Logo Passei Direto
Buscar

Teste Final_ Nivelamento de Contabilidade para não Contador

User badge image
Camila Ohayne

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: o razonete deriva do famoso razão, sendo sua representação gráfica (em formato de "T"), didática e simplificada. Dizemos didática, pois esse instrumento é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio contábil, além de ajudar o entendimento da mecânica dos lançamentos contábeis. Através do razonete são feitos os registros individuais por conta, bem como a apuração dos saldos de todas as contas que são movimentadas pela empresa. O uso do razonete é muito simples, sendo necessário apenas uma folha de papel e uma caneta. Com esses dois itens o profissional da Contabilidade já pode rabiscar alguns razonetes suficientes para a identificação da operação em questão e fica simulando as possibilidades de registro.
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa que representa os lançamentos realizados à esquerda do razonete.
Débitos, que representam as contas de natureza credora.
Créditos, que representam as contas de natureza devedora.
Débitos, que representam as contas de natureza devedora.
Nulos, que representam as contas de qualquer natureza.
Créditos, que representam as contas de natureza credora.

Leia o texto a seguir: São para os usuários da contabilidade que o trabalho dos contadores trabalho é destinado. Os usuários da contabilidade são aquelas pessoas que necessitarão dos dados fornecidos pela contabilidade para alguma finalidade. Cada usuário terá um interesse específico nesta utilização, visto que a ciência contábil se serve a várias finalidades. Também chamamos os usuários de contabilidade de stakeholders que significam, em tradução livre, as “partes interessadas”. As demonstrações financeiras produzidas por meio da contabilidade podem se servir aos usuários internos e externos da organização.
Considerado as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, usuários internos de informações contábeis.
Administradores, gerentes e funcionários.
Fornecedores, administradores e funcionários.
Contadores, funcionários e governo.
Governo, bancos e fornecedores.
Clientes, funcionários e sindicatos.

Leia os excertos a seguir: “O plano de contas é importante para a disponibilização dos relatórios contábeis de forma organizada, pois sem o agrupamento dos eventos de mesma natureza em contas e sem o agrupamento das contas de mesma natureza, a interpretação e análise das informações contábeis seria muito complexa.” MARION, J. C. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 2016. p. 126. “Plano de contas é o conjunto de todas as contas disponíveis para registro das atividades do departamento de contabilidade, com o objetivo principal de padronizar os registros contábeis” (RIBEIRO, 2013). Nessa linha de organização, as contas se dividem em dois grupos principais: as patrimoniais e as de resultado. Sobre eles, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I.As contas patrimoniais representam os elementos do ativo, os do passivo e o patrimônio líquido.
II.As contas patrimoniais permitem a mensuração do patrimônio da empresa.
III.As contas de resultado representam as variações patrimoniais e são divididas em contas de receita e despesa.
IV.As contas de resultado permitem a mensuração do lucro ou prejuízo da empresa em determinado período.
I e IV apenas.
II, III e IV.
IV apenas.
I, II e IV.
I, II, III e IV.

Leia o texto a seguir: ARE é a sigla para Apuração do Resultado de Exercício realizado pela Contabilidade, ou setor financeiro do negócio. A apuração está atrelada à realização do DRE – Demonstração do Resultado de Exercício, uma vez por ano de acordo com a legislação vigente. A DRE é uma obrigação legislativa anual, de acordo com a Lei 6.404/1976. No Art. 187 da lei em questão, são definidas algumas regras referentes às informações a serem apresentadas no documento. Com este documento realizado é possível realizar a ARE que nada mais é do que o resultado final apresentado pela DRE. O objetivo da DRE, além de apresentar a real situação financeira do negócio ao governo, é acompanhar e saber qual o resultado da empresa, se lucro ou prejuízo.
Considerando as ideias apresentadas no texto, relacionadas aos lançamentos de encerramento do exercício, classifique as informações a seguir (falso ou verdadeiro) e escolha a sequência correta:
1.Os custos e as despesas são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado – ARE ( )
2.As receitas são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
3.Os custos e as despesas são creditadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
4.As receitas são creditadas em contrapartida de conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados ( )
5.As receitas são creditadas e as de despesas e custos são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
V, F; F; F; V
F; V; V; F; V
V; V; V; F; V
F; V; V; F; F
V; V; F; F; V

Leia o texto a seguir: Contas patrimoniais representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos), o Passivo (indica a existência de Obrigações e o Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). Contas de resultado são as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).
Considerando as ideias apresentadas no texto, presuma que uma determinada entidade reconheceu contabilmente o valor de uma duplicata julgada incobrável. Em função deste reconhecimento, sua equipe de Contabilidade realizou um lançamento da seguinte forma: Debito na conta Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa (conta redutora do ativo circulante) Crédito: Contas a Receber ou clientes (Ativo circulante). Considerando exclusivamente este lançamento contábil pode-se afirmar que:
não interferiu no resultado do exercício porque as contas debitada e creditada são contas patrimoniais.
reduziu o resultado líquido do exercício, visto que a conta creditada é uma conta de resultado.
não interferiu no resultado do exercício, apesar de a conta debitada ser conta de resultado.
reduziu o resultado líquido do exercício, visto que a conta debitada é uma conta de resultado. reduziu o valor do Ativo Circulante, visto que a empresa julgou o título a receber como incobrável.

