Buscar

direito digital

Prévia do material em texto

Pergunta 1
3 / 3 pts
No Código Penal, nos crimes de injúria, infanticídio e lesão corporal, os bens jurídicos tutelados são, respectivamente, a:
  
honra, a integridade física e a vida.
 
  
integridade física, a vida e a honra.
 
  
vida, a integridade física e a honra.
 
  
honra, a vida e a integridade física.
 
honra, vida e integridade física.
  
vida, a honra e a integridade física.
 
 
IncorretaPergunta 2
0 / 3 pts
Com base nos dispositivos vigentes e aplicáveis da Lei n.º 11.419/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial e, devendo ser desconsiderados os dispositivos que alteraram o revogado Código de Processo Civil 1973, assinale a opção correta:
  
Define-se como meio eletrônico, toda forma de comunicação a distância com a utilização de redes de comunicação, especificamente, a rede mundial de computadores.
 
  
Os órgãos do Poder Judiciário regulamentarão a referida Lei, no que couber, no âmbito de suas respectivas competências.
 
  
Os órgãos do Poder Judiciário deverão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
 
  
Os órgãos do Poder Judiciário deverão manter equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores à disposição dos advogados, defensores públicos e promotores de justiça para distribuição de peças processuais.
 
  
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
 
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
Segundo a doutrina, constituem requisitos básicos para os contratos eletrônicos tenham força probante:
  
Autenticidade e transparência.
 
  
Integridade e clareza.
 
  
Integridade e independência.
 
  
Autenticidade e integridade.
 
Segundo Patricia Peck Pinheiro (2016, p. 540), os requisitos básicos para os contratos eletrônicos terem força probante são a autenticidade (significa pressuposto de autoria, na forma do art. 408, 410, I e 412 do CPC) e a integridade (significa veracidade, ou seja, que não seja adulterado após pactuado e assinado).
  
Autenticidade e clareza.
 
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
Para os efeitos da Lei n.° 12.965/2014, considera-se: _______________, o sistema constituído do conjunto de protocolos lógicos, estruturado em escala mundial para uso público e irrestrito, com a finalidade de possibilitar a comunicação de dados entre terminais por meio de diferentes redes; _______________, a habilitação de um terminal para envio e recebimento de pacotes de dados pela internet, mediante a atribuição ou autenticação de um endereço IP; ________________, o conjunto de funcionalidades que podem ser acessadas por meio de um terminal conectado à internet.
 
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas na ordem exposta no enunciado.
  
Internet; registro de conexão; aplicações de internet.
 
  
Terminal; registro de conexão; registro de acesso a aplicações de internet.
 
  
Internet; registro de conexão; registro de acesso a aplicações de internet.
 
  
Internet; conexão à internet; aplicações de internet.
 
alternativa “d”, na forma do artigo 5.º, da Lei do Marco Civil.
  
Terminal; endereço de protocolo de internet (endereço IP); aplicações de internet.
 
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
Não corresponde a determinação contida pela Lei do Processo Eletrônico (Lei n.° 11.419/2006) a seguinte afirmativa:
  
Salvo impossibilidade que comprometa o acesso à justiça, a parte deverá informar, ao distribuir a petição inicial de qualquer ação judicial, o número no cadastro de pessoas físicas ou jurídicas, conforme o caso, perante a Secretaria da Receita Federal;
 
  
Tratando-se de cópia digital de título executivo extrajudicial ou outro documento relevante à instrução do processo, o juiz poderá determinar o seu depósito em cartório ou secretaria.
 
  
A carta de ordem, carta precatória ou carta rogatória devem ser expedidas, preferencialmente, pelo meio físico, pode ser expedida por meio eletrônico apenas se requisitado pelas partes.
 
pois a carta de ordem, a carta precatória ou a carta rogatória devem ser expedidas por meio eletrônico.
 
  
Os órgãos do Poder Judiciário regulamentarão a Lei do Processo Eletrônico, no que couber, no âmbito de suas respectivas competências.
 
