Buscar

prova unifacvest

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Online 
Disciplina: 101746 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II 
 
QUESTÃO 1
A gênese da questão social está ligada a um aspecto da teoria marxista chamada acumulação primitiva do capital.
De acordo com o pensamento de Karl Marx, assinale as assertivas que apontam as principais características da acumulação primitiva do capital.
 
I. A acumulação primitiva do capital é um processo histórico.
II. A acumulação primitiva do capital constitui a pré-história do capital e do modo de produção capitalista.
III. A estrutura econômica da sociedade capitalista provém da estrutura econômica da sociedade feudal.
IV. A acumulação primitiva do capital não gerou uma relação desigual entre as classes sociais, a burguesia e o proletariado.
V. A acumulação primitiva do capital é o processo de separação entre produtor e meio de produção.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
 
a ) 
Apenas as assertivas II, III e V estão corretas.
b ) 
Apenas as assertivas I, II, III e V estão corretas.
c ) 
Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas.
d ) 
Todas as assertivas estão corretas.
e ) 
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
A assertivas I está correta, pois a acumulação primitiva do capital foi considerada por Karl Marx um processo histórico. A assertiva II está correta porque essa fase é considerada como a pré-história do modo de produção capitalista, auxiliando na construção dessa fase do desenvolvimento econômico da humanidade. A assertiva III está correta, pois o modo de produção capitalista, como um processo histórico, desenvolveu-se após o modo de produção feudal. A assertiva IV está errada porque a acumulação primitiva do capital auxiliou a geração de uma relação desigual entre as classes sociais, a burguesia e o proletariado. A assertivas V está correta, pois foi a fase do desenvolvimento econômico em que houve a separação entre produtor e meio de produção.
QUESTÃO 2
O funcionalismo, como corrente teórica, teve como principal representante Émile Durkheim. Qual das obras do autor é considerada o primeiro manifesto que serviria de fundamento aos funcionalistas?
 
a ) 
As regras do método sociológico (1895)
b ) 
Da divisão do trabalho social (1893)
c ) 
As formas elementares da religião (1912)
d ) 
A divisão societária e a solidariedade (1894)
e ) 
O suicídio (1897)
Ver justificativa da resposta
Justificativa
O sociólogo Francês Émile Durkheim (1858-1917), tido por muitos como um dos pais da sociologia moderna, define em seu livro As regras do método sociológico (1895) que o objeto de estudo da Sociologia deve ser o fato social, pois ele deriva da vida em sociedade, que é caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos. Essa obra é considerada o primeiro manifesto programático que embasaria a fundamentação teórica dos funcionalistas Ou seja, não se trata das obras A divisão do trabalho social, O suicídio, As formas elementares da religião ou A divisão societária e a solidariedade. 
QUESTÃO 3
O conceito de desigualdade social ganhou destaque no Serviço Social a partir da década de 1980. Como as desigualdades sociais são encaradas com a mudança do Serviço Social tradicional para o Serviço Social crítico?
 
a ) 
Não são compreendidas como expressões da questão social. Com base nesse olhar, elas não devem ser combatidas por meio de políticas públicas e sociais.
b ) 
São compreendidas como expressões da questão social que sempre fizeram parte da estrutura social brasileira. Com base nesse olhar, elas não precisam ser combatidas.
c ) 
São compreendidas como expressões da questão social. Com base nesse olhar, elas não devem ser combatidas por meio de políticas privadas e econômicas.
d ) 
São compreendidas como expressões da questão social. Com base nesse olhar, elas devem ser combatidas por meio de políticas públicas e sociais, que são articuladas pelo trabalho técnico do assistente social.
e ) 
São compreendidas como expressões da questão social que começaram a fazer parte da estrutura social brasileira no começo do século XX.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Sabe-se que o conceito de desigualdade social é fundamental para explicar a gênese do Serviço Social na história ocidental. Com a mudança do Serviço Social tradicional para o Serviço Social crítico, no Brasil, as desigualdades passam a ser encaradas como fruto das expressões da questão social, devendo ser combatidas pela profissão por meio de políticas públicas e sociais, que são devidamente articuladas pelo trabalho do assistente social. 
QUESTÃO 4
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social latino-americano e brasileiro teve a sua gênese em meados de 1965 e ficou conhecido como um marco da profissão.
Com base nesse marco, o que significou a intenção de ruptura para o Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro?
 
a ) 
É o primeiro estágio do Movimento de Reconceituação brasileiro. Ele teve como intenção romper com as bases conservadoras do Serviço Social tradicional e seu objetivo foi explicar as expressões da questão social por meio da teoria marxista.
b ) 
É o último estágio do Movimento de Reconceituação brasileiro. Ele teve como objetivo explicar as expressões da questão social com base na teoria marxista, sendo a base do desenvolvimento do Serviço Social crítico.
c ) 
É o primeiro estágio do Movimento de Reconceituação brasileiro. Ele teve como objetivo explicar as expressões da questão social por meio da teoria positivista, sendo a base do desenvolvimento do Serviço Social crítico.
d ) 
É o último estágio do Movimento de Reconceituação brasileiro. Ele teve como intenção romper com as bases conservadoras do Serviço Social crítico e seu objetivo foi explicar as expressões da questão social com base na teoria positivista.
e ) 
É o último estágio do Movimento de Reconceituação brasileiro. Ele teve como intenção não romper com as bases conservadoras do Serviço Social tradicional e seu objetivo era explicar as expressões da questão social com base na teoria positivista.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
O Movimento de Reconceituação foi um marco para o Serviço Social latino-americano e brasileiro. A intenção de ruptura foi o último estágio desse movimento, sendo um termo cunhado pelo pesquisador José Paulo Netto para designar a necessidade latente de transformar as bases teóricas e metodológicas do Serviço Social tradicional e conservador - necessidade essa que era enxergada pela categoria profissional da época. A teoria social crítica, baseada no marxismo, começa a ser entendida como uma ruptura com essa base conservadora. 
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
O espraiamento da vertente de intenção de ruptura entre a categoria profissional ganha visibilidade por meio da participação da categoria ____________________
 
