Buscar

RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
Atualmente o racismo no Brasil é tratado como um evento onde uma vez por ano posta-se quadros pretos em redes sociais hashtag contra, compartilhamento de imagens simbolizando o ante racismo, mais durante todo este processo, quantos casos de racismo você viu chegar a uma conclusão? Casos rivalizam e mobilizam pessoas principalmente as pessoas negras, contudo a pergunta que não pode deixar de ser feita é o quanto e como esse debate continuará a ser travado. #VidasNegrasImportam é mais sobre ações e práticas do que a própria hashtag .
O Brasil carrega uma história de 300 anos de escravidão, fomos os últimos a abolir formalmente a escravidão negra e ainda assim no inconsciente coletivo está enraizado pensamentos que marginaliza pessoas negras e as impede de se constituírem como cidadãs plenas, atingindo durante e diariamente a população negra. A naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial.
Não podemos falar dos efeitos do racismo na sociedade brasileira sem encara-lo como uma teia de violências que afeta jovens, homens e mulheres encarceradas e encarcerados; que define os mecanismos que regem o tráfico de mulheres e meninas; que afeta a vida da população LGBTQIA+, da população quilombola e ribeirinha; e que explica o preconceito contra as religiões de matriz africana, ameaçando seu direito de existir. Precisamos entender que não é só preconceito de cor, raça e religião é intolerância a descendência e precisamos entender que todos somos descendentes de seres “Humanos” que foram escravizados, todos nascemos livres e somos livres para aprender a humanos.

Continue navegando

Outros materiais