Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA BIOQUÍMICA CLÍNICA UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1É comum na coleta de amostras de sangue o emprego de diferentes tubos, pois cada um apresenta uma característica própria que permite testes específicos na fase analítica. Assim, disserte acerca da diferença entre soro e plasma, indicando ao menos um exemplo de tubo que pode ser utilizado para obtenção de cada um além de um teste que pode ser realizado com ambos os tipos de amostra.
Resposta esperada
*A diferença entre soro e o plasma é que o soro é o plasma sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue, enquanto o plasma é preparado para coagulação do sangue, e com função no sistema imunológico. *Quando coletado em tubos comuns, o sangue coagula; assim, após a centrifugação do material (sangue coagulado) obtém-se uma amostra de soro - o que, para muitas análises bioquímicas, é a amostra recomendada (lipidograma). *Já quando o sangue é coletado em tubos com anticoagulantes, como a heparina, o sobrenadante obtido é o plasma, sendo quase idêntico à fração livre das células na corrente sanguínea, mas que contém o anticoagulante - essa forma de coleta é recomendada quando o que será analisado for instável e for necessário obter e congelar rapidamente a amostra ou para realização de coagulograma.
2Os marcadores tumorais são substâncias produzidas em grandes quantidades por células cancerígenas. São usados para: 1) estimar o prognóstico; 2) determinar se existe doença residual ou recidiva após o tratamento; 3) avaliar a resposta ao tratamento e 4) monitorar se um tumor se tornou resistente ao tratamento. Sendo assim, indique em quais fluidos corporais essas substâncias podem ser encontradas e dê um exemplo prático da utilização de marcador tumoral no diagnóstico de uma neoplasia.
Resposta esperada
*Os marcadores tumorais são proteínas ou outras substâncias produzidas tanto por células normais quanto por células cancerígenas, mas em quantidades maiores pelas células cancerígenas. *Eles podem ser encontrados no sangue, urina, fezes, tumores ou em outros tecidos ou fluídos corporais de alguns pacientes com câncer. *Um exemplo prático é o marcador tumoral alfafetoproteína (AFP), que juntamente com o marcador hormonal gonadotrofina coriônica humana hCG, pode confirmar o diagnóstico de um teratoma maligno.

Continue navegando