Buscar

Prova de Roteiro Filosófico - Análise do filme "O diário de Anne Frank"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DE ROTEIRO FILOSÓFICO – Análise do filme “ O diário de Anne Frank”
1- Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar?
Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique sua resposta.
Podemos dizer que o filme envolve temáticas de cunho histórico – biográfico, uma vez que se passa durante a época de guerras mundiais e se trata de uma série de registros pessoais de Anne Frank.
2- Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
Sim! Que devemos dar valor a nossa liberdade. Isso me fez refletir muito sobre esse momento pandêmico em que vivemos. Mal conseguimos ficar uns dias somente dentro de casa, quiçá dois anos, dentro de um sótão compartilhado com outra família. E, acima de tudo, sem ao menos poder sair para absolutamente NADA. Essa reflexão me assustou um pouco, visto que existem pessoas que ainda vivem essas tenções, bem como em países do Oriente Médio onde existem conflitos intensificados.
3- Algum elemento do filme não foi compreendido?
Acredito que todos os elementos retratos foram bem compreendidos.
4- Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
Acredito que o próprio enredo foi o que mais me chamou atenção no filme. Toda a história bem trabalhada e articulada. O contexto foi muito bem trabalhado pela direção do filme. Os detalhes que deveriam ser abordados num cenário de guerra mundial estavam presentes. O que mais transmitiu uma sensação de aflição mesmo, foi a parte em que eles são pegos e são levados para o campo de concentração. É simplesmente sem palavras, pois ali se entende, ainda mais, a gravidade da situação na qual eles estavam submetidos.
5- Selecione e analise uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme.
Uma análise que aqui faço destaque, é quando a Anne quer estudar, quer passar mais tempo se debruçando nos estudos. Contudo, por sua pouca idade, é levada a descrédito pelo Mrs. Durssel. Na realidade, muitas pessoas desacreditam na potencialidade de um jovem ou de uma criança. Isso faz com que aquele indivíduo tenha um
desenvolvimento psicológico, de uma certa maneira, defasado, uma vez que pode se sentir “despotencializado”. Nesse seguimento, faz com que a criança se sinta inferior e sem valor, bem como alguns momentos que a própria Anne pareceu se sentir assim.
6- Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
Minha personagem preferida no filme é a Anne. Eu gosto da ousadia dela de se impor, de questionar, de ser curiosa. Na verdade, acho surpreendente para uma garota de apenas 13 anos. É uma mente muito amadurecida, uma grande noção de mundo para pouca idade. Simplesmente fantástica.
7- Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
A personagem que menos gostei, foi a Margot. Achei uma personagem meio apagada, sem sal, muito na dela. Não me chamou atenção enquanto personagem ativa.
8- Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fieis à realidade.
Uma cena forte e que, acredito eu, ter sido a realidade de muitos (e ainda seja a realidade daqueles que vivem entre esses conflitos) é quando os soldados começam a soltar bombas, lá embaixo. Automaticamente, a Anne fica super apavorada, aflita e angustiada. Indubitavelmente, as pessoas que passaram pela massificação do nazismo não tinham paz para sequer descansar ou simplesmente viverem suas vidas normalmente. Não só os indivíduos que passaram pela experiência do holocausto, mas também se tem, de modo recorrente, situações análogas a esta, bem como em países onde existem conflitos diretos, especialmente no oriente médio.
9- Questões para debate: Faça uma relação de problemas (perguntas), ideias filosóficas e educacionais suscitadas pelo filme e possíveis de serem debatidas em sala de aula (metafísicas, lógicas, éticas, estéticas, epistemológicas, políticas, religiosas, linguagem, históricas). Apresente filósofos que possam ser trabalhados a partir desse filme, considerando problemas, conceitos e argumentos explicitados por eles.
Penso que uma das questões a serem levantadas pode ser exatamente esse ponto sobre a perseguição do Nazismo contra os Judeus (destacamos a autora Hannah Arendt, que trabalha assiduamente coma questão totalitarista). Desse modo, é possível levantarmos discussões acerca de como toda intolerância custa caro. Nesse caso, custou vidas, milhões de vidas. Tem-se os vários relatos sobre os campos de concentração, sobre sobreviventes do Holocausto e, tudo isso, por uma questão de intolerância, de superioridade racial. Nesse sentido, poderíamos trazer as falas de Arendt, especialmente, quando a autora toca no cerne de que a ausência de pensamento pode intensificar o surgimento de regimes totalitários, quando se tem a massificação do povo. Assim, consequentemente, existiria a possibilidade de repetir toda essa drástica história.
10- Dê sugestões de Projetos escolares que podem ser desenvolvidos a partir do filme assistido.
Penso que seria interessante realizar um projeto que intensificasse, ainda mais, a ideia de que o mundo e suas deliberações são plurais. Na grande maioria das vezes, esses conflitos drásticos acontecem pelo fato de os indivíduos não saberem lidar com as diferenças existentes no mundo. Nesse sentido, sugeriria algo em torno dessa temática.

Continue navegando