Leia o texto a seguir: Todos os acontecimentos que ocorrem em uma entidade, são registrados por meio de contas. Em consequência da Teoria Patrimonialista, atualmente mais usada e aceita como a mais adequada entre os contadores, as contas são classificadas em dois grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas de resultado.
Neste contexto, com relação as contas patrimoniais e de resultado, está correto o que se afirma em:
As contas de resultado são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. As contas patrimoniais são as receitas e despesas. Elas estão no balanço patrimonial e servem para saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.
As contas de resultado são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Elas estão no balanço patrimonial e servem quando a empresa apresenta prejuízo.
As contas patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. As contas de resultado são as receitas e despesas. Elas não estão no balanço patrimonial e servem para saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.
As contas de resultado são as que representam as contas de receitas e despesas. Elas estão no balanço patrimonial e servem para a empresa medir o seu crescimento.
Tanto as contas de resultado quanto as contas patrimoniais representam os bens, direitos, obrigações, despesas e receitas e estão no balanço patrimonial.

Leia o texto a seguir: Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
Com relação ao balanço patrimonial, quais são as principais características dos grupos de contas?
Ativo circulante e não circulante, sendo o circulante composto por itens com prazo superior a 12 meses, Passivo circulante e não circulante, que representam o capital próprio da empresa e o Patrimônio Líquido, o valor contábil das aplicações de recursos.
Ativo circulante e não circulante, sendo o circulante composto por itens com prazo de até 12 meses ou ciclo operacional, Passivo circulante e não circulante, que representam as obrigações exigíveis e o Patrimônio Líquido, o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
Ativo circulante e não circulante, que representam as obrigações não exigíveis, Passivo circulante e não circulante, que representam as riquezas da empresa e o Patrimônio Líquido, o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
Ativo circulante e não circulante, que representam o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas, Passivo circulante e não circulante, que representam as riquezas da empresa e o Patrimônio Líquido, as obrigações exigíveis.
Ativo circulante e não circulante, que representam o valor contábil das origens de recursos, Passivo circulante e não circulante, que representam as obrigações não exigíveis e o Patrimônio Líquido, as riquezas da empresa.

Leia o texto a seguir: O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores). Através do balancete é possível chegar a vários resultados importantes para a Contabilidade de uma empresa num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, como por exemplo, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).
Considerando as informações apresentadas, relacionadas ao balancete de verificação, avalie as afirmacoes a seguir:
I.Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se o levantamento do balancete de verificação para conhecer os saldos das contas do livro razão e conferir sua exatidão.
II.No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos.
III.As contas do balancete, no fim do exercício, sejam patrimoniais ou de resultado, sempre representam os valores reais do patrimônio não hás variações patrimoniais do exercício, portanto o balance é desnecessário.
IV-Existe a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balanço, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimônio nessa data, bem como suas variações no exercício.
Apenas as alternativas I, II e III
Apenas as alternativas I, II e IV
Apenas as alternativas III e IV
Apenas as alternativas I e II
Apenas as alternativas I e III

Leia o texto a seguir: Razão e razonete são a mesma coisa. O razonete deriva do razão, ele é uma versão simplificada, uma forma didática do razão. O razonete, também denominado gráfico ou conta em T, é bastante utilizado pelos contadores e é por meio dele que são feitos os registros individuais por conta. Ele foi criado para ser um recurso que ajude o entendimento da mecânica dos lançamentos contábeis.
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa que apresenta o correto posicionamento dos lançamentos a débito e a crédito.
O crédito é lançado do lado direito do razonete, e o débito é lançado do lado esquerdo.
O débito e o crédito são lançados no meio do razonete, e sua interpretação varia conforme o nome da conta contábil.
O débito é lançado do lado direito do razonete, e o crédito é lançado do lado esquerdo.
O débito e o crédito variam de lado no razonete. Sua posição, portanto, é determinada pelo nome da conta contábil.
O débito é lançado na parte superior do razonete, e o crédito é lançado na parte inferior.

