Buscar

Prova Discursiva de Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A propriedade privada dos meios de produção e a livre iniciativa são bases do capitalismo. A liberdade da iniciativa privada é essencial para o desenvolvimento capitalista e as ideias do pensamento liberal foram essenciais para a consolidação desse sistema produtivo. Nessa perspectiva, foi possível ampliar o desenvolvimento individual e fazer valer a intervenção mínima do Estado na economia e na vida das pessoas. Considerando esse contexto, disserte sobre a relação entre o capitalismo e o pensamento liberal.
O liberalismo econômico é uma doutrina político-econômica, ligada ao liberalismo, ou seja, na defesa que, o Estado não deve interferir na economia de uma nação e que os indivíduos devem gozar de plena liberdade de escolha. Os liberais acreditam que o intervencionismo do Estado no mercado é completamente prejudicial para a economia. O liberalismo econômico foi uma das principais correntes teóricas do capitalismo. É, também, a teoria que mais se aproxima da nossa realidade.  A relação que se dá entre o Capitalismo e o pensamento liberal é de conexão. Esse fator se dá, pelas práticas capitalistas que estão presentes e são importantes para a efetivação de uma sociedade liberal. No Sistema de Produção Capitalista o incentivo a propriedade privada (como as capitais, terras e bens de consumo) junto com a liberdade econômica dos agentes econômicos, que são as empresas e famílias. A conexão com o Liberalismo acontece nesse ponto, uma vez que os liberais defendem um modelo de economia sem a intervenção direta do Estado.
2- O Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social é um modelo no qual o Estado é responsável pela promoção do desenvolvimento social e econômico. Esse modelo teve ampla aceitação no período após a Segunda Guerra, porém sofreu com a crise do petróleo da década de 1970. A partir desse contexto, disserte sobre a crise do Welfare State.
O welfare state é um modelo de Estado assistencialista e intervencionista, fundado nos direitos sociais universais dos cidadãos. Nele, o governo é responsável pela garantia do bem-estar social e qualidade de vida da população, além da promoção da igualdade. Nesse modelo de estado, foi possível criar políticas sociais que asseguram saúde, educação e moradia, esse tipo de governo intervém para regular a economia e se sustenta com um sistema tributário de grande peso. No entanto, a crise fiscal acabou inviabilizando o modelo na maioria dos países do mundo. Traduzindo para o português, Welfare State, significa:  Estado de bem-estar social, é uma forma de organização política e econômica que posiciona o governo como um agente assistencial. Ou seja: o Estado se torna responsável por promover o bem-estar social e econômico da população, garantindo educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
Diferentemente de outros modelos de governo que também intervêm na economia e usam políticas assistenciais para melhorar a qualidade de vida no país, o welfare state é o único que considera o serviço público um direito do cidadão. Dessa forma, todo indivíduo já nasce com o direito de usufruir dos bens e serviços oferecidos pelo Estado, a partir de um princípio de dignidade universal. 
Fontes: Capital Now

Continue navegando