Buscar

Desafio Efedra e Ipeca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio EFedra e Ipeca
oi solicitada a você, como membro da equipe médica, a análise das informações expostas sobre o caso para responder as seguintes questões:
a) Por quais motivos alguns atletas utilizam suplementos ricos em Efedrina? Explique os benefícios da Efedrina para o organismo de um atleta.
b) Comente brevemente qual seria o provável mecanismo fisiopatológico responsável pelo infarto do miocárdio do jovem atleta sem histórico pregresso de problemas cardíacos.
c) Descreva os principais efeitos adversos dos suplementos constituídos por Efedrina.
A) Efedrina é usada como suplementos alimentares para emagrecer ou como estimulantes, sua ação da efedrina é mais prolongada do que a da adrenalina e tem a vantagem de poder ser administrada por via parenteral e oral. A efedrina estimula o sistema nervoso central porque atua sobre os receptores adrenérgicos, gerando energia e aumentando o estado de alerta, acelera o metabolismo do organismo, o que favorece a queima de gorduras e açúcar com maior eficácia. B) Pelas doses aumentadas, uma das reações adversas é o ataque cardíaco, pelo vasoespasmo na circulação coroniana. C) Complicações mais leves (dor de cabeça, palpitação, nervosismo, insônia e irritabilidade) até ataques cardíacos, hipertensão, batimento cardíaco irregular, derrames, problemas psiquiátricos e morte. 
Enviado em: 19/07/2021 21:13
Padrão de resposta esperado
a) A Efedrina tem efeito semelhante ao da Adrenalina, uma substância fabricada pelo próprio organismo e que ativa os mecanismos de defesa (estado de alerta). Assim, além de acelerar o metabolismo e favorecer o emagrecimento (perda de 12kg em até 20 dias, por exemplo), o efeito da Efedrina estimula o SNC, dando vigor, força e melhores reflexos ao indivíduo. Ou seja, sob a ação dessa substância, o atleta perde a noção da fadiga e pode realizar esforços além do limite do seu corpo e obter melhor desempenho durante alguma competição esportiva.
b) A Efedrina pode causar vasoespasmo na circulação coronariana, principalmente em indivíduos com tônus vagal aumentado (bem condicionado fisicamente), como o jovem atleta tratado nesse caso. Esse parece ser o mecanismo fisiopatológico de muitos dos casos relatados de síndrome coronariana aguda associada ao consumo de Efedrina, sendo que os pacientes apresentam cinecoronariografia normal. 
 
Já a trombose in situ, como foi relatada no caso, pode ocorrer associadamente por diferentes razões: além da lenhificação do fluxo coronariano, o espasmo pode ser a causa de rotura da capa fibrosa de placas ateroscleróticas ainda jovens, que têm extenso núcleo lipídico. No caso de pacientes que fazem uso de substâncias como a Efedrina, isso ocorre na presença de significativa ativação plaquetária pela atividade simpatomimética dessa substância. 
 
Assim, a associação de espasmo e trombose in situ pode ter ocorrido nesse caso, pois a cinecoronariografia demonstrou oclusão completa da artéria descendente anterior, porém sem evidência de qualquer comprometimento de outros vasos.
c) A Efedrina é uma substância que incentiva a liberação de catecolaminas endógenas, estimulando receptores α-1, β-1 e β-2 adrenérgicos presentes no SNC e cardiovascular. Assim, os efeitos da Efedrina variam desde complicações mais leves, como dores de cabeça, midríase, insônia, vertigem, falta de apetite, ansiedade, palpitação, nervosismo e irritabilidade, até ataques cardíacos, hipertensão, batimento cardíaco irregular, derrames, convulsões, alucinações, problemas psiquiátricos e morte. 
 
Tais efeitos podem ser intensificados durante a prática de exercícios físicos e quando associados a outros fármacos estimulantes do SNC, como a cafeína, por exemplo. Além disso, a Efedrina também pode causar o fenômeno de taquifilaxia e o risco de dependência, já que esse alcaloide atua de modo semelhante ao Ecstasy.

Outros materiais