Leia o texto a seguir: As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência. A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.
Dessa forma presuma que em 31/03/20x8, uma Sociedade Empresária contratou um seguro para os veículos utilizados em atividades administrativas pelo valor total de R$ 4.000,00 para vigência de 12 meses a partir da mesma data. O pagamento foi feito a vista, por meio de cheque. Considerando-se apenas as informações apresentadas, identifique a alternativa que apresenta a correta contabilização da contratação do seguro.
O crédito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o débito é lançado na conta banco (AC).
O débito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o crédito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC)
O débito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o crédito é lançado na conta banco (AC).
O crédito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC), e o débito é lançado na conta banco (AC).
O débito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC), e o crédito é lançado na conta banco (AC).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: o razonete deriva do famoso razão, sendo sua representação gráfica (em formato de "T"), didática e simplificada. Dizemos didática, pois esse instrumento é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio contábil, além de ajudar o entendimento da mecânica dos lançamentos contábeis. Através do razonete são feitos os registros individuais por conta, bem como a apuração dos saldos de todas as contas que são movimentadas pela empresa. O uso do razonete é muito simples, sendo necessário apenas uma folha de papel e uma caneta. Com esses dois itens o profissional da Contabilidade já pode rabiscar alguns razonetes suficientes para a identificação da operação em questão e fica simulando as possibilidades de registro.
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa que representa os lançamentos realizados à esquerda do razonete.
Débitos, que representam as contas de natureza credora.
Créditos, que representam as contas de natureza devedora.
Débitos, que representam as contas de natureza devedora.
Nulos, que representam as contas de qualquer natureza.
Créditos, que representam as contas de natureza credora.

Leia o texto a seguir: São para os usuários da contabilidade que o trabalho dos contadores trabalho é destinado. Os usuários da contabilidade são aquelas pessoas que necessitarão dos dados fornecidos pela contabilidade para alguma finalidade. Cada usuário terá um interesse específico nesta utilização, visto que a ciência contábil se serve a várias finalidades. Também chamamos os usuários de contabilidade de stakeholders que significam, em tradução livre, as “partes interessadas”. As demonstrações financeiras produzidas por meio da contabilidade podem se servir aos usuários internos e externos da organização.
Considerado as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, usuários internos de informações contábeis.
Administradores, gerentes e funcionários.
Fornecedores, administradores e funcionários.
Contadores, funcionários e governo.
Governo, bancos e fornecedores.
Clientes, funcionários e sindicatos.

Leia os excertos a seguir: “O plano de contas é importante para a disponibilização dos relatórios contábeis de forma organizada, pois sem o agrupamento dos eventos de mesma natureza em contas e sem o agrupamento das contas de mesma natureza, a interpretação e análise das informações contábeis seria muito complexa.” MARION, J. C. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 2016. p. 126. “Plano de contas é o conjunto de todas as contas disponíveis para registro das atividades do departamento de contabilidade, com o objetivo principal de padronizar os registros contábeis” (RIBEIRO, 2013). Nessa linha de organização, as contas se dividem em dois grupos principais: as patrimoniais e as de resultado. Sobre eles, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I.As contas patrimoniais representam os elementos do ativo, os do passivo e o patrimônio líquido.
II.As contas patrimoniais permitem a mensuração do patrimônio da empresa.
III.As contas de resultado representam as variações patrimoniais e são divididas em contas de receita e despesa.
IV.As contas de resultado permitem a mensuração do lucro ou prejuízo da empresa em determinado período.
I e IV apenas.
II, III e IV.
IV apenas.
I, II e IV.
I, II, III e IV.

Leia o texto a seguir: ARE é a sigla para Apuração do Resultado de Exercício realizado pela Contabilidade, ou setor financeiro do negócio. A apuração está atrelada à realização do DRE – Demonstração do Resultado de Exercício, uma vez por ano de acordo com a legislação vigente. A DRE é uma obrigação legislativa anual, de acordo com a Lei 6.404/1976. No Art. 187 da lei em questão, são definidas algumas regras referentes às informações a serem apresentadas no documento. Com este documento realizado é possível realizar a ARE que nada mais é do que o resultado final apresentado pela DRE. O objetivo da DRE, além de apresentar a real situação financeira do negócio ao governo, é acompanhar e saber qual o resultado da empresa, se lucro ou prejuízo.
Considerando as ideias apresentadas no texto, relacionadas aos lançamentos de encerramento do exercício, classifique as informações a seguir (falso ou verdadeiro) e escolha a sequência correta:
1.Os custos e as despesas são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado – ARE ( )
2.As receitas são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
3.Os custos e as despesas são creditadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
4.As receitas são creditadas em contrapartida de conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados ( )
5.As receitas são creditadas e as de despesas e custos são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
V, F; F; F; V
F; V; V; F; V
V; V; V; F; V
F; V; V; F; F
V; V; F; F; V

Leia o texto a seguir: Contas patrimoniais representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos), o Passivo (indica a existência de Obrigações e o Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). Contas de resultado são as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).
Considerando as ideias apresentadas no texto, presuma que uma determinada entidade reconheceu contabilmente o valor de uma duplicata julgada incobrável. Em função deste reconhecimento, sua equipe de Contabilidade realizou um lançamento da seguinte forma: Debito na conta Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa (conta redutora do ativo circulante) Crédito: Contas a Receber ou clientes (Ativo circulante). Considerando exclusivamente este lançamento contábil pode-se afirmar que:
não interferiu no resultado do exercício porque as contas debitada e creditada são contas patrimoniais.
reduziu o resultado líquido do exercício, visto que a conta creditada é uma conta de resultado.
não interferiu no resultado do exercício, apesar de a conta debitada ser conta de resultado.
reduziu o resultado líquido do exercício, visto que a conta debitada é uma conta de resultado. reduziu o valor do Ativo Circulante, visto que a empresa julgou o título a receber como incobrável.

Leia o texto a seguir: Todos os acontecimentos que ocorrem em uma entidade, são registrados por meio de contas. Em consequência da Teoria Patrimonialista, atualmente mais usada e aceita como a mais adequada entre os contadores, as contas são classificadas em dois grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas de resultado.
Neste contexto, com relação as contas patrimoniais e de resultado, está correto o que se afirma em:
As contas de resultado são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. As contas patrimoniais são as receitas e despesas. Elas estão no balanço patrimonial e servem para saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.
As contas de resultado são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Elas estão no balanço patrimonial e servem quando a empresa apresenta prejuízo.
As contas patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. As contas de resultado são as receitas e despesas. Elas não estão no balanço patrimonial e servem para saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.
As contas de resultado são as que representam as contas de receitas e despesas. Elas estão no balanço patrimonial e servem para a empresa medir o seu crescimento.
Tanto as contas de resultado quanto as contas patrimoniais representam os bens, direitos, obrigações, despesas e receitas e estão no balanço patrimonial.

Leia o texto a seguir: Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
Com relação ao balanço patrimonial, quais são as principais características dos grupos de contas?
Ativo circulante e não circulante, sendo o circulante composto por itens com prazo superior a 12 meses, Passivo circulante e não circulante, que representam o capital próprio da empresa e o Patrimônio Líquido, o valor contábil das aplicações de recursos.
Ativo circulante e não circulante, sendo o circulante composto por itens com prazo de até 12 meses ou ciclo operacional, Passivo circulante e não circulante, que representam as obrigações exigíveis e o Patrimônio Líquido, o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
Ativo circulante e não circulante, que representam as obrigações não exigíveis, Passivo circulante e não circulante, que representam as riquezas da empresa e o Patrimônio Líquido, o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
Ativo circulante e não circulante, que representam o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas, Passivo circulante e não circulante, que representam as riquezas da empresa e o Patrimônio Líquido, as obrigações exigíveis.
Ativo circulante e não circulante, que representam o valor contábil das origens de recursos, Passivo circulante e não circulante, que representam as obrigações não exigíveis e o Patrimônio Líquido, as riquezas da empresa.

Leia o texto a seguir: O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores). Através do balancete é possível chegar a vários resultados importantes para a Contabilidade de uma empresa num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, como por exemplo, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).
Considerando as informações apresentadas, relacionadas ao balancete de verificação, avalie as afirmacoes a seguir:
I.Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se o levantamento do balancete de verificação para conhecer os saldos das contas do livro razão e conferir sua exatidão.
II.No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos.
III.As contas do balancete, no fim do exercício, sejam patrimoniais ou de resultado, sempre representam os valores reais do patrimônio não hás variações patrimoniais do exercício, portanto o balance é desnecessário.
IV-Existe a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balanço, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimônio nessa data, bem como suas variações no exercício.
Apenas as alternativas I, II e III
Apenas as alternativas I, II e IV
Apenas as alternativas III e IV
Apenas as alternativas I e II
Apenas as alternativas I e III

Leia o texto a seguir: Razão e razonete são a mesma coisa. O razonete deriva do razão, ele é uma versão simplificada, uma forma didática do razão. O razonete, também denominado gráfico ou conta em T, é bastante utilizado pelos contadores e é por meio dele que são feitos os registros individuais por conta. Ele foi criado para ser um recurso que ajude o entendimento da mecânica dos lançamentos contábeis.
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa que apresenta o correto posicionamento dos lançamentos a débito e a crédito.
O crédito é lançado do lado direito do razonete, e o débito é lançado do lado esquerdo.
O débito e o crédito são lançados no meio do razonete, e sua interpretação varia conforme o nome da conta contábil.
O débito é lançado do lado direito do razonete, e o crédito é lançado do lado esquerdo.
O débito e o crédito variam de lado no razonete. Sua posição, portanto, é determinada pelo nome da conta contábil.
O débito é lançado na parte superior do razonete, e o crédito é lançado na parte inferior.

