Buscar

MÓDULO II - GESTÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÓDULO II | GESTÃO ESTRATÉGICA
Leia as questões a seguir, reflita sobre o que leu em cada uma e responda a todas elas. 
1.As práticas de gestão escolar situadas em princípios democráticos, buscam efetivar direitos de aprendizagem, considera o estudante o centro do processo criativo e de reconfiguração do cenário educacional brasileiro. Nesse contexto, as práticas na e para a estruturação desse processo democrático nos impulsionam a compreender alguns termos estruturantes como: 
a. gestão escolar e gestão educacional. 
b. democracia, cultura, educação e política. 
c. processos de aprendizagem, de acompanhamento e de avaliação. 
d. cidadania, solidariedade e qualificação para o trabalho.
2. Considerando os modelos de gestão abordados e discutidos nesse módulo, leia os fragmentos de textos a seguir e descubra o modelo que completa corretamente cada um deles. Basta clicar na seta e selecionar a opção correta.
Gestão escolar
Gestão pedagógica
Gestão dos processos de aprendizagem
Gestão educacional
Gestão escolar: centrada na formulação de melhorias para a comunidade atendida pela instituição escolar, por exemplo: administração financeira da escola.
Gestão pedagógica: em âmbito estrito à unidade escolar, esse modelo de gestão se centra nos processos de organização pedagógica em si. Exemplo: formulação do projeto político-pedagógico (PPP).
Gestão dos processos de aprendizagem: modelo de gestão direcionado ao acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem individual. Se volta ao acompanhamento dos estudantes e seus ciclos formativos, no seu acesso e permanência nas unidades escolares.
Gestão educacional: modelo voltado aos setores públicos, órgãos responsáveis pela formulação de políticas públicas de amplo espectro. Ex: legislação federal, estadual, municipal, programas, projetos educacionais, entre outros.
3. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/1996), a educação é  "inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."  Considerando esse contexto, Luck (2009) observa que o gestor: 
 