  
Os sistemas a serem desenvolvidos pelos órgãos do Poder Judiciário deverão usar, preferencialmente, programas com código aberto, acessíveis ininterruptamente por meio da rede mundial de computadores, priorizando-se a sua padronização.
 
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
 
De acordo com a Lei do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) são princípios que regem a disciplina do uso da Internet no Brasil, exceto:
  
garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal.
 
  
preservação e garantia da neutralidade de rede.
 
  
proteção da privacidade.
 
  
proteção dos dados pessoais, na forma da lei.
 
  
finalidade social da rede.
 
alternativa “e”, pois, segundo o artigo 3.º da Lei do Marco Civil, a finalidade social da rede é um fundamento da disciplina do uso da internet no Brasil, e não um princípio.
 
IncorretaPergunta 7
0 / 3 pts
A respeito do lugar da formação dos contratos eletrônicos, reputa-se celebrado o contrato:
  
no domicílio do oblato.
 
  
no lugar em que a proposta foi aceita.
 
  
no domicílio do policitante.
 
  
no lugar em que foi proposto, salvo se houver foro de eleição.
 
 
 
 
  
no lugar em que o contrato foi registrado perante o Cartório.
 
 
IncorretaPergunta 8
0 / 3 pts
A respeito do monitoramento realizado por empresas com relação aos atos de seus funcionários, e as correlatas implicações legais, assinale a alternativa incorreta:
  
de acordo com a jurisprudência majoritária dos tribunais, é necessário que o empregado saiba que está sendo monitorado, havendo indicações claras e ostensivas de referido monitoramento.
 
  
se as regras e diretrizes de acesso à internet forem desrespeitadas pelo colaborador, a empresa pode aplicar penalidades disciplinares e advertências, podendo chegar até à demissão por justa causa, desde que tudo esteja estabelecido no contrato e seja possível comprovar o desrespeito do colaborador perante as regras estabelecidas para o uso da internet.
 
  
a doutrina especializada indica que sempre se faça o aviso prévio no próprio ambiente quando este não for privativo ou estiver sujeito ao monitoramento, servindo para validar a captação de dados, imagens e sons para serem usados posteriormente como prova.
 
  
a responsabilidade do patrão ou comitente pelos atos culposos de seus empregados ou prepostos deve ser comprovada cabalmente mediante apresentação de provas concretas.
 
  
segundo o Código Civil, empregado e o empregador respondem perante terceiros, pela má conduta de seus funcionários.
 
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
Sobre a sociedade digital e o Direito Digital, assinale a alternativa correta:
  
O Direito Digital, a exemplo do Direito Civil, prioriza a vontade particular sobre a vontade coletiva, especialmente a segurança das relações jurídicas.
 
  
O direito codificado constitui a base predominante do Direito Digital.
 
  
A globalização da economia e da sociedade, especialmente com o amparo da internet, exige a globalização do pensamento jurídico, de modo a encontrar mecanismos de aplicação de normas que possam extrapolar os princípios da territorialidade
 
alternativa “c”, pois o Direito Digital exige uma existência e um entendimento global, que suplanta os limites geográfico dos países.
 
  
A natureza da sociedade digital é individualista, que prima pela independência das relações jurídicas.
 
  
No Direito Digital, não prevalecem os princípios em relação às regras, impondo-se a criação de leis específicas para disciplinar as relações jurídicas virtuais, sendo vedada a autorregulamentação pelos próprios participantes diretamente envolvidos.
 
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
Acerca dos crimes contra a honra, assinale a alternativa correta.
  
A exceção da verdade, no crime de calúnia, é admitidase, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível.
 
  
Caso um advogado, na discussão da causa durante uma audiência, acuse o juiz de prevaricação, o crime de calúnia estará amparado pela imunidade judiciária.
 
  
Nos crimes de calúnia e difamação, não se admite a retratação.
 
  
É impunível a calúnia contra os mortos.
 
  
No delito de injúria, o juiz poderá deixar de aplicar a pena se o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria.
 
na forma do artigo 140, § 1.º, I, do Código Penal.
Pontuação do teste: 21 de 30

Continue navegando