Leia o texto a seguir: As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência. A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.
Dessa forma presuma que em 31/03/20x8, uma Sociedade Empresária contratou um seguro para os veículos utilizados em atividades administrativas pelo valor total de R$ 4.000,00 para vigência de 12 meses a partir da mesma data. O pagamento foi feito a vista, por meio de cheque. Considerando-se apenas as informações apresentadas, identifique a alternativa que apresenta a correta contabilização da contratação do seguro.
O crédito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o débito é lançado na conta banco (AC).
O débito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o crédito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC)
O débito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o crédito é lançado na conta banco (AC).
O crédito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC), e o débito é lançado na conta banco (AC).
O débito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC), e o crédito é lançado na conta banco (AC).

Prévia do material em texto

15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 1/15
Teste Final
Entrega Sem prazo Pontos 10 Perguntas 10
Limite de tempo Nenhum Tentativas permitidas 2
Instruções
Histórico de tenta�vas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 4 minutos 2 de 10
Pontuação desta tentativa: 2 de 10
Enviado 15 dez em 21:23
Esta tentativa levou 4 minutos.
Olá! Estudante,
Agora é o momento de testar seus conhecimentos. Aqui, você terá acesso as questões já
trabalhadas em cada tópico e o total do teste corresponde a 10 horas. Para tanto, cada questão vale
1,0 ponto. A quantidade de acerto corresponderá a quantidade de horas de ATC - Atividades
Complementares que será lançada no seu Histórico. Assim, se acertar as 10 questões terá validado
10 horas de ATC e assim por diante. 
Sucesso!
 
Profa. Margarete Vieira
Fazer o teste novamente
1 / 1 ptsPergunta 1
Leia o texto a seguir:
o razonete deriva do famoso razão, sendo sua representação gráfica
(em formato de "T"), didática e simplificada. Dizemos didática, pois
esse instrumento é uma importante ferramenta para o
desenvolvimento do raciocínio contábil, além de ajudar o entendimento
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159/history?version=1
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159/take?user_id=52588
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 2/15
da mecânica dos lançamentos contábeis. Através do razonete são
feitos os registros individuais por conta, bem como a apuração dos
saldos de todas as contas que são movimentadas pela empresa.
O uso do razonete é muito simples, sendo necessário apenas uma
folha de papel e uma caneta. Com esses dois itens o profissional da
Contabilidade já pode rabiscar alguns razonetes suficientes para a
identificação da operação em questão e fica simulando as
possibilidades de registro.
Fonte: https://www.valor.srv.br/matTecs/matTecsIndex.php?
idMatTec=427
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa
que representa os lançamentos realizados à esquerda do razonete.
 
 Créditos, que representam as contas de natureza credora. 
 Débitos, que representam as contas de natureza devedora. Correto!Correto!
A alternativa está correta, pois foi convencionado que os
lançamentos à esquerda do razonete são chamados de débitos e
representam as contas de natureza devedora, assim como os
lançamentos à direita do razonete são chamados de créditos e
representam as contas de natureza credora.
 