a. deve ter em sua jornada uma visão sistêmica e abrangente de escola, mobilizando os talentos, desenvolvendo as competências, habilidades e atitudes dos participantes da comunidade escolar, na promoção de educação de qualidade.
b. deve praticar uma administração hierárquica, burocratizada e controladora, privilegiando a uniformidade, a disciplina e a homogeneidade e dificultando qualquer aspecto que privilegie a criatividade.
c. precisa estar atento na busca de práticas que preveem tomadas de decisões que visam, exclusivamente, o atendimento aos interesses dos setores públicos. 
d. não precisa ter um planejamento em seu cotidiano para atender às demandas que surgem de um processo contínuo e continuado de acompanhamento das aprendizagens, uma vez que essa atribuição é exclusiva dos professores.
4. Podemos pensar em uma escola com o viés da democracia, partindo do princípio de que a gestão escolar também estabelece práticas fundadas na garantia dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças e adolescentes brasileiros.
Considerando essa reflexão, analise as afirmativas a seguir e marque a opção correta.
I. Para esse alcance, ou seja, estabelecer essas práticas, o gestor deve transpor as áreas de desafios e transformá-las em resultados positivos para a escola. A utilização de técnicas e ferramentas  para obtenção desse domínio e consequentes práticas pedagógicas qualitativas para a escola, propiciam uma atuação mais segura ao gestor escolar.
II. Em relação ao processo de avaliação, ao gestor escolar cabe considerar somente os instrumentos que visam a análise e reformulação de políticas públicas mais abrangentes, de caráter mais articulado e integrador.
III. Outro ponto que requer a atenção do gestor, como meio para estabelecer práticas fundadas na garantia dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças e adolescentes, é considerar que avaliar deve ser um dos pilares para a obtenção de resultados educacionais qualitativos.
IV. O objetivo maior do gestor de uma comunidade escolar, é estabelecer uma comunidade de ensino onde persevere somente o ideal de ensinar de acordo com o saber produzido socialmente.
a. I; II e III.
b. II; III e IV.
c. I; III e IV.
d. apenas a I e a III.
5. Em relação ao processo de mensuração dos índices educacionais, ou seja, de avaliação dos indicadores educacionais internos e externos, relacione a 2a coluna com a 1a.
1. Avaliação: contexto interno/institucional
2. Avaliação: contexto externo/governamental
2.O viés dessa avaliação é estabelecido partindo de um conjunto de ações intersetoriais de alcance nacional, estadual e municipal voltadas ao cumprimento de melhorias educacionais.
1.Essa avaliação, requer do gestor a incorporação de ações contínuas de reflexão acerca do gerenciamento das ações na própria escola. Isso permite a constatação dos desafios e oportunidades a nível apenas da unidade escolar, possibilitando o planejamento de atividades que subsidiem o aprimoramento das práticas escolares como um todo.
2.Essa avaliação no contexto macro, pode ser compreendida como a análise e (re)formulação de políticas públicas mais abrangentes, caráter mais integrador e articulado. Sendo a União, por meio de seus órgãos colegiados, como o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) a maior responsável pelo acompanhamento desse percurso avaliativo.
1.Portanto, essa avaliação diz respeito aos processos inerentes à implementação das ações a nível de unidade escolar, como o monitoramento do projeto político-pedagógico, por exemplo.
6. Conforme vimos, cada modelo de gestão diz respeito a objetivos distintos. A gestão educacional é mais ampla que a escolar, que tem princípios diferentes da gestão pedagógica, que se difere da gestão dos processos de aprendizagem. E as avaliações externas também seguem essa mesma lógica. Considerando essas observações, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
a. Podem ser destacados como instrumentos de avaliação externa, aqueles que visam o sistemático acompanhamento do planejamento docente e viabilizam a diversificação das práticas pedagógicas em sala de aula e que motivam a equipe docente às discussões coletivas do sistema avaliativo dos estudantes. ERRADA
b. No Brasil, as avaliações evidenciam as aprendizagens em diferentes contextos e se destinam à compreensão do cenário nacional, estadual e municipal, por unidade escolar e por estudante. E, isso dependerá dos objetivos de cada avaliação. CERTA
c. A avaliação é, portanto, um instrumento que norteia as diversas práticas pedagógicas no sentido de diagnosticar, favorecer e gerar dados para gestores, professores, familiares e estudantes, acerca das aprendizagens dos estudantes. Nesse sentido, destacamos que o Brasil realiza esse monitoramento por meio de alguns instrumentos. CERTA
d. Entre as avaliações externas realizadas no país, podemos citar: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A nível internacional, os estudantes brasileiros são submetidos ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). CERTA
7. Podemos definir o  ENEM como sendo o Exame Nacional do Ensino Médio que:
a. tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Portanto, essa avaliação é realizada pelos estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada de todo o país. A partir de 2009, esse exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao ensino superior em diversas universidades e faculdades brasileiras
b. visa avaliar, em larga escala, as aprendizagens dos estudantes e os fatores que podem influenciar no desempenho deles, explicitando a qualidade na ofertae a permanência no sistema educacional. Esse exame é composto por algumas avaliações externas: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) são as principais.
c. busca avaliar os jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Assim, essa avaliação se destina à certificação de jovens e adultos oriundos da modalidade educacional Educação de Jovens e Adultos(EJA) e os torna aptos a ingressarem no ensino superior.
d. tem um contexto diferenciado em relação às outras avaliações, pois é a partir de um estudo comparativo entre países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a cada três anos, que os indicadores de leitura, de matemática e de ciências dos estudantes que têm idade de 15 anos são avaliados.
8. As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações possuem múltiplos propósitos e contextos distintos quando se pensa em uma "avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem".  Em relação a essa consideração, assinale a única alternativa correta a seguir.
a. Podem ser definidas como monitoramento realizado por órgãos ou instituições que aplicam testes baseados em descritores e índices de qualidade educacional a nível internacional.
b. Dentre eles, orientar as intervenções pedagógicas, prever o monitoramento do estudante, aprimorar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer feedbacks a cada estudante (aluno/família), percebendo as características individuais e coletivas.
c. As avaliações são recursos utilizados para classificar, por meio de notas, os estudantes que sabem e os que não sabem.
d. Que todas as avaliações devem ser estruturadas em um contexto externo ao da unidade escolar, ou seja, que tenham como pressuposto e entendimento as políticas públicas educacionais efetivas e mais amplas.
9. Assinale a única alternativa correta em relação à seguinte afirmativa:  "a figura do gestor interfere diretamente nos processos qualitativos da avaliação e da aprendizagem dos estudantes". 
a. Nesse caso, na figura do gestor escolar que visa melhorias na administração financeira da escola
b. Na figura do gestor que estabelece uma comunidade de ensino, onde persevere somente o ideal de ensinar de acordo com o saber produzido socialmente.
c. O papel do gestor, seja do educacional, na figura dos representantes políticos, seja do escolar, se traduz em conectar elementos para que os resultados de aprendizagem sejam alcançados com maior agilidade e eficácia.
d. A gestão da sala de aula, exercida pelo gestor pedagógico, se apresenta como elemento crucial nos processos de organização pedagógica em si.
10.  No âmbito educacional, refletir sobre as ações é fundamental para o educador, e aqui fazemos essa relação com o gestor escolar, pois este:
a. sempre estará na condição de educar permanentemente. E sistematizar as atividades de pensar sobre o que se faz como gestão, facilita a construção desse conhecimento articulado com as demandas da sociedade.
b. sempre terá como objetivo, deliberar sobre as normas internas de administração financeira e de funcionamento da unidade escolar.
c. independente da função que ocupa, precisa analisar e aprovar os documentos internos da escola, como, por exemplo, o calendário escolar no início de cada ano letivo.
d. sempre será o responsável pelo acompanhamento e pela execução das ações administrativas e financeiras da escola.

Continue navegando