Buscar

PIM III (1) (1)

Prévia do material em texto

UNIP PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR - III
CURSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INTEGRAÇÃO FUNCIONAL PARA ENTRETENIMENTO 
PAULISTA
2021
UNIP PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR - III
CURSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
LETÍCIA PELEGRINI ALTERO
RA:
MATEUS DE SOUSA PEREIRA 
RA:
MATHEUS GONÇALVES DA SILVA
RA:
RAQUEL JUVENCIA NEVES FERNANDES  
RA: 0435544
GUILHERME EDUARDO DAS SILVA RUIVO
RA: 0430916 
 
 
 
INTEGRAÇÃO FUNCIONAL PARA ENTRETENIMENTO 
 
 
 
 
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP
 
 
 
 
 
 
 
 
PAULISTA
2021
RESUMO
Um breve resumo do trabalho “A Integração Funcional para o Entretenimento” propõe sistematizar todo o background de um cinema , otimizando todos os seus aspectos , infraestrutura , arquitetura , hardwares , software , vendas , logística , servidor e banco de dados.
 O projeto começa com a Infraestrutura de um cinema no shopping center com 5 computadores, executando o processo de venda de ingressos, 2 computadores na lanchonete para receber os pedidos e gerir os mesmos, e 5 caixas eletrônicos para compras rápidas de ingressos e lanches com retirada na lanchonete, 
configurações do servidor, na sala de telecomunicações chegaria a rede pelo modem da operadora, passaria por um patch cord até o switch de 48 portas, o mesmo seria ligado em dois patch panel de 24 portas por patch cords, desse modo estaríamos utilizando o modelo de interconexão, todo esse sistema seria amparado por um Nobreak de 5Kva e por fim sairia os cabos UTP CAT6 para os pontos de rede e deixaríamos em cada ponto uma TO "tomada de telecomunicação". 
 Agora sobre o banco de dados , ele oferece suporte às operações e funções de gerenciamento de uma empresa, e nesse contexto, os modelos de dados são muito importantes para a transmissão de ideias entre o cliente e o projetista, bem como facilitar a manutenção de banco de dados no futuro. 
 A primeira fase do projeto consiste em um levantamento dos dados a serem manipulados pelo sistema de gerenciamento de banco de dados, como eles relacionam para executar as operações e como os clientes vão se relacionar com o processo, sendo possível assim desenhar uma relação entre cada ponto da operação, trazendo maior segurança, agilidade e evitando assim falhas no sistema , o ponto central da operação é a venda de ingressos, como o processo de vendas é simultâneo, através de site, app ou caixas, a operação será vinculada e apenas concluída após a finalização do pagamento, impedindo que o mesmo assento seja adquirido por dois ou mais clientes em uma operação . Depois de a analisar todos os dados levantados optamos pela implementação de um banco de dados relacional de modelo hierárquico, desenvolvido em SQL, linguagem DDL , SGBD SQL. 
 Todo o custo de investimento dos aparelhos físicos para que o projeto por um todo funcione ficaria entre 80.000,00 á 90.000,00, sendo citado abaixo o valor de cada item.
ABSTRACT
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 
 O presente trabalho “A Integração Funcional para o Entretenimento” propõe sistematizar todo o background de um cinema , otimizando todos os aspectos , infraestrutura , arquitetura , hardwares , software , vendas , logística , servidor e banco de dados .
 Este projeto esta dividido em 17 partes, sendo elas : Infraestrutura de pim III ,
Topologia de rede do projeto , Arquitetura do projeto dos Desktops , Topologia de rede do projeto , Arquitetura do projeto dos Desktops , Composição dos Computadores – Hardwares , Composição dos Totens de venda rápida , SPT Objetivos e Aplicações , Aplicações SPT , Software - Sistemas ERP , Servidor , Sala de Telecomunicações (ER) , Administração de Banco de Dados , Levantamento de Requisitos , Projeto Conceitual , Projeto Lógico , Projeto Físico , Matemática aplicada , Ética e Legislação Profissional . Tudo em volta de moldar um sistema capaz de otimizar da bilheteria de um cinema ao término de um filme , mas para isso você precisa de toda uma arquitetura , que também possui um custo , tudo isso você vera no trabalho detalhadamente.
 
