Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
41 pág.
Sistemas Operacionais Windows e Linux Server

Pré-visualização | Página 4 de 5

- Instalar, atualizar e remover pacotes
- Realizar funções diversas.”
Fonte: IBM. Gerenciamento de pacote RPM e YUM. IBM. Disponível em: <https://www.ibm.com/developerworks/br/linux/library/l-lpic1-v3-102-5/index.html>. Acesso em 15 jan. 2019.
Com base no trecho acima e o conteúdo estudado na disciplina relacionado à Instalação de aplicativos, o comando para exibir programas instalados no CentOS Linux Server é o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
rpm -search.
2. 
yum install.
3. 
rpm -view.
4. 
yum info.
5. 
rpm -qa.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Apesar de existirem alguns projetos de sistemas de arquivos para o kernel Linux, o Ext2 foi o primeiro a trazer a estrutura de dados presente no Unix para os sistemas GNU/Linux.
O trecho apresentado descreve a respeito do Ext2, o primeiro sistema de arquivos largamente utilizado para formatação de discos no Linux. Com base no entendimento do texto e no conteúdo abordado durante a disciplina sobre Boot loaders, sistema de arquivos e ambiente gráfico, outro sistema de arquivos bastante utilizado em partições de discos no Linux é o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
ReiserFS.
Resposta correta
2. 
GRUB.
3. 
Gnome.
4. Incorreta: 
KDE.
5. 
Unity.
1. Pergunta 1
/1
No arquivo de configuração do Samba, os parâmetros são divididos em seções, identificadas por um nome entre colchetes. A sessão principal define as configurações gerais, e cada novo compartilhamento traz uma nova sessão de configuração.
Com base no trecho acima e no conteúdo estudado sobre o compartilhamento de arquivos, o parâmetro, em uma sessão do arquivo de configuração do Samba que identifica se o compartilhamento será visível na rede, é denominado:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Writable.
2. 
Visible path.
3. 
Guest ok.
4. 
Browsable.
Resposta correta
5. 
Global.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“Os nomes de domínio são a forma como organizamos, navegamos e compreendemos a Web. Sem os nomes de domínio, os URLs seriam uma série de números, ou endereços IP, difíceis de lembrar. No entanto, um nome de domínio nos oferece um endereço mais fácil de lembrar. Um nome de domínio é fundamental para fazer praticamente tudo na Internet, desde a criação de um site até enviar e receber e-mails ou montar uma loja on-line.”
Fonte: Verisign. O que é um nome de domínio. Disponível em: < https://www.verisign.com/pt_BR/website-presence/online/what-is-a-domain-name/index.xhtml>. Acesso em: 26 jan. 2019.
De acordo com o texto acima e no conteúdo estudado sobre a DNS e o DHCP, pode-se afirmar que um servidor autoritativo na zona de domínio:
Ocultar opções de resposta 
1. 
é o servidor responsável pela autoridade no Linux para configurar o DNS.
2. 
é o outro nome atribuído ao pacote Bind no Linux, que suporta a interface servidor do DNS.
3. 
é o servidor autorizado a consultar os domínios de topo no DNS.
4. 
é o servidor responsável pela zona confiável do escopo DHCP.
5. 
é o servidor responsável pela resolução de nomes de um determinado domínio.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
O FTP é um protocolo simples, mas muito utilizado na rede mundial de computadores para transferir arquivos, por se se tratar de uma multiplataforma e funcionar com qualquer tipo de dispositivo.
Com base no entendimento do texto citado acima e no conteúdo abordado durante a disciplina em Serviço FTP, uma configuração possível no daemon de serviço vsftpd no Linux é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Desabilitar o login anônimo via FTP.
Resposta correta
2. 
Desabilitar o uso do HTTP.
3. 
Retirar o shell do usuário.
4. 
Compartilhar via FTP um arquivo no formato CIFS.
5. Incorreta: 
Configurar a resolução de nomes via FTP.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“[…] um servidor web fornece suporte para HTTP (protocolo de transferência de hipertexto). Como o próprio nome indica, o HTTP especifica como transferir arquivos de hipertexto (ou seja, documentos vinculados da web) entre dois computadores.”
