Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Noções de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Noções de Direito
1 - As fontes do direito são os meios pelos quais se formam ou se estabelecem as normas jurídicas, ou seja, são a matéria prima da qual nasce o direito. Além da lei, também são fontes do Direito: a doutrina, o costume, a jurisprudência, a equidade, a analogia e os princípios gerais de Direito. Sobre a jurisprudência, assinale a alternativa CORRETA:
A) É um conjunto das decisões dos tribunais a respeito do mesmo assunto, ou seja, quando tais decisões dos tribunais são citadas como fundamento nas teses jurídicas e apontadas como precedentes.
B) É o princípio pelo qual deve o juiz valorizar mais a razão (observando sempre a boa-fé) que a própria regra de Direito, observando o que for justo e razoável.
C) Se considera como uma norma jurídica não escrita, aceita como obrigatória pela consciência do povo, sem que o poder público a tenha estabelecido.
D) Pode ser definida como o pensamento, as indagações, as pesquisas e os pareceres dos estudiosos do Direito.
2 - Os direitos reais sobre coisas alheias de gozo e fruição são os que se referem à utilização da coisa alheia, sendo que outros são os que recaem sobre imóveis.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esses direitos:
A) Subsolo, servidão, usufruto, uso e habitação.
B) Superfície, servidão, desuso, uso e habitação.
C) Subsolo, servidão, usufruto, uso e divisão.
D) Superfície, servidão, usufruto, uso e habitação.
3 - As fontes do direito são os meios pelos quais se formam ou se estabelecem as normas jurídicas, ou seja, são a matéria prima da qual nasce o direito. Além da lei, também são fontes do Direito: a doutrina, o costume, a jurisprudência, a equidade, a analogia e os princípios gerais de direito. Sobre o costume, assinale a alternativa CORRETA:
A) É o princípio pelo qual deve o juiz valorizar mais a razão (observando sempre a boa-fé) que a própria regra de Direito, observando o que for justo e razoável.
B) Se considera como uma norma jurídica não escrita, aceita como obrigatória pela consciência do povo, sem que o poder público a tenha estabelecido.
C) É um conjunto das decisões dos tribunais a respeito do mesmo assunto, ou seja, quando tais decisões dos tribunais são citadas como fundamento nas teses jurídicas e apontadas como precedentes.
D) Pode ser definida como o pensamento, as indagações, as pesquisas e os pareceres dos estudiosos do Direito.
4 - O Direito Processual é o ramo do Direito que regula o modo como se processam as ações judiciais. O Direito Processual ou direito formal, define as formas e instrumentos a serem usados no âmbito do judiciário para garantir o direito material. Acerca do Direito Processual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existem três grandes ramos de direito processual: o Civil, o Penal e o do Trabalho. 
( ) Cada ramo do direito processual corresponde a um ramo equivalente de direito material.
( ) O Direito Processual é um ramo do Direito Privado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V.
B) V - V - F.
C) V - F - F.
D) V - F - V.
5 - O direito é real quando a pessoa o exerce sobre alguma coisa. Aquele em que o bem fica vinculado ao cumprimento de uma obrigação tem uma denominação específica. Assinale a alternativa CORRETA que indica como ele se chama:
A) Direito real de fruição.
B) Direito real de gozo.
C) Direito real de garantia.
D) Direito real de aquisição.
6 - A norma jurídica possui algumas características, que ao final a levam a cumprir seu objetivo, que é o de manter a paz social. A norma jurídica é um comando através do qual o direito utiliza-se para fazer cumprir seus objetivos. O Direito é uma ciência que estuda as normas jurídicas, e que busca compreender a teoria da norma jurídica, que é imprescindível no Direito, porque é a sua materialização. A norma jurídica, esclarece ao agente quando e como agir ou seja, norma jurídica se apresenta como uma conduta exigida ou o modelo imposto de organização social. A norma jurídica ou regra jurídica, apresenta-se como um padrão de conduta imposto pelo Estado para que seja possível a convivência dos homens em sociedade. Sobre as características da norma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um comando acontece, quando afirmamos que a norma impõe uma conduta, já a característica imperativa, refere-se a uma ação ou omissão.
( ) Apresenta a característica da subjetividade da norma, o que se refere ao fato da possibilidade ou não de sua aplicação.
( ) Encontramos a característica bilateral da norma, ao se referir à atribuição de poder a uma parte e dever à outra.
( ) A norma visa a atingir o maior número de situações, e não apenas um caso em especial, quando a característica chamada abstrata.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – V – F – F.
B) F – F – V – F.
C) V – V – F – V.
D) V – F – V – V.
7 - A administração pública deve ser entendida como um conjunto de regras e o agente administrativo deve ser dotado da capacidade de distinguir o honesto do desonesto, sendo capaz de atuar respeitando o elemento ético de sua conduta. Devendo decidir não apenas entre o legal e o ilegal, mas também entre o honesto e o desonesto. Essas características, correspondem a qual princípio da administração pública? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Princípio da Impessoalidade.
B) Princípio da Moralidade.
C) Princípio da Legalidade.
D) Princípio da Eficiência.
8 - Os direitos e normas fundamentais relacionados aos partidos políticos no Brasil são regulados pela Constituição Federal em seu artigo 17. Entre outras disposições, o artigo 17 estabelece os princípios a serem seguidos para a criação, fusão, incorporação e extinção dos partidos políticos, bem como as regras a serem observados nestes processos. Acerca da regulamentação constitucional dos partidos políticos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
A) A criação e extinção dos partidos políticos no Brasil é livre, desde que resguardados alguns princípios e cumpridas algumas condições.
B) A liberdade de iniciativa e a liberdade de concorrência são princípios que precisam ser observados na criação dos partidos políticos.
C) A estrutura interna, organização e funcionamento dos partidos serão regulados pela Justiça Eleitoral.
D) Dentre os preceitos a serem seguidos para a criação dos partidos políticos está a proibição de recebimento de recursos financeiros de empresas nacionais.
9 - No Direito brasileiro, o Direito das Obrigações está disciplinado na parte especial do Código Civil e trata do vínculo pessoal entre as partes em uma prestação patrimonial. Uma obrigação, de acordo com seu conceito jurídico, portanto, é uma relação jurídica de natureza patrimonial entre credor e devedor. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Em uma obrigação jurídica, o credor tem o dever de cumprir a obrigação, enquanto o devedor tem direito de exigir o seu cumprimento.
II- Uma obrigação jurídica pode ter como objeto uma prestação de dar (entregar uma coisa certa ou incerta), fazer (prestação de serviço) ou não fazer (deixar de fazer alguma coisa).
III- As obrigações são formadas por três elementos: sujeito ativo (credor), sujeito passivo (devedor) e objeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2006. Código Civil. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2018.
A) As afirmativas I e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa I está correta.
C) As afirmativas II e III estão corretas.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
10 - A obrigação é uma relação jurídica de direito pessoal, de natureza patrimonial, onde o credor possui o direito de cobrar o devedor seu cumprimento. Quanto ao descumprimento da obrigação, ou seja, quando o devedor é inadimplente, referendando as consequências deste ato, analise as afirmativas a seguir:
I- A primeira consequência são os juros moratórios.
II-As perdas e os danos se referem àquilo que o devedor perdeu (lucros cessantes) e o que deixou de ganhar (danos emergentes).
III- A cláusula penal será aplicada quando houver descumprimento da obrigação.
IV- A mora é o atraso ou retardamento do pagamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas III e IV estão corretas.
11 - (ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
A) Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
B) Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
C) Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
D) Fortalecer o poder do governo central.

Continue navegando