Buscar

TÉCNICAS DE MAQUIAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE MAQUIAGEM 
Nome: Michelle Maria Barbosa Lima
Matrícula: 01119244
Curso: Estética e Cosmética
Disciplina: Técnicas de Maquiagem
1. Leia o estudo de caso, a seguir:
Felipe, estudante de Estética e Cosmética e maquiador, é convidado para desenvolver a maquiagem de um espetáculo teatral sobre o texto “A Megera Domada” de William Shakespeare. Entretanto, para ser de fato contratado, Felipe necessita apresentar um estudo de sua pesquisa com justificativa e plano de maquiagem para cada personagem. Sendo assim, escreva um texto de 30 linhas explicando quais as medidas e etapas que um maquiador profissional necessita realizar para o desenvolvimento da maquiagem de um espetáculo e seus croquis.
2. Relembro a importância de sempre utilizar referenciais teóricos para ressaltar seus argumentos.
A maquiagem teatral geralmente é dramática, exige do profissional maquiador muito além do conhecimento na área e criatividade, exige pesquisas sobre os costumes da época em que se passa a estória para que figurino, penteado, maquiagem fiquem sem destoar. Precisa trabalhar com luz e sombra, cores fortes para que se destaquem sob a luz do palco e para que desde a primeira fila até a última tenham a mesma percepção, por este motivo deve ter como aliado de trabalho o iluminador, pois caso usem a luz errada ou diferente mudará toda a percepção da maquiagem escolhida para o espetáculo. 
Para começar a elaborar algo para os personagens da peça, o maquiador deve participar de reuniões com diretor, roteirista, iluminador, figurinista e estudar o texto para saber em qual época a estória de passa, qual a característica dos personagens e sua personalidade. Tem que saber qual a iluminação, de onde virá a luz, pois tudo isso interfere na iluminação.
No primeiro momento conversar com o diretor para alinhar as ideias e saber as expectativas; O segundo momento deve ser com o figurinista para entender quais elementos serão usados, não esquecer de conversar com a equipe de iluminação para saber qual luz será usada de onde virá a iluminação se será sempre a mesma usada durante todo o espetáculo, também é importante falar com a equipe de cenografia para saber onde se passará as cenas; Em outro momento deve haver uma conversa com cada ator/atriz. Saber como cada personagem se comporta em cena se terá troca de figurino, se haverá passagem de tempo durante a peça o que acarretará mudança de caracterização. Depois de tudo isso começa a fase de pesquisa para obter referências e criar o visual de cada personagem, somente finalizada essa fase é que pode criar os croquis de maquiagem. 
Referências Bibliográficas
https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/tecnicas-de-palco-as-maquiagens-cenica-de-caracterizacao-de-transformacao-e-de-efeitos-especiais
Molinos, Duda. Maquiagem. 9º ed. Senac São Paulo,2000
Cezimbra, Marcia. Maquiagem: técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. 11 reimp. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013

Continue navegando