Buscar

JOHN LOCKE EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JOHN LOCKE EXERCÍCIOS 
OAB
O povo maltratado em geral, e contrariamente ao que é justo, estará disposto em qualquer ocasião a livrar-se do peso que o esmaga.
John Locke
O Art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988 afirma que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. Muitos autores associam tal disposição ao CONCEITO DE DIREITO DE RESISTÊNCIA, um dos mais importantes da Filosofia do Direito, de John Locke.
Assinale a opção que melhor expressa tal conceito, conforme desenvolvido por Locke na sua obra Segundo Tratado sobre o Governo Civil.
a) A natureza humana é capaz de resistir às mais poderosas investidas morais e humilhações, desde que os homens se apoiem mutuamente.
6.364 marcações (17%)
b) Sempre que os governantes agirem de forma a tentar tirar e destruir a propriedade do povo ou deixando-o miserável e exposto aos seus maus tratos, ele poderá resistir. 
15.728 marcações (43%)
c) Apenas o contrato social, que tira o homem do estado de natureza e o coloca na sociedade política, é capaz de resistir às ameaças externas e às ameaças internas, de tal forma que institui o direito de os governantes resistirem a toda forma de guerra e rebelião.
5.353 marcações (15%)
d) O direito positivo deve estar isento de toda forma de influência da moral e da política. Uma vez que o povo soberano produza as leis, diretamente ou por meio de seus representantes, elas devem resistir a qualquer forma de interpretação ou aplicação de caráter moral e político.
Acertei letra B correta, eu votei nela.
São admitidas como teses de Thomas Hobbes e John Locke:
A
Thomas Hobbes - o estado de natureza consiste em um estado de guerra de todos contra todos. John Locke - a passagem do estado de natureza para o estado civil ocorre através do contrato de transferência dos direitos naturais do indivíduo ao estado assim criado.
B
Thomas Hobbes - o homem é um animal político por natureza John Locke - o direito natural à propriedade funda-se na apropriação do ente natural pelo trabalho, desdobramento natural da vida humana.
C
Thomas Hobbes - o direito natural à propriedade funda-se na apropriação do ente natural pelo trabalho, desdobramento natural da vida humana. John Locke - o poder político deve fundamentar-se na hierarquia da descendência de Adão.
D
Thomas Hobbes - a passagem do estado de natureza para o estado civil ocorre através do contrato de transferência dos direitos naturais do indivíduo ao estado assim instaurado. John Locke - o direito natural à propriedade funda-se na apropriação do ente natural pelo trabalho, desdobramento natural da vida humana.
E
Thomas Hobbes - a democracia consiste na forma de governo perfeita e fundada na liberdade enquanto autonomia da vontade racional. John Locke - o estado de natureza consiste em um estado de guerra de todos contra todos.
Acetei letra D é a alternativa correta!
De acordo com a teoria política de John Locke, a propriedade já existe no estado de natureza e, sendo instituição anterior à sociedade, é direito natural do indivíduo, não podendo ser violado pelo Estado.
Certo
Errado
Certa a resposta eu acertei. 
Ano: 2018 Banca: FUNCERN Órgão: Consórcio do Trairí - RN Prova: FUNCERN - 2018 - Consórcio do Trairí - RN - Professor de História
John Locke teoricamente demoliu o caráter intocável do Estado, explicando-o como produto de um “contrato social” entre homens para o progresso e para o desenvolvimento. “Mas, se o estado natural não é o inferno de Hobbes, se nele reinam tanta gentileza e benevolência, mal compreendemos por que os homens, gozando de tantas vantagens, dele se despojaram voluntariamente. Sim, diz-nos em substância Locke, respondendo à objeção, os homens estavam bem, no estado de natureza; entretanto, achavam-se expostos a certos inconvenientes que, acima de tudo, ameaçavam agravar-se. E, se preferiram o estado da sociedade, foi para ficarem melhor.” CHEVALIER, Jean-Jacques. As Grandes Obras Políticas de Maquiavel a Nossos Dias, p.109.
Dadas as informações constantes no texto acima descrito, é correto afirmar que:
A
Para John Locke, os homens possuem a vida, a liberdade e a propriedade como direitos naturais. Para preservar esses direitos, deixaram o “estado de natureza” e estabeleceram um contrato entre si, criando o governo e a sociedade civil.
B
O pensamento Iluminista influenciou politicamente as Revoltas Camponesas na Idade Média.
C
Locke, em sua principal obra O Segundo Tratado do Governo Civil, afirma que “o espírito humano é uma tábua rasa”. Desta feita, cabe ao governante a aplicação do direito divino sobre o estado da natureza.
D
Para John Locke, as vantagens para o homem exercer seus direitos civis estavam na observação das limitações do estado da natureza para demolir as raízes do Estado Absolutista.
Acertei alternativa A, é a correta.

Continue navegando