a ) 
no movimento estudantil.
b ) 
no plano da seguridade social.
c ) 
na gestão e execução das políticas partidárias.
d ) 
nos Centros de Referência da Assistência Social.
e ) 
nos fóruns e seminários de teorização.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Com a consolidação da perspectiva de ruptura sob influência do academicismo, principalmente dos cursos de pós-graduação em Serviço Social, as ideias dessa vertente vão para além dos muros da universidade espalhando-se pela categoria profissional por meio dos fóruns e seminários de teorização. 
QUESTÃO 6
O Serviço Social, no Brasil, surgiu nos anos 1930 com o incremento da ação social e da atuação da Igreja católica, que assumiu o monopólio na formação de agentes sociais especializados. Sobre a implementação da profissão na sua origem, assinale a alternativa correta.
 
a ) 
O Serviço Social se origina do interior do bloco católico, desenvolvendo-se em vários aspectos, mas a atuação da igreja foi irrelevante para a implementação
da profissão.
b ) 
O Serviço Social não só se origina do interior do bloco católico como se desenvolve quando a Igreja se mobiliza para a recuperação e defesa dos seus interesses e privilégios corporativos, bem como para a reafirmação da sua influência normativa na sociedade.
c ) 
O Serviço Social não possui relação direta com as profundas transformações econômicas e sociais. Essas transformações não atingem e muito menos influenciam ou influenciaram a profissão.
d ) 
O Serviço Social, no Brasil, pode ser considerado um processo isolado, não possuindo relação alguma com transformações, sejam elas de qualquer âmbito, como o social, por exemplo.
e ) 
A gênese se dá no seio da Igreja católica, que foi a responsável por um período curto de influência, sendo isso considerado quase um monopólio na formação dos agentes sociais especializados, tanto a base social quanto na doutrinária e ideológica.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
A profissão teve seu início dentro da Igreja católica, pois ocorreu a partir de demandas dessa instituição e do trabalho realizado com os "pobres e necessitados", o que acabou ampliando-se com a Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo, tornando-se necessário um profissional técnico para mediar as ações organizadas pela Igreja. 
A profissão surge de um contexto histórico social, então não pode ser considerada isoladamente, pois ela nasce dentro do movimento da sociedade. 
As transformações sociais influenciam e impactam as expressões da questão social, que são o objeto de trabalho dos assistentes sociais.
A influência da Igreja foi extremamente importante para a gênese da profissão, pois, com base nas suas demandas, surgiu a necessidade do profissional capacitado para atuar nas ações de caridade.
A profissão, apesar do seu nascimento na Igreja católica, passa a atuar junto ao Estado nas políticas sociais, e este também passa a influenciar na formação desses profissionais.
QUESTÃO 7
A perspectiva de intenção de ruptura constitui-se por três momentos distintos, a emersão, a consolidação e o espraiamento. Sobre esse aspecto, qual das alternativas apresenta uma das influências da consolidação dessa perspectiva?
 
a ) 
Homogeneidade entre os assistentes sociais.
b ) 
Ideias modernizadoras.
c ) 
Radicalismo das ações.
d ) 
Vinculação à universidade.
e ) 
Passividade na contestação.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
O academicismo influenciou o processo de consolidação da intenção de ruptura, que nasce das ideias de jovens assistentes sociais da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais e alcança outras instituições de ensino do país. A universidade como espaço de certa autonomia e liberdade possibilitou a difusão da concepção da intenção de ruptura. 
QUESTÃO 8
Na década de 1960 e 1970, são realizados vários seminários de teorização do Serviço Social pelo Centro brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais - CBSISS, como são os casos do Seminário de Araxá, do Encontro de Teresópolis e dos Encontros de Sumaré e do Alto da Boa Vista. O que esses encontros tiveram de comum?
 
a ) 
Os encontros formularam a perspectiva modernizadora do processo de renovação da profissão no país, isto é, reconceituaram as bases do Serviço Social em um viés da teoria crítica.
b ) 
Os encontros formularam a perspectiva transformadora do processo de renovação da profissão no país, isto é, reconceituaram as bases do Serviço Social em um viés da teoria crítica.
c ) 
Na época, os encontros formularam a perspectiva modernizadora do processo de renovação da profissão no país, isto é, reconceituaram as bases do Serviço Social, porém ainda em um viés conservador.
d ) 
Os encontros formularam a perspectiva modernizadora do processo de renovação da profissão no país, porém sem reconceituar as bases do Serviço Social, tudo isso ainda em um viés conservador.
e ) 
Os encontros formularam a perspectiva transformadora do processo de renovação da profissão no país, isto é, reconceituaram as bases do Serviço Social, porém ainda em um viés conservador.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Todos esses encontros serviram para formular uma perspectiva modernizadora do processo de renovação da profissão no país, reconceituando as bases do Serviço Social, que estiveram voltadas para a Teoria Social da Igreja Católica por muitos anos, porém ainda em um viés conservador. 
Voltar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando