Buscar

Unidade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“O programa é o argumento que desencadeia o processo de elaboração de um projeto. É o necessário atendimento à função utilitária (programa) que faz da arquitetura ser o que é e não outra coisa, uma escultura ou um mero objeto de dimensões avantajadas.”
Fonte: QUEIROZ, R. Programa e forma. Breve reflexão sobre disciplina de projeto arquitetônico. Resenhas Online, São Paulo, a. 18, n. 206.03, fev. 2019. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/18.206/7254>. Acesso em: 26 jan. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espaço urbano e a arquitetura, pode-se afirmar que o programa arquitetônico e o espaço urbano representam uma necessidade por ambientes que devem se relacionar com o objetivo de atender a uma demanda funcional solicitada pelo cliente, porque:
A uma construção, por si só, já pode ser considerada um programa, mesmo com a ausência das relações humanas.
B uma edificação deverá proporcionar sobretudo, a segregação relativa a mobilidade entre os seus usuários.
C o arquiteto deverá desenvolver o programa da maneira que ele considerar conveniente, independente da solicitação.
D Resposta corretao ambiente construído deve proporcionar o desenvolvimento das relações e vivências humanas.
E o programa deve ser sugerido pelo projetista, cabendo ao cliente aprovar ou não a proposta.
Pergunta 2 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“Um aspecto interessante da atividade de projeto é a quantidade de teorias, metodologias, manuais de procedimentos e técnicas as mais diversas da qual foi objeto historicamente. Mais interessante ainda é observar que, embora partes do processo de produção do projeto possam estar sujeitas a uma sequência de procedimentos, o processo inteiro jamais poderá se enquadrar neste modelo, e, portanto, as metodologias não se sustentam enquanto sistemas universais, embora seja obrigatório conhecê-las, pois a nenhum arquiteto é permitida a ignorância sobre a experiência acumulada 
que compõe a história da arquitetura.”
Fonte: BISELLI, M. Teoria e prática do partido arquitetônico. Arquitextos, São Paulo, a. 12, n. 134.00, jul. 2011. Disponível em: <https://bit.ly/379dzqu (https://bit.ly/379dzqu)>. Acesso em: 29 jan. 2021.
O trecho apresentado descreve um aspecto referente às atividades projetuais e de como elas podem ser aplicadas na prática profissional. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a metodologia projetual, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O processo projetual arquitetônico é determinado por uma série de etapas rígidas e que devem ser seguidas à risca, independente da particularidade de cada profissional.
Porque:
II. O poder público exige documentações que devem ser elaboradas antes da consolidação do projeto executivo e que serão fundamentais para a liberação da obra civil.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D Resposta corretaA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“Para além das questões relativas às proporções da forma, o domínio efetivo das dimensões permite a atuação ativa do arquiteto sobre a construção a fim de definir espaços qualitativamente distintos […] Portanto o dimensionamento é fundamental, em primeira instância, para um domínio das demandas de espaço a que correspondem as diversas atividades e, em segunda instância, para a definição de hierarquias e demarcação de diferenciações claras entre os espaços de naturezas distintas.”
Fonte: MACIEL, C. A. Arquitetura, projeto e conceito. Arquitextos, São Paulo, a. 4, n. 43.10, dez. 2003. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.043/633>. Acesso em: 30 jan. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas pré-projetuais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O pré-dimensionamento vai determinar as áreas de ocupação necessárias para cada ambiente solicitado na composição do programa.
Porque:
II. Se trata de uma das primeiras etapas das fases pré-projetuais, sendo realizada antes mesmo da caracterização da clientela e das funções.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 4 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“Modelos são representações tridimensionais reais, em escala exata ou aproximada, com características diversas. São utilizados quando da necessidade da realização física no espaço de algum conceito surgido da elaboração intelectual, passível de alteração e com o fim essencial de estudo, auto esclarecimento ou comunicação com terceiros. A modelagem real tem uma linguagem própria. Deve manter referência rigorosa e permanente com a função e o objetivo originais que motivaram sua confecção para conseguir comunicar, expressar e representar a essência da ideia, ainda que de modo 
introdutório.”
Fonte: SEGALL, M. L. Modelagem tridimensional real e ensino de arquitetura. Ferramenta de projeto e construção de repertório. Arquitextos, São Paulo, a. 8, n. 91.07, dez. 2007. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.091/186>. Acesso em: 28 jan. 2021.
O trecho apresentado define o conceito de modelos ou maquetes e sua importância no processo de concepção na arquitetura. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o usuário, a construção e a cidade, podemos afirmar que a visualização tridimensional é uma ferramenta indispensável para o projetista, porque:
A permite uma melhor percepção projetual em planta baixa, mostrando a interação espacial entre os ambientes.
B se trata de uma ferramenta projetual obrigatória e que deverá unir-se as demais pranchas para aprovação municipal.
C Resposta corretapermite uma percepção volumétrica espacial e relações de escala e proporção que nem sempre podem ser vistas em planta baixa.
D se trata de elevações da edificação que permitem o estudo das fachadas na fase de concepção.
E são croquis feitos a partir da ideia inicial do projetista e equivale ao partido arquitetônico.
Pergunta 5 1 /1
É muito importante que o projetista compreenda como funcionam os mecanismos burocráticos da política urbana do sítio onde se está projetando. Elementos como o lote, quadra, vias etc., são componentes da malha urbana que interagem diretamente com a arquitetura, que nunca deverá se configurar em um componente isolado da cidade e do ecossistema local.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre organização da malha urbana, analise as afirmativas a seguir.
I. Um loteamento é definido como a divisão de uma gleba em vários lotes, sem a necessidade de introdução da malha viária.
II. Desmembramento é a divisão de uma gleba em lotes com a inserção de uma nova malha viária para permitir os acessos.
III. A vegetação e o relevo existentes no terreno ou no entorno influenciam diretamente no microclima da edificação proposta.IV. Remembramento consiste no reagrupamento de dois ou mais lotes, tornando-se um novo grande lote.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e III.
B II, III e IV.
C I e II.
D I, II e IV.
E Resposta corretaIII e IV.
Pergunta 6 1 /1
Os diversos elementos de infraestrutura que compõem a malha urbana possuem diferentes funções que contribuem com o funcionamento das cidades em diversos níveis favorecem a mobilidade e proporcionam ambientes que permitem a interação humana, seja em um espaço construído fechado ou até mesmo sem muitas intervenções antrópicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre organização da malha urbana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Considera-se como uma gleba uma porção de terra que nunca foi desmembrada ou loteada, de acordo com a lei de Parcelamento do Solo Urbano.
II. ( ) Lotes são porções de terras onde se pretende construir e que deve possuir acesso direto às vias públicas.
III. ( ) O potencial construtivo é uma ferramenta que tem como objetivo avaliar a topografia do terreno.
IV. ( ) Quadras ou quarteirões são sinônimos para a denominação de lotes urbanos.
V. ( ) O Estudo de Viabilidade do Projeto tem como finalidade avaliar o potencial construtivo do terreno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V, F, F, V, F.
B F, V, F, V, F.
C V, F, F, F, V.
D Resposta corretaV, V, F, F, F.
E F, V, F, V, V.
Pergunta 7 1 /1
Várias ferramentas gráficas de organização podem auxiliar o projetista no desenvolvimento da proposta arquitetônica, sintetizando as informações adquiridas através do solicitante acerca do programa. A utilização dessas ferramentas não se limita apenas ao campo da arquitetura e são largamente utilizadas também em outras áreas de atuação. Os organogramas e o fluxogramas são dois dos diagramas mais utilizados nas etapas pré-projetuais do processo arquitetônico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas pré-projetuais, pode-se afirmar que o organograma consiste em um diagrama de grande importância a ser utilizado pelo projetista, principalmente em projetos mais complexos, porque:
A sua estrutura irá determinar necessariamente a forma da planta baixa.
B deverá ser desenvolvido sem a intervenção do solicitante.
C Resposta corretahierarquiza funções dentro da estrutura organizacional do programa.
D define as dimensões dos ambientes funcionais internos.
E determina os fluxos entre os espaços propostos.
Pergunta 8 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“Um terreno com grande desnível e, sobre ele, implantar uma casa. O desafio é antigo e pode ser evidenciado tanto em soluções vernaculares, exemplificadas no escalonamento de volumes e terraços nas encostas das antigas cidades mediterrâneas, como em soluções eruditas que, recorrendo ao alçamento de volumes do solo, configuram uma versão palafita do piloti moderno. Tais soluções, por sua vez, podem revelar duas atitudes conceituais antagônicas – a de apoiar, enraizar o edifício no solo, e a de erguê-lo, desafiando a gravidade.”
Fonte: DA COSTA, A. E; MENUZZI, A. C. L. Casas contemporâneas brasileiras. Entre gestos de enraizamento e alçamento. Arquitextos, São Paulo, a. 20, n. 232.01, set. 2019. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/20.232/7519>. Acesso em: 26 jan. 2021.
O trecho apresentado descreve duas tipologias comuns referentes à implantação arquitetônica em terrenos de topografia mais íngreme. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre implantação e a organização da malha urbana, pode-se afirmar que as soluções encontradas para a inserção de um edifício em seu sítio estão intimamente ligadas às particularidades do terreno, porque:
A os acessos a edificação deverão ser localizados na cota mais baixa em terrenos com grande desnível.
B
a proposta arquitetônica deverá levar em consideração a solicitação do usuário, independentemente do seu local de inserção.
o estudo do solo ditará os parâmetros estruturais da arquitetura e, consequentemente, a sua forma e conceito.
deverá existir duas opções tipológicas para terrenos com grande desnível: o escalonamento e a forma sob pilotis.
os acessos a edificação deverão ser localizados na cota mais baixa em terrenos com grande desnível.
C o estudo do solo ditará os parâmetros estruturais da arquitetura e, consequentemente, a sua forma e conceito.
D Resposta corretaé a partir das possibilidades construtivas que o terreno oferece que é possível desenvolver um estudo arquitetônico singular.
E deverá existir duas opções tipológicas para terrenos com grande desnível: o escalonamento e a forma sob pilotis.
Pergunta 9 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“Sendo uma atividade técnica, o planejamento urbano não deixa de ter sempre um caráter político, pois a luta pela “cidadania plena” será a conquista por toda a comunidade do direito à opinião, emprego, habitação, transporte, educação, saúde, cultura, lazer, enfim, à realização dos desejos e vontades humanas, ou, ainda, a busca da liberdade.”
Fonte: QUEIROZ, M. A. N. F. Arquitetura Mineira: Como entender, proteger e viver a cidade. Revista Projeto, ed. 81, nov. 1985. Disponível em: <https://bit.ly/3ac62c9 (https://bit.ly/3ac62c9)>. Acesso em: 28 jan. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Partindo dos estudos sobre o usuário, a construção e a cidade, podemos afirmar que o projetista deverá garantir a acessibilidade ao maior número possível de pessoas em sua obra, porque:
A o desenho universal está baseado em diretrizes projetuais definidas pela NBR 9051.
B as barreiras urbanísticas são ferramentas que permitem a acessibilidade de pessoas com locomoção reduzida.
C além de estar assegurado por lei, a acessibilidade deve ser empregada inclusive nas residências unifamiliares, mesmo sem a solicitação do usuário.
D Resposta corretao espaço urbano e a arquitetura devem proporcionar a inclusão e o direito de exercício da autonomia a todos os seus cidadãos.
E a arquitetura deve perpetuar o caráter segregador das cidades, de acordo com a NBR 9051.
Pergunta 10 1 /1
Determinar a conexão entre os espaços é uma etapa fundamental para estabelecer um programa funcional, que atenda às necessidades do usuário e que lhe permita ter um bom aproveitamento dos espaços, com pleno exercício das funções necessárias para o desenvolvimento das atividades dentro do ambiente construído.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas pré-projetuais, é possível afirmar que é através do fluxograma que podemos visualizar as interações entre os ambientes do programa, porque:
A Resposta corretaé uma ferramenta prática e intuitiva, que melhor permite determinar a circulação dos usuários e a distribuição espacial.
B é uma ferramenta projetual utilizada antes da coleta de dados, para que o projetista já possua uma proposta prévia.
C é a partir dele que o projetista constrói a sua interpretação do tema destinado a futura edificação.
D trata-se do cálculo das áreas necessárias para a ocupação do programa no devido terreno.
E permite hierarquizar as funções dentro do espaço proposto, sem influenciar diretamente na planta baixa.
Comentários para o aluno
10/10
Nota final
Enviado: 30/08/21 10:45 (BRT)
××
https://bit.ly/379dzqu
https://bit.ly/3ac62c9

Continue navegando