Fonte: Mozilla. O que é um servidor web. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Common_questions/o_que_e_um_web_server>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Com base nas informações do texto acima e no conteúdo estudado a respeito do Serviço Web, o daemon responsável pelo servidor Web, no Apache, é o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
htmld.
2. 
vsftpd.
3. 
httpd.
Resposta correta
4. 
webd.
5. 
apached.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“Um ‘protocolo’ é um conjunto de normas que dois ou mais computadores devem usar para se comunicarem entre si. São as ‘regras do jogo’. Se os computadores utilizarem normas diferentes, eles não conseguirão se entender.”
Fonte: BOOKS, D. Gerenciamento Avançado de Redes de Computadores. 1ª ed. São Paulo: Universo das Letras. 2009.
Com base no entendimento do trecho acima e no conteúdo estudado sobre DNS e DHCP, a porta de rede padrão na qual o servidor DHCP aguarda requisições é a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Porta 53 do tipo UDP.
2. 
Porta 67 do tipo UDP.
Resposta correta
3. 
Porta 76 do tipo UDP.
4. 
Porta 65 do tipo UDP.
5. Incorreta: 
Porta 80 do tipo TCP.
6. Pergunta 6
/1
A maior parte dos equipamentos conectados à rede visam buscar as configurações e os parâmetros específicos para comunicação (endereço IP, servidor DNS, gateway padrão) de forma automática, facilitando, assim, o processo de instalação e configuração desse determinado dispositivo em uma rede corporativa.
A partir da leitura do trecho apresentado e levando em conta os conceitos estudados na disciplina, analise as ativas a seguir sobre o protocolo DHCP.
I. O Linux Server traz o daemon de serviço dhcpd para controlar o servidor DHCP.
II. No arquivo padrão /etc/named.conf, temos os principais parâmetros de configuração do servidor DHCP.
III. Os clientes têm um tempo de utilização das configurações do DHCP.
IV. O parâmetro range, no arquivo de configuração do DHCP, define os servidores DNS a serem configurados para os clientes.
Está correto somente o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
I e III.
Resposta correta
3. 
III e IV.
4. 
II e IV.
5. 
I e II.
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
Tudo na internet gira em torno do DNS, usado, por exemplo, para enviar um e-mail ou acessar um site, sempre o diretório da Internet é consultado para responder onde o conteúdo deve ser acessado.
Com base nas informações do texto acima e no conteúdo estudado a respeito de DNS e DHCP, pode-se afirmar que uma das principais funções do DNS é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
atribuir configurações de rede automaticamente.
2. 
traduzir via NAT a saída de conexões de rede.
3. 
resolver nomes de domínio para endereços IP.
Resposta correta
4. 
compartilhar arquivos com uma rede Windows.
5. 
disponibilizar conteúdo via HTTP.
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“Observe-se que o conteúdo de uma mensagem de correio eletrônico não se limita apenas a texto, podendo também ser transmitidos sons, imagens e toda espécie de dados através do sistema.”
Fonte: LEONARDI, M. Responsabilidade civil dos provedores de internet. 1. ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2005. p. 77.
Conforme visto no trecho e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina com relação a Serviço de e-mail, a porta-padrão na qual o MTA espera conexões para o SMTP é a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
porta 25 do tipo TCP.
Resposta correta
2. 
porta 143 do tipo TCP.
3. 
porta 80 do tipo TCP.
4. 
porta 26 do tipo TCP.
5. 
porta 110 do tipo TCP.
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“(Para envio de dados através da Internet) O meio mais conhecido é a world wide web, a “teia de escala mundial” […] que permite ao usuário buscar e obter informações. […] Para buscar e obter informações na web, um usuário pode digitar um endereço web site previamente conhecido, seguir endereços de hipertexto em uma determinada página […] ou pesquisar sobre o assunto desejado.”
Fonte: LEONARDI, M. Responsabilidade civil dos provedores de internet. 1. ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2005. p. 82.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Serviço Web, pode-se
Página12345