABC é onde está concentrado a maior parte das montadoras de veículos no Brasil, oferecendo assim um mercado amplo e promissor para o crescimento e ampliação de seus serviços e produtos

Outros materiais

Outros materiais