 Créditos, que representam as contas de natureza devedora. 
 Débitos, que representam as contas de natureza credora. 
 Nulos, que representam as contas de qualquer natureza. 
0 / 1 ptsPergunta 2
Leia o texto a seguir:
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 3/15
São para os usuários da contabilidade que o trabalho dos
contadores trabalho é destinado.
Os usuários da contabilidade
(https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/) são aquelas
pessoas que necessitarão dos dados fornecidos pela contabilidade
(https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/) para alguma
finalidade. Cada usuário terá um interesse específico nesta utilização,
visto que a ciência contábil se serve a várias finalidades. Também
chamamos os usuários de contabilidade
(https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/) de stakeholders
que significam, em tradução livre, as “partes interessadas”. As
demonstrações financeiras produzidas por meio da contabilidade
(https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/) podem se servir
aos usuários internos e externos da organização.
Fonte:https://www.contabeis.com.br/artigos/4001/usuarios-da-
contabilidade-quem-se-interessa-pelo-seu-trabalho/
Considerado as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa
que apresenta, exclusivamente, usuários internos de informações
contábeis.
 Contadores, funcionários e governo. 
 Fornecedores, administradores e funcionários. ocê respondeuocê respondeu
 Governo, bancos e fornecedores. 
 Clientes, funcionários e sindicatos. 
 Administradores, gerentes e funcionários. esposta corretaesposta correta
A alternativa está incorreta, pois são considerados usuários
internos as pessoas que fazem parte da empresa e que utilizam
as informações contábeis como suporte para o processo de
tomada de decisão.
0 / 1 ptsPergunta 3
https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/
https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/
https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/
https://www.contabeis.com.br/contabil/contabilidade/
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 4/15
Leia os excertos a seguir: 
“O plano de contas é importante para a disponibilização dos relatórios
contábeis de forma organizada, pois sem o agrupamento dos eventos
de mesma natureza em contas e sem o agrupamento das contas de
mesma natureza, a interpretação e análise das informações contábeis
seria muito complexa.” 
MARION, J. C. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 2016. p. 126. 
“Plano de contas é o conjunto de todas as contas disponíveis para
registro das atividades do departamento de contabilidade, com o
objetivo principal de padronizar os registros contábeis” (RIBEIRO,
2013).
Nessa linha de organização, as contas se dividem em dois grupos
principais: as patrimoniais e as de resultado. Sobre eles, analise as
afirmativas a seguir. 
I.As contas patrimoniais representam os elementos do ativo, os do
passivo e o patrimônio líquido. 
II.As contas patrimoniais permitem a mensuração do patrimônio da
empresa. 
III.As contas de resultado representam as variações patrimoniais e são
divididas em contas de receita e despesa. 
IV.As contas de resultado permitem a mensuração do lucro ou prejuízo
da empresa em determinado período.
Está correto apenas o que se afirma em: 
 I e IV apenas. 
 IV apenas ocê respondeuocê respondeu
 I, II e IV 
 II, III e IV 
 I, II, III e IV. esposta corretaesposta correta
0 / 1 ptsPergunta 4
Leia o texto a seguir:
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 5/15
ARE é a sigla para Apuração do Resultado de Exercício realizado pela
Contabilidade, ou setor financeiro do negócio. A apuração está
atrelada à realização do DRE – Demonstração do Resultado de
Exercício, uma vez por ano de acordo com a legislação vigente. A
DRE é uma obrigação legislativa anual, de acordo com a Lei
6.404/1976.
No Art. 187 da lei em questão, são definidas algumas regras referentes
às informações a serem apresentadas no documento. Com este
documento realizado é possível realizar a ARE que nada mais é do
que o resultado final apresentado pela DRE.
O objetivo da DRE, além de apresentar a real situação financeira do
negócio ao governo, é acompanhar e saber qual o resultado da
empresa, se lucro ou prejuízo.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/are-contabilidade-saiba-o-que-
e-e-como-fazer-a-apuracao-de-resultado-do-exercicio-na-empresa/
Considerando as ideias apresentadas no texto, relacionadas aos
lançamentos de encerramento do exercício, classifique as informações
a seguir (falso ou verdadeiro) e escolha a sequência correta:
1.Os custos e as despesas são debitadas em contrapartida de uma
conta transitória de resultado – ARE ( ) 
2.As receitas são debitadas em contrapartida de uma conta transitória
de resultado ( ) 
3.Os custos e as despesas são creditadas em contrapartida de uma
conta transitória de resultado ( ) 
4.As receitas são creditadas em contrapartida de conta de Lucros ou
Prejuízos Acumulados ( ) 
5.As receitas são creditadas e as de despesas e custos são debitadas
em contrapartida de uma conta transitória de resultado ( )
 V, F; F; F;V ocê respondeuocê respondeu
 F; V; V; F; V 
 V; V; V; F; V 
 F; V; V; F; F esposta corretaesposta correta
 V; V; F; F; V 
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 6/15
Sua alternativa está incorreta.
Alternativa correta- F; V; V; F; F
Na determinação da apuração do resultado do exercício serão
computados em obediência ao princípio da competência:
a) as receitas e os rendimentos ganhos no período,
independentemente de sua realização em moeda; e 
b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou
incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
0 / 1 ptsPergunta 5
Leia o texto a seguir:
Contas patrimoniais representam o Ativo (indica a existência de Bens e
Direitos), o Passivo (indica a existência de Obrigações e o Patrimônio
Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os
prejuízos acumulados).
Contas de resultado são as Receitas e as Despesas do período, que
devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o
resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será
incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados
(quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o
resultado for positivo).
Fonte: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/contas2.php
Considerando as ideias apresentadas no texto, presuma que uma
determinada entidade reconheceu contabilmente o valor de uma
duplicata julgada incobrável. Em função deste reconhecimento, sua
equipe de Contabilidade realizou um lançamento da seguinte forma:
Debito na conta Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação
Duvidosa (conta redutora do ativo circulante)
Crédito: Contas a Receber ou clientes (Ativo circulante).
Considerando exclusivamente este lançamento contábil pode-se
afirmar que:
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 7/15
 