2 INFRAESTRUTURA DE TI PIM III
 Infraestrutura de um cinema no shopping center com 5 computadores, executando o processo de venda de ingressos, 2 computadores na lanchonete para receber os pedidos e gerir os mesmos, e 5 caixas eletrônicos para compras rápidas de ingressos e lanches com retirada na lanchonete. 
2.1 Topologia de rede do projeto
2.2 Arquitetura do projeto dos Desktops
Para começar a infraestrutura, precisamos saber quais tipos de hardware devemos usar para montar nossos computadores.
Cumprir todos os requisitos para não haver lentidão no software e não atrapalhar no atendimento ao cliente.
2.3 Composição dos Computadores – Hardwares
As composições dos computadores da bilheteria será a mesma da lanchonete, para facilitar o atendimento a composição será:
Memória de armazenamento: 240gb ssd;
Memória física (memória ram): 8gb de ram;
Processador (cérebro do computador): i5 10º geração;
Sistema Operacional: Windows 10
2.4 Composição dos Totems de venda rápida 
Monitor 32 polegadas Touch Screen.
CPU com capacidade de rodar o sistema de vendas.
Sensor de presença.
Máquina de cobrança.
2.5 SPT OBJETIVOS E APLICAÇÕES:
Objetivos do SPT: Processamento de dados, verificação com exatidão da real situação do negócio, garantia a integridade dos dados, informações, documentos e relatórios.
2.6 Aplicações SPT
Controle do estoque: Responsável por controlar produtos armazenados de uma empresa, também é de sua responsabilidade o controle da movimentação desses produtos (entrada e saída) e outras funcionalidades dependendo do tipo de estoque.
Logística: O objetivo principal da logística é o de “colocar o produto certo, na hora certa, no local certo e ao menor custo possível” (Ballou, 2003). Responsável por interligar as atividades logísticas de uma empresa, constituída por quatro níveis de funcionalidade: transações, controle de gestão, análise de decisão e planejamento estratégico;
Financeiro: Responsável pela gestão de ativos financeiros da empresa, abrangendo categorias de processo como Contas a pagar, Contas a receber, Fatura, Compras, entre outras.
Vendas: A principal característica dessa categoria é obter dados e gerar estatísticas para gerar um melhor planejamento sobre o processo de vendas da empresa. Dessa maneira é possível antecipar tendências econômicas e variações do mercado podendo assim, confrontando dados reais com os planejamentos, antecipar a decisão, auxiliando na melhor medida a ser tomada.
Compras: O sistema de informação para Compras é relacionado à área de compras da empresa, podendo ser de produtos ou de serviços terceirizados. Através dela é possível analisar dados de mercado para um melhor planejamento de compras em longo prazo.
2.7 Software - Sistemas ERP
 Optamos por utilizar o ERP CNS CINEMAS pois o mesmo oferece um sistema consistente e já presente e testado em mercado trazendo assim seu know how e experiência para dentro de nosso negócio. O ERP conta com diversas funções sendo as principais, venda simplificada em poucos passos, contingência para venda offline, adaptação a nossas situações fiscais entre outros.
 O mesmo também contém uma repartição que seria focada na bomboniere “lanchonete” que facilitaria a implementação de apenas um produto em nossos servidores e maior integração entre eles, dentre as características focadas nessa área possuem possibilidades como; venda de combos e promoções, imagens dos produtos para facilitar a venda touch, entre demais funções.
 Os totems de autoatendimento vão ser também atendidos por esse nosso ERP trazendo valorização e agilidade para o atendimento, pelo mesmo conseguiremosefetuar a venda de ingressos e bomboniere, troca de ingressos comprados pelo aplicativo e site da empresa e incluir possíveis funções tais como; integrações de programas de fidelidade e parcerias para publicidade em nossa ‘”tv de publicidade”.
 Já na parte de controle e analíticos o CNS oferece possibilidades como, controle de fluxo com entrada e saída de pessoas, segurança contra tentativa de fraude e integração com vendas pela internet e aplicativo. Trazendo ainda a opção de programação centralizada que nos proporciona, inserção inteligente de novas programações, sincronização em tempo real com cinemas e venda online. Ajudara também com o controle financeiro tendo como opções as análises de gestão financeira de matriz e dos cinemas, fluxo de caixa previsto e realizado, entre outros, vai nos possibilitar maior controle de estoque, inventário e facilitações nas compras.
2.8 Servidor
 Dentro de uma infraestrutura de TI, um servidor e seus clientes (computadores, tablets e outros dispositivos) formam uma arquitetura conhecida como “cliente-servidor”, que fornece sistemas de roteamento e acesso centralizado de informações, recursos e dados armazenados dentro de uma rede.
Configurações do servidor
Processador: Intel Xenon E-2224 3.4Ghz
Memória: 8GB 2666MT
Disco Rígido: 1TB SATA 7200RP
Placa de rede integrada Broadcom 5720 com duas portas 1Gb
Sistema Operacional: Windows Server 2019
2.9 Sala de Telecomunicações (ER)
 Na sala de telecomunicações chegaria a rede pelo modem da operadora, passaria por um patch cord até o switch de 48 portas, o mesmo seria ligado em dois patch panel de 24 portas por patch cords, desse modo estaríamos utilizando o modelo de interconexão, todo esse sistema seria amparado por um Nobreak de 5Kva e por fim sairia os cabos UTP CAT6 para os pontos de rede e deixaríamos em cada ponto uma TO "tomada de telecomunicação"
3 Administração de Banco de Dados
 Muitos sistemas de informação são principalmente veículos de entrega de dados armazenados em bancos de dados. Um banco de dados é uma coleção de dados inter-relacionados, organizados de forma que registros individuais ou grupos de registros possam ser recuperados para satisfazer vários critérios. Exemplos típicos de bancos de dados incluem registros de funcionários e catálogos de produtos. Os bancos de dados oferecem suporte às operações e funções de gerenciamento de uma empresa, e nesse contexto, os modelos de dados são muito importantes para a transmissão de ideias entre o cliente e o projetista, bem como facilitar a manutenção do banco de dados no futuro. O projeto de banco de dados é basicamente, dividido em projeto conceitual, projeto lógico e projeto Físico.
	
2.1 Levantamento de Requisitos 
 A fase inicial do projeto consiste em um levantamento dos dados a serem manipulados pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), como eles relacionam para executar as operações e como os clientes vão se relacionar com o processo, sendo possível assim desenhar uma relação entre cada ponto da operação, trazendo maior segurança, agilidade e evitando assim falhas no sistema.
 O Cinema possui 15 salas que exibem sessões (filmes) e vendem ingressos e venda de produtos da lanchonete que pode estar atrelada ou não a venda de ingressos.
 No cenário de filmes temos diversas entidades que se relacionam:
[Cinema] > possui > [Salas] > exibem > [Filmes] > onde são vendidos [ingressos]
 No cenário de produtos temos itens que se relacionam ou não com a venda de bilhetes:
[Cinema] > possui >[Caixas] >vendem> [Bilhetes] e ou [Produtos] 
 O ponto central da operação é a venda de ingressos, como o processo de vendas é simultâneo, através de site, app ou caixas, a operação será vinculada e apenas concluída após a finalização do pagamento, impedindo que o mesmo assento seja adquirido por dois ou mais clientes em uma operação, considerando uma relação de cardinalidade 1:1, após a entrada dessas informações o sistema finaliza a operação com a impressão do ingresso onde há informações da sessão como horário, meia ou inteira, 2D ou 3D, gerando o ingresso impresso ou virtualmente. Para relacionar entidades através de processos é preciso que seus atributos estejam bem claros e que não falte informações necessárias para a execução da operação.
2.2 Projeto conceitual
 A figura abaixo exemplifica o modelo central da operação que compõem um cinema, e como elas se relacionam.
Diagrama Entidade relacionamento (DER):
2.3 Projeto lógico
 Para garantir a identificação de tuplas e estabelecer o relacionamento entre as tabelas, as entidades se comunicam através de chaves primárias ou primary key (PK)
.
2.4 Projeto Físico
 Após a analisar os dados levantados optamos pela implementação de um banco de dados relacional, modelo hierárquico, desenvolvido em SQL Server Microsoft, linguagem DDL, SGBD SQL Server Management Studio. Abaixo é possível observar a descrição do modelo lógico em script para implementação:
4 Matemática Aplicada
 O custo de investimento dos aparelhos físicos para que o projeto por um todo funcione fica entre 80.000,00 á 90.000,00, sendo citado abaixo o valor de cada item. 
Já na parte de sistemas e desenvolvimentos o valor pode variar muito dependendo da complexibilidade do projeto mas um valor estimado seria de 200.000,00 reais.
 Computadores e periféricos para caixas de vendas e lanchonete, valor da unidade de um kit por aproximadamente 4.000,00, sendo que no projeto precisaremos de sete kits, ficando assim um total estimado de 28.000,00.
 Em relação aos totems de atendimento rápido optamos por utilizar produtos da empresa GENIALTEC, que oferece o equipamento e sua expertise como grande empresa do ramo, o modelo que escolhemos foi o GTONIX com valor estimado na média de 5.000,00 reais cada, utilizaremos cinco em nossos sistemas dando o valor aproximado de 25.000,00 reais de investimento, segue abaixo uma imagem das 
especificações do equipamento.
 
 Na sala de telecomunicações precisaremos de um switch de 48 portas que tem seu custo médio de mercado por volta de 6.000,00 reais, dois patch panel de 24 portas com o custo de 700,00 reais cada, 50 unidades de patch cord que somam próximo a 2,000,00 reais, um servidor para o SPT e BD por aproximadamente 6.000,00, 10 caixas de cabo par trançado UTP cat6 de 300 metros com valor unitário de 800,00 somando-as dando o valor de 8.000,00 reais, 30 tomadas de telecomunicações para os pontos desejados que somam 900,00 reais e para sustentar o sistema em caso de instabilidade elétrica utilizaremos um nobreak de 6000kva com valor de 7.000, finalizando assim o investimento físico do projeto.
 Já na parte de sistemas, aplicações, site ou aplicativo de vendas o custo seria mensal variando 10.000,00 á 15.000,00 reais, seguindo média de valores do mercado. 
 Exceto pela criação inicial do site em questão e do aplicativo que podem ter valores variados com suas funcionalidades e estética, mas com valores médios de site 15.000,00 á 100.000,00, e aplicativo podendo ter seu custo de 25.000 á 150.000,00 dependendo da complexidade. 
5 Ética e Legislação Profissional
6 Conclusão 
 
 Em nosso trabalho “A Integração Funcional para o Entretenimento” abordámos a automatização de um cinema, construindo uma base completa para essa implementação.
 Nesse trabalho serão encontradas definições e exemplos objetivos de como se aplicaria toda essa integração, também mostra qual seria o custo de aplica-la em um sistema, custo de investimento dos aparelhos físicos para que o projeto por um todo funcione fica entre 80.000,00 a 90.000,00, sendo citado abaixo o valor de cada item.
 Ao fim do trabalho, pode-se concluir que todas as pesquisas realizadas ampliaram o conhecimento relacionado a banco de dados, hardware, softwaree tudo que existe no background de um cinema, entre outros sistemas que levam a mesma estrutura.

Continue navegando