Buscar

Tecido conjuntivo propriamente dito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecido conjuntivo
Propriamente dito
Há duas classes de tecidos conjuntivos propriamente ditos: o frouxo e o denso (modelado e não modelado).
O tecido conjuntivo frouxo
Suporta estruturas normalmente sujeitas a pressão e atritos pequenos e mais flexível. É um tipo muito comum que:
· preenche espaços entre grupos de células musculares.
· suporta células epiteliais.
· forma camadas em torno dos vasos sanguíneos. 
É também encontrado nas:
· Papilas da derme.
· Hipoderme.
· Membranas serosas que revestem as cavidades peritoneais e pleurais e nas glândulas.
Frouxo: Mais células (fibroblastos e macrófagos)
Denso: Menos células e mais fibras colágenas
O tecido conjuntivo frouxo contém todos os elementos estruturais típicos do tecido conjuntivo propriamente dito, não havendo, entretanto, nenhuma predominância de qualquer dos componentes. 
As células mais numerosas são os fibroblastos e macrófagos, mas todos os outros tipos celulares do tecido conjuntivo também estão presentes, além de fibras dos sistemas colágeno e elástico. 
O tecido conjuntivo frouxo tem uma consistência delicada, é flexível, bem vascularizado e não muito resistente a trações.
O tecido conjuntivo denso
Adaptado para oferecer resistência e proteção aos tecidos. É formado pelos mesmos componentes encontrados no tecido conjuntivo frouxo; entretanto, existem menos células e uma clara predominância de fibras colágenas. 
O tecido conjuntivo denso é menos flexível e mais resistente à tensão que o tecido conjuntivo frouxo.
Tecido conjuntivo denso não modelado
Possui fibras colágenas são organizadas em feixes sem uma orientação definida. 
Nele, as fibras formam uma trama tridimensional, o que lhes confere certa resistência às trações exercidas em qualquer direção. Esse tipo de tecido é encontrado, por exemplo, na derme profunda da pele.
Tecido conjuntivo denso modelado
Apresenta feixes de colágeno paralelos uns aos outros e alinhados com os fibroblastos. Trata-se de um conjuntivo que formou suas fibras colágenas em resposta às forças de tração exercidas em um determinado sentido. 
Nesse caso, os fibroblastos, em resposta a forças que normalmente atuam sobre os tecidos, orientam as fibras que produzem de modo a oferecer o máximo de resistência a tais forças.
Corte histológico de pele de rato em fase de cicatrização pós-lesão. O tecido conjuntivo da derme superficial (abaixo da epiderme) foi formado logo após a lesão e é do tipo conjuntivo frouxo. Nessa área, os fibroblastos são abundantes e predominam em relação às fibras de colágeno. A derme mais profunda é constituída por um tecido conjuntivo denso não modelado (típico da derme íntegra) caracterizado por conter poucos fibroblastos e muitas fibras espessas de colágeno orientadas em diferentes direções.
Os tendões representam o exemplo típico de conjuntivo denso modelado. São estruturas alongadas e cilíndricas que conectam os músculos estriados aos ossos. 
Em virtude de sua riqueza em fibras colágenas, os tendões são estruturas brancas e inextensíveis. São formados por feixes densos e paralelos de colágeno separados por pouca quantidade de substância fundamental. 
As células do tendão podem ser morfologicamente classificadas como fibrócitos, uma vez que contêm núcleos alongados paralelos às fibras de colágeno e citoplasma delgado com poucos prolongamentos, os quais frequentemente envolvem feixes de colágeno. O citoplasma dessas células raramente é visto ao microscópio de luz.
Os feixes de colágeno do tendão (feixes primários) se agregam em feixes maiores (feixes secundários), que são envolvidos por tecido conjuntivo frouxo contendo vasos sanguíneos e nervos. Finalmente, o tendão é envolvido externamente por uma bainha de conjuntivo denso.
Em alguns tendões esta bainha é dividida em duas camadas: uma presa ao tendão e outra ligada a estruturas adjacentes. 
Entre essas duas camadas, forma-se uma cavidade revestida por células achatadas de origem mesenquimal, que contém um líquido viscoso semelhante ao líquido sinovial das articulações, composto por água, proteínas, glicosaminoglicanos, glicoproteínas e íons.
Esse líquido atua como um lubrificante que facilita o deslizamento do tendão no interior da bainha.
A: Corte histológico de útero de camundongo mostrando o endométrio (constituído por epitélio e tecido conjuntivo frouxo). Muitos núcleos de fibroblastos podem ser vistos distribuídos aleatoriamente entre as fibras de colágeno. As setas indicam pequenos vasos sanguíneos.
B: Corte histológico de esôfago de rato mostrando tecido conjuntivo denso não modelado. Esta figura mostra núcleos de fibroblastos (pontas de seta). Como essas células estão pressionadas pelas fibras de colágeno, o citoplasma nem sempre pode ser distinguido entre as fibras. Pequeno vaso sanguíneo (seta) é observado.

Continue navegando