não interferiu no resultado do exercício, apesar de a conta debitada ser
conta de resultado
 
não interferiu no resultado do exercício porque as contas debitada e
creditada são contas patrimoniais.
esposta corretaesposta correta
 
reduziu o resultado líquido do exercício, visto que a conta creditada é
uma conta de resultado.
 
reduziu o resultado líquido do exercício, visto que a conta debitada é
uma conta de resultado.
 
reduziu o valor do Ativo Circulante, visto que a empresa julgou o título
a receber como incobrável.
ocê respondeuocê respondeu
 
 
0 / 1 ptsPergunta 6
Leia o texto a seguir: 
Todos os acontecimentos que ocorrem em uma entidade, são
registrados por meio de contas. Em consequência da Teoria
Patrimonialista, atualmente mais usada e aceita como a mais
adequada entre os contadores, as contas são classificadas em dois
grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas de resultado.
Fonte: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/contas2.php
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 8/15
Neste contexto, com relação as contas patrimoniais e de resultado,
está correto o que se afirma em:
 
As contas patrimoniais são as que representam os bens, direitos,
obrigações e o patrimônio líquido da empresa. As contas de resultado
são as receitas e despesas. Elas não estão no balanço patrimonial e
servem para saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.
esposta corretaesposta correta
 
Tanto as contas de resultado quanto as contas patrimoniais
representam os bens, direitos, obrigações, despesas e receitas e estão
no balanço patrimonial.
 
As contas de resultado são as que representam os bens, direitos,
obrigações e o patrimônio líquido da empresa. As contas patrimoniais
são as receitas e despesas. Elas estão no balanço patrimonial e
servem para saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo
ocê respondeuocê respondeu
 
As contas de resultado são as que representam as contas de receitas e
despesas. Elas estão no balanço patrimonial e servem para a empresa
medir o seu crescimento.
 
As contas de resultado são as que representam os bens, direitos,
obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Elas estão no balanço
patrimonial e servem quando a empresa apresenta prejuízo.
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 9/15
Sua alternativa está incorreta.
Alternativa correta: As contas de resultado são as que
representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido
da empresa. As contas patrimoniais são as receitas e
despesas. Elas estão no balanço patrimonial e servem para
saber se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.
As outras alternativas estão incorretas, porque as contas de
resultado representam as despesas e receitas da empresa e
não estão no balanço patrimonial.
0 / 1 ptsPergunta 7
Leia o texto a seguir
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar,
qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição
patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo
os elementos do patrimônio, e agrupadas de modo a facilitar o
conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as
demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação
dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior,
para fins de comparação.
Fonte:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.h
(http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm)
Com relação ao balanço patrimonial, quais são as principais
características dos grupos de contas?
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 10/15
 
Ativo circulante e não circulante, sendo o circulante composto por itens
com prazo superior a 12 meses, Passivo circulante e não circulante,
que representam o capital próprio da empresa e o Patrimônio Líquido,
o valor contábil das aplicações de recursos.
 
Ativo circulante e não circulante, que representam o valor contábil das
origens de recursos, Passivo circulante e não circulante, que
representam as obrigações não exigíveis e o Patrimônio Líquido, as
riquezas da empresa.
 
Ativo circulante e não circulante, que representam o valor contábil
pertencente aos acionistas ou quotistas, Passivo circulante e não
circulante, que representam as riquezas da empresa e o Patrimônio
Líquido, as obrigações exigíveis.
 
Ativo circulante e não circulante, que representam as obrigações não
exigíveis, Passivo circulante e não circulante, que representam as
riquezas da empresa e o Patrimônio Líquido, o valor contábil
pertencente aos acionistas ou quotistas.
ocê respondeuocê respondeu
 
Ativo circulante e não circulante, sendo o circulante composto por itens
com prazo de até 12 meses ou ciclo operacional, Passivo circulante e
não circulante, que representam as obrigações exigíveis e o Patrimônio
Líquido, o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
esposta corretaesposta correta
Sua alternativa está incorreta.
Alternativa correta: Ativo circulante e não circulante, sendo o
circulante composto por itens com prazo de até 12 meses ou
ciclo operacional, Passivo circulante e não circulante, que
representam as obrigações exigíveis e o Patrimônio Líquido, o
valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 11/15
0 / 1 ptsPergunta 8
Leia o texto a seguir:
O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne
todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos
(saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldoscredores).
Através do balancete é possível chegar a vários resultados
importantes para a Contabilidade de uma empresa num dado período
de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis
importantes, como por exemplo, Demonstração do Resultado do
Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).
Fonte: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/balancete.php
Considerando as informações apresentadas, relacionadas ao
balancete de verificação, avalie as afirmações a seguir:
I.Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se
o levantamento do balancete de verificação para conhecer os saldos
das contas do livro razão e conferir sua exatidão.
II.No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela
empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus
débitos, créditos e saldos.
III.As contas do balancete, no fim do exercício, sejam patrimoniais ou
de resultado, sempre representam os valores reais do patrimônio não
hás variações patrimoniais do exercício, portanto o balance é
desnecessário.
IV-Existe a necessidade de se proceder ao ajuste das contas
patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balanço, para
que elas representem, em realidade, os componentes do patrimônio
nessa data, bem como suas variações no exercício.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
 Apenas as alternativas I, II e III 
 Apenas as alternativas I e II 
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 12/15
 Apenas as alternativas I, II e IV esposta corretaesposta correta
 Apenas as alternativas III e IV 
 Apenas as alternativas I e III ocê respondeuocê respondeu
Sua alternativa está incorreta.
Alternativa correta: Apenas as alternativas I, II e IV 
 
1 / 1 ptsPergunta 9
Leia o texto a seguir:
Razão e razonete são a mesma coisa. O razonete deriva do razão, ele
é uma versão simplificada, uma forma didática do razão.
O razonete, também denominado gráfico ou conta em T, é bastante
utilizado pelos contadores e é por meio dele que são feitos os registros
individuais por conta.
Ele foi criado para ser um recurso que ajude o entendimento da
mecânica dos lançamentos contábeis.
Fonte: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/razao1.php
(https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/razao1.php)
Considerando as ideias apresentadas no texto, assinale a alternativa
que apresenta o correto posicionamento dos lançamentos a débito e a
crédito.
 
O débito é lançado na parte superior do razonete, e o crédito é lançado
na parte inferior.
https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/razao1.php
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 13/15
 
O débito e o crédito são lançados no meio do razonete, e sua
interpretação varia conforme o nome da conta contábil.
 
O crédito é lançado do lado direito do razonete, e o débito é lançado do
lado esquerdo.
Correto!Correto!
O posicionamento correto do débito é o lado esquerdo do
razonete e o do crédito é o lado direito.
 
O débito é lançado do lado direito do razonete, e o crédito é lançado do
lado esquerdo.
 
O débito e o crédito variam de lado no razonete. Sua posição, portanto,
é determinada pelo nome da conta contábil.
0 / 1 ptsPergunta 10
Leia o texto a seguir:
As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço
pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas
no período, de forma a obedecer ao regime de competência.
A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita
ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em
que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações
relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.
Fonte:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/despesasantecipadas.htm
Dessa forma presuma que em 31/03/20x8, uma Sociedade Empresária
contratou um seguro para os veículos utilizados em atividades
administrativas pelo valor total de R$ 4.000,00 para vigência de 12
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 14/15
meses a partir da mesma data. O pagamento foi feito a vista, por meio
de cheque.
Considerando-se apenas as informações apresentadas, identifique a
alternativa que apresenta a correta contabilização da contratação do
seguro.
 
O débito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o crédito é
lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC)
ocê respondeuocê respondeu
 
O débito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o crédito é
lançado na conta banco (AC).
 
O débito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC), e o crédito
é lançado na conta banco (AC).
esposta corretaesposta correta
 
O crédito é lançado em prêmio com seguro a apropriar (AC), e o débito
é lançado na conta banco (AC).
 
O crédito é lançado em despesas com seguros (DRE), e o débito é
lançado na conta banco (AC).
15/12/2020 Teste Final: Nivelamento de Contabilidade para não Contador
https://famonline.instructure.com/courses/12380/quizzes/40159 15/15
correta: O débito é lançado em prêmio com seguro a apropriar
(AC), e o crédito é lançado na conta banco (AC).
Por se tratar de aplicação antecipada de recursos financeiros
em despesas a serem incorridas posteriormente, a sua
apropriação às contas de resultado terá lugar à medida que os
benefícios forem auferidos (obtidos). Quando a empresa faz um
contrato de seguro, o segurador se obriga com a segurada
mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-la de prejuízo
decorrente de riscos futuros, previstos no contrato.
Pontuação do teste: 2 de 10

Mais conteúdos dessa disciplina