Buscar

CLASSIFICAÇÃO CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO CONSTITUCIONAL 
Quanto ao conteúdo:
Material: estamos classificando a constituição pela matéria, conteúdo. Todo tema que trata de assunto constitucional→ organização do Estado, formação poderes, Direito de garantias fundamentais.
Consiste no conjunto de regras materialmente constitucionais, estejam ou não codificadas em um único documento.
Formal: é a estrutura e o processo codificado. É aquela consubstanciada de forma escrita, por meio de um documento solene estabelecido pelo poder constituinte originário.
Quanto à forma:
Escrita: é aquela que tem uma forma que é codificada. Ela é codificada e sistematizada em um texto único, portanto, é o mais alto estatuto jurídico de determinada comunidade.
Não escrita: não tem uma forma única, é formada por vários documentos. É o conjunto de regras aglutinadas em um texto solene, as baseado em leis esparsas, costumes, jurisprudência e convenções (constituição inglesa).
Quanto ao modo de elaboração:
Dogmática: é elaborada e criada em um determinado momento, apresente-se como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria politica e do direito dominante.
Histórica: constituição não escrita está sendo formada ao longo da constituição daquele Estado e de sua realidade consuetudinária (direito que vem dos costumes).
Quanto à origem:
Promulgada (popular ou democrática): tem participação do povo. Deriva do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte composta de representantes do povo, eleitos com a finalidade de sua elaboração.
Outorgada: uma constituição autoritária, unilateral. É estabelecido sem a participação popular, por meio de imposição do poder da época.
Cesarista: proveniente de plebiscito, não é ditatorial, muito menos considerada democrática. 
Quanto à estabilidade:
Imutável: norma que não se altera. O direito não conseguiria acompanhar a revolução da sociedade e viveria no mundo onde não tem normas adequadas para regular os nossos comportamentos.
É aquela em que se veda qualquer alteração, tornando-se relíquia histórica.
Rígida: é uma constituição que vai ter uma formalidade de modificações mais complexas. A constituição rígida é um texto normativo constitucional atribuído com alto nível de superioridade tendo em vista que o processo de modificação do seu texto tem uma forma, mas complexa do que a criação e a alteração das normas infraconstitucionais. 
Flexíveis: é aquela que tem uma estrutura formal, processual menos complexa para a sua modificação. Pode ser livremente modificada, segundo o mesmo processo estabelecido para as leis ordinárias.
Semi-rigidas: têm os dois procedimentos: rígido e flexível. São um meio terno entre as duas anteriores, em que algumas regras podem ser alteradas por um processo legislativo ordinário.
Quanto à sua extensão e finalidade:
Analítica: muito longa e trabalha com vários assuntos. Examina e regulamentam todos s assuntos que entenda que é relevante à formação, destinação e funcionamento do Estado.
Sintética: são constituições menores. Prevê somente os princípios e as normas gerias de regência do Estado.
Constituição estatuaria e diretivas: 
Estatuária ou orgânica: trabalham a questão do governo.
Orgânico→ órgão, governo (temática voltada para a organização do governo).
Diretiva ou programática: trabalham programas de governo. São politicas públicas trabalhadas para o texto constitucional.

Continue navegando